domingo, 27 de julho de 2014

LANÇAMENTO DA 1ª PEDRA DA IGREJA DA PARÓQUIA N. S. RAINHA DA PAZ. ALTO MOLÓCUE


O momento do lançamento da 1ª Pedra do Templo Paroquial da nova Paróquia
LANÇAMENTO DA 1ª PEDRA DA IGREJA  PAROQUIAL DE N. S. DA PAZ. ALTO MOLÓCUE

No dia 27 de Julho de 2014, no bairro conhecido por Pista Velha, na sede do Distrito do Alto Molócue, foi abençoada e lançada a 1ªPedra da Igreja Paroquial de N. S. Rainha da Paz.

O momento da bênção da 1 Pedra do futuro Templo paroquial
Presidiu à cerimónia D. Francisco Lerma Martínez, Bispo da Diocese de Gurúè, acompanhado pelo Vigário Geral da Diocese, Pe. Francisco Cunlela,  Pe. Caritos Ntíkua, Pároco da referida Paróquia, Pe. Maritânio Joaquim e Sandro Capoferri, sacerdotes dehonianos do Centro Juvenil Leon Dehon.

O terreno  onde vai ser construída a Igreja  da nova Paróquia N. S. Rainha da Paz
Acompanho  todo o acto a comunidade cristã que anteriormente tinha participado na Celebração do Sacramento da Conformação a 251 crismandos das Zonas Pastorais de S. Bakhita (sede da Paróquia), Inravane e Eruka.

Estiveram presentes a ambos actos as Autoridades civis do Distrito, do Município e do Posto Administrativo da Sede.

D. Francisco, o Administrador de Alto Molocué e o Pe. Cunlela

VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA N. S. RAINHA DA PAZ. ALTO MOLÓCUE


VISITA PASTORAL A PISTA VELHA.PARÓQUIA N. S. RAINHA DA PAZ.

De 23 a 27 de Julho de 14, D. Francisco Lerma, Bispo de Gurúè, acompanhado pelo Pe. Francisco Cunlela, realizou a 6ª Visita Pastoral deste ano à Paróquia de N. S. Rainha da Paz, da Pista Velha – Alto Molócue.

Esta Paróquia foi criada em 2012, desmembrada da Paróquia de N. S. Rainha do Mundo de Malúa (Molócue). Esta formada por comunidades e é assistida pastoralmente pelos Padres Dehonianos, sendo o seu Pároco o Pe. Carlitos Miguel Joaquim, SCJ.

23.07.2014

A Concentração foi na comunidade de TURUA. Reuniram as Comunidades das Zonas Pastorais de Talíua; Kurumue; Lamiha  (duas comunidades); Namarrobane e Ntepa:

ZONA PASTORAL DE LALIUA. Comunidades de S. Ambrósio de Muataliwa; S. Gabriel de Nrule; S. Teresa de Turua; S. Pedro de Muhitxu; S. Maria Madalena de Namakuku; S. Miguel de Namarruane; S. Pedro de Naphakala; Ekhula; S. Pedro de Namalassi; e S. Carlos Lwanga de Muphana.

ZONA PASTORAL DE KAKUME. Comunidades de S. Francisco de Assis de Novanana; S. Francisco Xavier de Muluku; Kakume; S. Miguel de Massinoni; Mikovoni; Natxeetxe; Namale e a catequse de Kalulu.

ZONA PASTORAL DE LIMIHA. Comunidades de S. António deLimiha; S. Mateus de Napalako.

ZONA PASTORAL DE NAMARROGANE. Comunidades de S. Pedro de Namarrogane; S. Filipe de Muhara; N. S. de Fátima de Nanvesto; N. S. da Conceição de Ehikiri; S. Teresinha de Makalama; S. João Baptista de Evuku;  e S. Carlos Lwanga de Mvere.

ZONA PASTORAL DE NTEPA (pertence à Paróquia de Muthala). Comunidades de S. Pedro de Ntepa; S. Estêvão de Karuma; S- João de Namulha; S. José de Nakukulu;  e S. André de Ekunula.

