segunda-feira, 17 de agosto de 2015

VISITA PASTORAL A MUAGIUA


VISITA PASTORAL MUAGÍUA

De 14 a 17 de Agosto do corrente ano, D. Francisco Lerma, Bispo da Diocese de Gurúè, acompanhado Pelo P. Francisco Cunlela, Vigário Geral, realizou a Primeira Visita Pastoral da Capelania Beato Isidoro Bakhanja, no Distrito de Gurúè, nos limites com a Paróquia e Distrito de Namarrói.

Esta Capelania (Quase Paróquia) foi criada em 2013, no processo em acto de restruturação da Diocese, As suas 38 comunidades pertenciam à Paróquia de N. S. da Conceição de Invinha e à Paróquia de S. António, da Catedral. Desde a sua criação está sob os cuidados do clero diocesano, sendo o seu Pároco o Pe. Januário António Mucaia, Reitor do Seminário Diocesano S. José,  com a colaboração do Diácono Carlos Evaristo, formador do mesmo Seminário

14.08.2015.

Concentração na comunidade de Rurupi.

ZONA PASTORAL NAMICOPO. Comunidades: Santa Maria Mãe de Deus de Mutxope; S. João Baptista de Kuani; S. Paulo de Namikopo; S. Pedro de Nyamata; S. António de Muelamahi; e S. Teresa de Inyaminga.

ZONA  PASTORAL MUNYETE. Comunidades: S. Miguel de Munyete; S. Tiago de Pepeni; S. Carlos Lwanga de Rurupi; S. João Baptista de Mutiue; S. António de Insaló; e N. S. de Fátima de Kurunkua.

Hoje foram crismados 141 cristãos.

15.08.2015.

 Concentração na Comunidade de Namulava.

ZONA PASTORAL DE LUNE. Comunidades: S. Carlos Lwanga de Namulava; S. Miguel de Nasanakasa; S. Miguel de Lune 1º; S. Antónjo de Lune 2º; e Mueliha com o Núcleo de  Santa Maria Mãe de Deus, de Namigonya.

ZONA PASTORAL DE MARORA. Comunidades: S. Francisco de Assis de Marora; S. António de Maritxe; S. Miguel de Masise; S. José de Nasona; e S. Pedro Claver de Kalane.

As confirmações hoje foram 46.

16-08-2015.

Concentração em Muagiua, sede da Capelania.

ZONA PASTORAL DE MUAGIUA. Comunudades: S. Pedro de Muagiua; S. Luzia de Nayuma; N. S. de Fátima de Muelamahi; S. Batolomeu de Makutxi; S. José de Patane; e S. Carlos Lwanga de Murocole.

ZONA PASTORAL DE EKOLE. Comunidades: S. Pedro Claver de Ekole; S. José de Kokore; S. Lucas de Natxaka; e S. Teresa de Letxe.

ZONA PASTORAL DE NAMAKALA. Comunidades: S. Marta de Namakala; S. João de Brito de Makar; Imaculada Conceição de Nivákue; S. Agostinho de Kariko; e S. Tiago de Muelamahi.

As confirmações hoje foram 266.

 Seguir a Celebração D. Francisco abençoou e lançou a 1ª Pedra do futuro Centro de Formação da Capelania.

17.08.15

D. Francisco reuniu com os membros do Conselho Pastoral Paroquial e do Conselho Económico Paroquial.

O Secretário do Conselho Pastoral  leu o Relatório sobre a situação e as actividades da Capelania desde a sua fundação em 2013 até ao corrente ano.

A seguir, os delegados, em número de 23, representando cada uma das Zonas (Conselheiros e coordenadores) e os Movimentos, apresentaram diversas questões relacionadas com a pastoral juvenil e familiar, funerais dos cristão não praticantes, movimentos apostólicos, Partilha de bens e sobre a construção do Centro Pastoral de Formação.

Depois de ter assinado nos Livros Paroquiais e participado no convívio de confraternização, D. Francisco deu por encerrada a Visita Pastoral.

 

domingo, 16 de agosto de 2015

ESPIRITUALIDADE DA VIDA CONSAGRADA. PRIMEIRO ENCONTRO DOS FORMANDOS NA DIOCESE DE GURUE.


 
ESPIRITUALIDADE DA VIDA CONSAGRADA.

 ENCONTRO   DOS FORMANDOS  NA DIOCESE DE GURUE.

De 13 a 16 de Agosto do corrente ano, na Casa Diocesana, realizou-se o 1º Encontro dos Formandos e Formandas das Congregações presentes na Diocese de Gurúè.

Participaram no encontro os noviços do Noviciado de Milevane dos Dehonianos;  e as noviças do Noviciado de Malúa, das Irmãs Servas do Cenáculo;  das Irmãs Vitorianas, das Irmãs Filhas de N. Senhora da Visitação.

Também participaram Irmãs Junioras das Irmãs Jesus Maria José de Ile,  das Irmãs Capuchinhas; das Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição ; e da Associação Apostólica das Virgens Consagradas  Mãe do Redentor.  

No dia 13.08,15, durante toda a jornada foram chegando os participantes das várias congregações. Já depois do jantar D. Francisco Lerma, Bispo da Diocese, fez a abertura do Encontro, fazendo referência as indicações recebidas durante a recente Visita ad Limina dos Bispos de Moçambique relacionadas com a Vida Consagrada nomeadamente em Moçambique.

A seguir, depois das Boas Vindas, o Bispo abençoou a assembleia e desejou bom trabalho e boa estadia na Casa Diocesana.

A Irmã Isaura Lino Soda, IFHIC, Presidente da CIR-CONFEREMO DIOCESANA dirigiu a dinâmica de apresentação, e a Irmãs Mª das Graças Nunes Sousa, superiora da comunidade do Instituto Missionárias Capuchinhas, apresentou a programação do Encontro.

A VI Feira, 14.08.15, foi dedicada ao estudo e reflexão sobre a “Vida Fraterna e os votos”, sob a orientação do Pe. Francisco Bellini, dos Sacerdotes do Coração de Jesus (dehonianos), Pároco da paróquia S. Carlos Lwanga de Gurúè. A celebração da Eucaristia foi presidida pelo Pe. Agostinho Vasconcelos, do clero diocesano e Director do secretariado Diocesano de Pastoral.

No Sábado, 15.08.15, a Irmã Antónia Helena Lima Santos, capuchinha, orientou a reflexão dobre “A espiritualidade da Vida Consagrada”.

No Domingo 16.08.15, depois da celebração da Eucaristia, da avaliação final e da programação dos próximos encontros, os participantes tiveram uma horas de lazer nas cachoeiras do rio Licungo.