sábado, 21 de outubro de 2017

"SOCIEDADE, DIREITO, JUSTIÇA E ENSINO SUPERIOR". IV JORNADAS CIENTÍFICAS NA EXTENSÃO DE GURÚE DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MOÇAMBIQUE



IV Jornadas Científicas na Extensão de Gurúè da UCM

“SOCIEDADE, DIREITO, JUSTIÇA E ENSINO SUPERIOR DE QUALIDADE EM MOÇAMBIQUE”. 20 . 21 de OUTUBRO de 2017.

PAINEL I: DIREITO

11.      Responsabilidade civil do Estado por omissão legislativa. (Mestranda Mércia Francisco João);
22.    Violência doméstica contra a mulher. Causa e possíveis soluções. (Drª Lígia da Conceição Silva);
33.    Garantia dos particulares em face da execução dos julgados para o pagamento da quantia certa: causas da coordenação da administração pública. (Dr. Bernardo Lemos Olímpio).
44.    A eficácia do Artigo 36 de CRM em relação à equidade do género e emancipação da mulher. (Estudante Afonso Samuel Sambo e Mestranda Mércia Francisco João)
5.       A problemática da tributação face à transação de bens virtuais (Dr. Euclides Maria Manuel Júlio).

PAINEL II : EDUCAÇÃO E SOCIEDADE

1.       Expectativas de formação e desenvolvimento da Alta Zambézia. (Dr. Pascoal Muibo e Drª Ângela Pia Lambo)
2.       Influência das midia no comportamento das crianças e o papel do educador (Mestrando Crispino Lino Albino).
3.       Os pais e os professores como modelos de transmissão de valores (Mestrando Pércio Recado Jone).
4.       A manutenção da paz num contexto da descoberta de riquezas: Moçambique. (Dr. Calton da Costa Ferreira).

PAINEL III: GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

1.       Estratégia de marketing e o posicionamento competitivo da fábrica de chá (Mestre Tánia da Conceição Carlos).
2.       Sistema de Registo académico Escola Secundária Geral de Gurúè (Dr, Gaudêncio Ismael Lucas, Mestrando João Pinho)
3.       Observância de normas de execução de despesas públicas (Dr. Raineiro de Carmelita Mossava e Doutorando Domingos Faz-Ver).
4.       Processo de recrutamento e selecção de funcionários públicos. (Est. Acácio Monjane).

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

DE 19 A 21 DE OUTUBRO CURSO DE FORMAÇÃO PARA OS ANIMADORES DA FAMÍLIA EM MUALAMA



Programa Diocesano de Formação Permanente dos Animaores da Família.

19 -21.10.2017 

 Em Mualama: Participam os Animadores das Paróquias do Bom Pastor de  Pebane, de Cristo Rei de Mualama e de S. Paulo Apóstolo de Naburi.

A formação dos Animadores da Família foi pensada no âmbito do triénio dicesano dos temas pastorais que nos orientam para uma boa convivência e uma pastoral de conjunto em prol da salvação integral do homem todo. A formação evoca a doutrina da Igreja a respeito do casamento e da família.

ANO 2017 (2º ano do triénio pastoral sobre a família): ANO DA FAMÌLIA. A família e a comunidade cristã (Família igreja doméstica, formação dos animadores, formação bíblica das famílias -cada família uma Bíblia- Maria Modelo de oração em família.

Temas do Curso

1. A situação diocesanadas nossas famílias.
2.O sacramento da Família
3. A Igreja e a família
4. Matrimónio e família
5. Diversos casos pastorais mais comuns
6. Orientação pastoral:
- A escuta das pessoas;
- Uma pastoral de misericórdia:
- Bebendo na Palavra de Deus e nos documentos da Igreja

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

D. FRANCISCO REUNE COM OS REITORES DOS SEMINÁRIOS DIOCESANOS DE MOÇAMBIQUE

De 16 a 18 de Outubro do corrente ano, na Casa Sacerdotal de Nampula, D. Francisco Lerma, Bispo de Gurúè e Presidente da Comissão Episcopal de Seminários e Vocações reuniu com os Reitores dos Seminários Diocesanos de Moçambique para avaliar a situação dos mesmos e para estudar a nova Ratio Formationis, "O Dom do Sacedócio", publucada no 08.12.2016. Participaram os Reitores dos Seminários Diocesanos das Províncias Eclesiásticas de Beira (Centro) e Nampula (Norte): Tete, Chimoio, Beira, Quelimane, Gurúè, Nampula, Nacala e Pemba.

 O estudo da nova "Ratio Formationis", foi precedido por uma palestra do Pe. Tonito Muananoua, do clero diocesano de Gurúè.