Os crismados nesta concentração foram 137.

As Igrejas evangélicas presentes nestas zonas pastorais são as seguintes: A Igreja de Cristo em Moçambique; A União Baptista; A Assembleia de Deus; A igreja do Nazareno; e a Igreja dos Velhos Apóstolos.

24.07.2014.

A concentração hoje foi na comunidade de NIPAIA.

ZONA PASTORAL DE S. AGOSTINHO. Comunidades da Imaculada Conceção de Niphaia; S Pedro de Muthurumele; S. Tiago de Nikusako; N. . de Fátima de Pihi; S. Miguel de Natxere; S. Mónica de Txarani; N. S. do Rosário de Naphako; Bom Pastor de Kumakuma.

ZONA DE PASTORAL DE LIMIHA. Comunidades de S. Lucia de Ematxa; S. mateus de Nahavane;  S. Pedro de Namatatare; Namihuvi; Evilvili; e Limolotxe.

Os crismado hoje foram86.

As Igrejas evangélicas presentes nestas zonas pastorais são: A Igreja Evangélica de Cristo em Moçambique; A União Batista; Adventista do 7º Dia e 12 Apóstolos.

25.07.2014

Hoje, esta de S. Tiago Apóstolo, a concentração foi na comunidade de MUREPUETEIA, na Zona Pastoral do mesmo nome, formando parte do Centro Pastoral de Namálue com as Zonas de Namálue e Nakuakua.

Reuniram-se os cristãos e catecúmenos das seguintes comunidade:

N. S. de Fátima de Murepueteia; S. Carlos Lwanga de Murarama; N. S. de Lurdes de Mulatiwa; e S. Catarina de Muropossi.

Na área destas comunidades existem as seguintes Igrejas Evangélicas: Igreja de Cristo em Moçambique e a Igreja Visão.

Os crismados foram 44 cristãos.

26.07.2014

A concentração hoje foi na comunidade de NAMÁLUE.

Centro Pastoral de Namálue. Zonas Pastorais Namálue e Nakuakua.

ZONA PASTORAL DE NAMÁLUE. Comunidades de S. José de Namálue; S. Lucas de Meheiani; S. António de Milikuini; e S. Maria Mãe de Deus de Nakuali.

ZONA PASTORAL DE NAKUAKUA. Comunidades de S. marcos de Nakuakua; S. Inês de Murotxoni; S. pedro Claver de Natxoko; S. Filomena de Nlokone; e S. Timóteo de Marrokane.

Os confirmados foram 41.

As Igrejas Evangélicas presentes na área destas duas Zonas são a Igreja de Cristo em Moçambique e a Igreja União Bapista.

27.07.2014

A concentração hoje foi na sede da Paróquia, comunidade de S. Inês, Centro Juvenil “Lehon Dehon”, na Pista Velha, Alto Molócue-Sede.

ZONA PASTORAL DE S. BAKHITA. Comunidades de S. Inês da Pista Velha; S. Miguel de Krimeka; S. João Baptista de Naviravene; S. João de Deus de Mutxora; S.Isabel de Mumahi; S. Lucia de Mukupure; S. Antonio de Murimone.

ZONA PASTORAL DE INRAVANE. Comunidades de S. José de Ravane; S. Filomena de Minie; S. pedro de Naiope; S. Lucia de Releni; S. Coração de Jesus de Nakhuya.

ZONA PASTORAL DE EKULA. Comunidades de S. Tiago de Nlepe; S. maria de Tereni; S. Coração de Ekula; e S. Pedro e . Paulo de Nsagwane.

Os crismas hoje foram 251.

Após a celebração da Eucaristia foi abençoada e lançada a 1ª Pedra da construção da Igreja Paroquial no terreno que limita com o Centro Juveni.

As Igrejas evangélicas existentes nesta área pastoral são as seguintes: União Baptista; Igreja de risto em Moçambique, !2 Apóstolos e Assembleia de Deus

À seguir à celebração D. Francisco reuniu com os membros do Conselho Pastoral Paroquial.