quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Curso de "Medicina Verde". 1ª Etapa




No Dia 26 de Setembro do ano em Curso, aconteceu na Escola  Secundária Geral Eduardo Mondlane, bairro – Muela – Gurúè, a Primeira etapa do Curso sobre Medicina Verde, ou seja a cura através das plantas e das frutas. Participaram 45 pessoas, dentre elas as Irmãs da Visitação: Esmeralda, Júlia e Rosa.  Teve como Assessoria de Raimunda Soares Oliveira,  Missionária do Projeto Além-fronteiras que reside em Cuamba. Com a  Coordenação da Irmã Graça Nunes, Missionária Capuchinha.

O Curso aconteceu graças ao Projeto financiado pela Manos Unidas da Espanha que contempla formação de mulheres no campo da saúde alternativa.
Nesta primeira etapa foram abordados os seguintes assuntos:
. Doenças como diarreia e desnutrição e suas causas
. Higiene
. O que devemos comer, numa refeição: Devemos comer carboidratos encontrados no milho, feijão, arroz, mandioca, pão; proteínas, encontradas no ovo, peixe, feijão, amendoim, carnes e vitaminas encontradas nas frutas e legumes. Essa maneira de nos alimentar da um corpo sadio e com a força para vencer as doenças.
Um segundo momento foi apresentado frutas conhecidas como: manga, ananás, maracujá,  goiaba, pera-abacate, romã, laranja, limão, maçã e suas propriedades medicinais.
Um terceiro momento foi apresentado plantas como: Índia, terramicina, mentraste, cacana, navata, trapoeiraba, sabugueiro, e suas propriedades medicinais.

Um quarto momento foi a parte prática: fabrico de pomada para problemas de pele, feridas e comichão e um xarope para malária. Encerramos pelas 17hs 30 minutos.
Irmã Maria das Graças Nunes de Sousa
Missionária Capuchinha