quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Exercícios Espirituais do Clero Diocesano

De 10 a 15 de Dezembro de 2012, na Casa Diocesana de Gurúè, está a decorrer o Retiro Anual dos Padres Diocesanos. O Pe. Américo Duarte, da Diocese de Viseu, que trabalhou no Gurúe durante os anos de 1969 a 1978, foi convidado para orientar as reflexões.

O Pe. Américo foi Pároco da  Paróquia de Santo António de Gurúe e a ele se deve a construção da Catedral.

O tema central do Retiro á A VIDA DO PRESBITERO, a sua identiadde e a sua espiritualidade, fundamentado nos Docuemntos da Igreja: Concílio Vaticano II, os dois Sínodos especiais para Africa, e mais outros documentposdo amgistério recente da Igreja, especialmente de Paulo VI, João Paulo II e de Bento XVI.

Particpam todos os Padres Diocesanos da Diocese e, pela primeira vez, em casa própria, na recém construída e ainda não completamente acabada, CASA DIOCESANA DO GURÚÈ

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Peregrinação Diocesana a Invinha com motivo do Encerramento do Ano da Eucaristia



   Milhares de pessoas vindas de todas as Paróquias da Diocese peregrinaram até à Igreja de N. S. da Conceição de Invinha, nos dias 8 e 9 de Dezembro. Com esta peregrinação foi encerrado o Ano Pastoral da Comunhão Diocesana e Ano da Eucaristia e as actividades Pastorais de 2012.

Na tarde do dia 8.12, por volta das 15.00, os peregrinos concentraram-se à volta do monumento dedicado a N. S. de Fátima à beira da Estrada Nacional Gurúe - Nampevo, a 3 kms de Invinha, e acompanharam a imagem de N. S. em procissão até à Igreja de Invinha.

Depois das boas vindas, e da apresentação dos peregrinos das 15 Paróquias presenets, celebrou-se a Eucaristia em honra da Imaculada Conceição, predidida por D. Francisco Lerma, Bispo de Gurúè. Concelabraram D. Manuel Chaunguira Machado, Bispo Emérito de Gurúè, e mais de 20 sacerdotes da Diocese entre o clero diocesano e o clero religioso.

 Seguiu-se a adoração ao Santíssimo Sacramemto em turnos paroquiais, dos movimentos apostólicos e dos Jovens, que durou toda à noite até à madrugada do dia 9.12.2012. 

Já em pleno dia, por volta das 8.00, celebrou-se a Eucaristia do II Domingo do Advento.

No fim da Missa, realizou-se ceremónia do "Adeus", acompoanhando o andor de N. S. Senhora até dentro da Igreja.
D. Francisco apresentou o novo ano pastoral, Ano da Fé e Ano da Evangelização e Catequese para 2013.

Tmbém convidou todos os presentes para a próxima Peregrinaçao Diocesana , no dias 11 e 12 de Maio no Santuário/Paróquia de Muliquela (ILE).

Por volta das 11.00H, os peregrinos voltaram às suas paróquias de origem.