quinta-feira, 4 de novembro de 2021

Jubilados da Diocese de Lichinga, visitam a nossa Diocese

 Os Reverendos Padres Lourenço Miqueias e Rafael Baciano Sapato, que celebraram as suas bodas de prata sacerdotais no passado dia 24 de Outubro, visitaram a nossa Diocese na tarde de ontem (03 de Novembro), a caminho de Quelimane.

Os dois sacerdotes, foram acolhidos no Paço episcopal por S. E.R. Dom Inácio Lucas que após a saudação, seguiu-se um momento de confraternização.


Para acolher os Padres, estiveram no Paço episcopal os Reverendos Padres: Daniel Alexandre Raúl (jubilado da nossa Diocese), Agostinho Martinho Vasconcelos, Santos Víctor e Tonito Muananoua. Também, estiveram presentes as Irmãs das Filhas de Nossa Senhora da Visitação que colaboram na Casa Diocesana.


Desde a nossa página, queremos agradecer a cortesia que nos concederam os Reverendos Padres Lourenço e Rafael e expressarmos os nossos votos de um fecundo ministério sacerdotal.

Parabéns.







quarta-feira, 3 de novembro de 2021

Cronicas do mês de Outubro/Novembro

 18.10.2021: Dom Inácio Lucas regressou da Europa e chegou a sede da Diocese, desembarcado do Aeroporto  de Nampula na tarde do dia 17 de Outubro.

20.10.2021: Dom Inácio Lucas, encontrou-se com os antigos membros do Colégio dos Consultores e alguns convidados

23.10.2021: A caminho de Gilé, Dom Inácio encontrou-se com alguns membros do Conselho paroquial da Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes de Mulevala.

24.10.2021: Na Paróquia de Santa Josefina Bakhita do Gilé-Sede, Dom Inácio Lucas conferiu o Sacramento da Ordem a dois Diáconos: Egas Mário Francisco, dos Sacerdotes do Coração de Jesus e Eliseu Martinho Caetano, dos Missionários Claretianos.

25-26.10.2021: Dom Inácio visitou a equipa Missionária da Paróquia do Bom Pastor de Pebane, para se inteirar dos preparativos para a Profissão Religiosa a ter lugar no próximo dia 21 de Novembro.

30.10.2021: Na Casa Diocesana de Gurúè, teve lugar um encontro de preparação e distribuição dos Textos para o Sínodo dos Bispos. O Texto foi apresentado pelo Reverendo Padre Daniel Alexandre Raúl, do clero diocesano. No fim da apresentação do Documento preparatório, Sua Excelência Reverendíssima Dom Inácio, presidiu a Eucaristia dentro da qual foi entregue o texto às Paróquias para o  respectivo estudo.

31.10.2021: Às 09.00 horas, Dom Inácio Lucas presidiu a Eucaristia na Santinha, com um grupo de Legionárias para o encerramento do mês mariano.

01.11.2021: às 16.00 horas, Dom Inácio recebeu na sua residência, o Superior Geral dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus, Padre Luís, em visita canónica à Província moçambicana dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus.

02.11.2021: Dia da Comemoração dos Fiéis Defuntos. Dom Inácio presidiu a Eucaristia na Sé Catedral às 17.30 horas, precedida de uma oração, deposição de flores e bênção na campa de Dom Francisco Lerma Martinez, II Bispo da Diocese de Gurúè.

 



Participantes do encontro de preparação do Sinodo dos Bispos


Missa do dia 02 na Sé Catedral


Dom Inácio com Legionários na Santinha


Celebração eucaristica na Santinha