segunda-feira, 3 de junho de 2013

EMIGRANTES, REFUGIADOS E TURISTAS

Estrada Nacional Nº !, em Napevo, atravessa a Diocese de Gurúè

A  Diocese de Gurúè, representada pelo Pe. Francisco Cunlela e pela Irmã Regina Alfredo Benjamim, está  a participar no Encontro da Comissão Episcopal para Emigrantes e Refugiados (CEMIRDE) que decorre no Centro de Formação de Nazaré, na Beira, de 3 a 6 de Junho de 2013.

Eis o teor do Relatório que a nossa Diocese preparou para o referido encontro nacional:

1. Emigrantes
A Diocese de Gurúè tem duas vias de entradas e saídas dos emigrantes. Pois ela, ao Norte, é atravessada pela Estrada Nacional Nº 1, desde o rio Ligonha, no limite com a Província de Nampula, passando pelos Distritos de Alto Molócue e de ILe, até ao Distrito de Mucuba, já na Província e Diocese de Quelimane. Esta via é potencialmente emigratória, é considerada corredor para o transportes de seres humanos para os Países limítrofes com Moçambique.
Estrada Nacional Nº 1, atravessando o território da Diocese de Gurúè, usada como "Corredor de emigrantes".

Foi precisamente durante a Visita Pastoral de 2011, e também posteriormente, que tivemos conhecimento de episódios tristes e trágicos de pessoas  de origem estrangeira encontradas nas matas no território acima referido. Algumas até chegaram a morrer nos contentores dos camiões em que viajavam. Na altura estes acontecimentos até foram noticiados pelos meios de comunicação social.

Uma outra via de entrada de emigrantes na nossa Diocese é a via de Milange a Molumbo. Trata-se de cidadãos Malawianos que entram e saem do País a procura de melhores condições de vida em Moçambique.

Ainda não temos estudos plausíveis sobre estes fenômenos e até à data não foram quantificados, pois nunca lhe prestamos a devida atenção, por considerá-los episódios esporádicos. Porém, a partir de este Encontro esperamos organizar este sector da nossa pastoral, colhendo a experiência das outras Dioceses de tal maneira que nos possa orientar e iluminar a nossa situação e actuação nesta área tão importante para a defesa dos Direitos Humanos e da Vida.

2. Turismo
A Diocese de Gurúè é potencialmente zona turística, por diversas razões geográficas, beleza natural e história.
Ele é banhada pelo Oceano Índico, nas belas praias de Naburi, Mualama e Pebane.
Confinando com esta área, encontra-se a Reserva de Gilé.

O palmar  à entrada da vila de Pebane
Outra realidade, única em Moçambique, são as vastas áreas das plantações de chá, que cobrem com um imenso tapete verde o território, planícies e montanhas à volta da cidade do Gurúè. Nas montanhas que circundam a cidade encontram-se lugares extraordinários pela sua beleza como são as inumeráveis cascatas de água, a gruta da "Santinha" e a famosa "Casa dos Noivos".

Cascatas das montanhas de Gurúè
Por falarmos das  montanhas, não gostaríamos de esquecer o Monte Namuli, mítico e histórico para os Povos da grande área cultural Lómwe-Makwa. Uma zona bela coberta por várias colinas e rios que dão um lindo espectáculo natural. Nestas montanhas nascem os rios Malema e Licungo. O Monte Namuli dista da cidade de Gurúè 45 Kms.
O mítico Monte Namuli

Apesar destas potencialidades turísticas -praias, reserva, montanhas e rios- ainda não há investimentos para a atracção turística. Existe, sim, turistas esporádicos que depois das suas visitas clamam: porque não se investe nestas zonas?
O verde tapete das plantações de chá do Gurúè

Nós, como Diocese, gostaríamos  investir neste sector, especialmente na zona do Monte Namuli, onde criamos recentemente a Capelania de S. Kizito, com seis Zonas Pastorais e 30 comunidades cristãs. Poderíamos acolher os turistas nacionais e estrangeiros que por aqui sempre aparecem sem nenhum apoio nem ponto de referimento. A nossa limitação sempre são a falta de um financiamento capaz de apoiar as iniciativas locais e enfrentarmos esta realidade humana e social

domingo, 2 de junho de 2013

A SOLENIDADE DO CORPO E SANGUE DE CRISTO NO GURÚÈ


A capela de Muagiua, sede da nova Capelania de S. Isidoro Bakanja

A procissão do ofertório
A Comunidade de Maugiua, sede da nova Capelania do Betao Isidoro Bakanja, desmembrada da Paróquia de Inivinha, foi escolhida pelo Sr. Bispo para celebrar este ano a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo.
A procissão do Santíssimo Sacramento em Muagiua

Depois da celebração da Santa Missa, presidida por D. Francisco Lerma, Bispo da Diocese, e concelebrada pelo Pe. Rito Alberto, Reitor do Seminário Diocesano e capelão da nova Capelania, realizou-se a procissão com o Santíssimo Sacramento à volta do terreno da capela.

O Bispo  em adoração ao Santíssimo Sacramento
Após à celebração, o Sr. Bispo reuniu com os coordenadores e responsáveis pelos vários ministérios e com toda a comunidade local, para explicar o significado da criação da Capelania , dedicada à proteção do Beato Isidoro Bakanja, mártir africano.

A Diocese de Gurúè aderiu à inicitiva da Adoração Eucaristia Universal programada pelo Papa para este Dia com motivo do Ano da Fé. Neste sentido, das  17.00H.às 18.00, na Igreja Catedral de Gurúè,  D. Francisco Lerma, presidiu à Adoração Eucarística, com a participação de um grande grupo de fiéis da sede. É de salientar a presenças das crianças que, na parte da manhã, receberam a sua Primeira Comunhão.
Foi uma hora de oração cheia de comunhão fraterna e de apoio a fé de todos.

A saída da celebração
Em comunhão com o Papa Francisco, lembramos as intenções que ele desejou levar em consideração para esta celebração: Pela Igreja espalhada pelo mundo e hoje, em sinal de unidade; pela obediência na escuta da Palavra de Deus; e pelos que mais sofrem no mundo de hoje.