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

BÊNÇÃO E LANÇAMENTO DA 1ª PEDRA DA IGREJA PAROQUIAL DE ILE



No pasado Domingo 15 de Outubro do corrente ano, D. Francisco Lerma, acompanhado pelos Padres Agostinho Vasoncelos, Director do Secretarriado da Coordenação Pastoral e Moerador da Cúria e Luís Muilonge, Pároco da paróquia de Santa Teresa do Menino Jesus, no fim da celebração da Eucaristia dominical, abençouo e lançou a 1ª Pedra do novo Templo Paroquial na vila-sede de ILE.
 
Esta Paróquia, desmembrada da Paróquia de N. S. de Fátima de Muliquela, foi criada por Provisão de D. Francisco Lerma, no 29 de Dezembro de 2013, e está sob os cuidados pastorais do clero Diocesano de Gurúè, sendo o seu  actual Pároco o Pe. Luis Ángelo Muilonge.

Estão presentes na Paróquia as Irmãs do Instituto Religioso Jesus Maria José.  As Irmãs têm uma Escola Materno-Infantil para crianças desnutridas e Casa de Formação para aspirantes.

A Paróquia conta com 78 comunidades cristãs, organizadas em 9 Zonas Pastorais. 

Em cada comunidade existem os seguintes ministérios  : Responsável da comunidade (“Muholi”), Animador da palavra, Encarregado da Eucaristia; Catequistas para os vários grupos (Ouvintes, 1º e 2º Ano do Catecumenado, Eleitos, 1ª Comunhão, Confirmação e Matrimónio); Responsável do Grupo juvenil; Animadores das Famílias, da Justiça e Paz, da Caridade, dos Doentes, da Comissão Económica, da Produção (machamba), dos Hóspedes, da Limpeza, da Liturgia, Cantores, Batuqueiro e Acólitos.

domingo, 15 de outubro de 2017

ADMISSÃO AO DIACONADO DO JOVEM ADELINO MUALICAMO




ADMISSÃO AO DIACONADO
Caríssimos diocesanos: paz, bem e consolação.
O jovem  ADELINO EDUARDO MUALICAMO filho de Eduardo Mualicamo e de Joana Xavier, natural de ILE,  Paróquia de S. Teresa do Menino Jesus, Diocese de Gurúè e Província da Zambézia, nascido aos  06 de Maio  de 1982, que completou os estudos teológicos no Seminário de S. Pio X, em Maputo, recebeu as Ordens Menores do Leitorado e do Acolitado prescritas pela Igreja, e fez o seu estágio pastoral de Dezembro 2012 a Outubro de 2013, na Paróquia de Cristo Rei de Mualama, Distrito de Pebane, pediu livremente e com firme vontade para ser ordenado diácono.
Consultei as pessoas que o acompanharam nesta fase de preparação para o sacerdócio; consultei como de preceito os meus Consultores Diocesanos; e, por meio de uma Carta enviada a todas as Paróquias e Comunidades Religiosas da Diocese com data de 15.09.2017, pedi o parecer do Povo de Deus.
 Concluído favoravelmente todo este processo preliminar, pois ninguém manifestou qualquer impedimento que obste à sua válida e lícita ORDENAÇÃO DE DIÁCONO, com a graça do Espírito Santo, que conduz e guia a Igreja, o amor do Pai e a Paz de Jesus Cristo, pastor das nossas almas, invoco sobre ele a protecção de Maria Santíssima, Mãe do único e verdadeiro Sacerdote e de S. António, padroeiro da nossa Diocese, e comunico-vos a sua ADMISSÃO À ORDEM DOS DIÁCONOS.
Á ordenação será na Sé Catedral de Gurúè, no dia 16 de Dezembro de 2017, III Domingo do Advento.
Este acontecimento deve ser motivo de alegria de todo o povo cristão; de crescimento das famílias na estima do sacerdócio; e de oração de toda a Diocese, rezando por este nosso irmão Adelino, candidato ao Diaconado, como os Apóstolos no Cenáculo na espera do Espírito Santo, com Maria, Mãe de Jesus.
É, de facto, dever de todos os fiéis da Diocese orar por este candidato ao Diaconado, nosso futuros Padre Diocesano se Deus quiser, o que devemos fazer principalmente na oração universal das Celebrações Dominicais e em todos os momentos de oração nas comunidade cristãs e religiosas. Demos graças a Deus
Saúdo-vos em Cristo, Sacerdote da Nova Aliança e Pastor Bom e Supremo da Igreja
Gurúè, 15 de Outubro de 2017, Festividade de S. Teresa de Jesus

+ Francisco Lerma Martínez
Bispo de Gurúè