quarta-feira, 6 de agosto de 2014

D. ERNESTO MAGUENGUE NOMEADO BISPO AUXILIAR DE NAMPULA

Segundo O Boletim Oficial da Santa Sé, de 6 de Agosto de 2014, o Santo Padre o Papa Francisco nomeu a D. ERNESTO MAGUENGUE, Bispo auxiliar da Aquidiocese de Nampula, com o título episcopal de Fornos Minore.

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Admissão à Consagração das Virgens Consagradas de vida secular


 

COMUNICADO DO SR. BISPO

ADMISSÃO Á CONSAGRAÇÃO DAS VIRGENS DE ASSUCENA LUCAS ZITA E DE ADELINA PAULO LANGA

Caríssimos Diocesanos: “Virgens prudentes, preparai as vossas lâmpadas: aí vem o Esposo, ide ao encontro” (Cf Mt 25,6).

Desde os tempos apostólicos, as virgens consagravam a Deus a sua castidade, adornando o Corpo de Cristo e dotando-o de admirável fecundidade. E a Santa Igreja, desde os primeiros tempos começou a confirmar com uma solene bênção de consagração o piedoso e árduo propósito de virgindade.

Esta solene celebração vai ter lugar pela primeira vez na nossa Diocese com motivo do pedido para serem admitidas à Consagração Virginal de ASSUCENA LUCAS ZITA e ADELINA PAULO LANGA, da Associação Mãe do Redentor.

Elas, usando do direito que lhes concedem as Leis da igreja (cf. Cân 299, &1), querendo em comum se esforçarem por fomentar uma vida mais perfeita (Cân 298, & 1); querendo seguir uma união mais íntima com Cristo (o 15,1-8), dedicar-se ao trabalho da evangelização e ao exercício de obras de piedade e de caridade, e acolher as crianças desamparadas (Lc 18, 15-17), criaram a Associação “Mãe do Redentor”, que foi aprovada por Provisão de 1.11.2012.

Depois de ter recebido e ponderado o seu santo propósito de seguir mais de perto a Cristo, feito livremente e com firme vontade; considerando que nunca celebraram núpcias nem vivido publicamente ou manifestamente numa situação contrária à castidade; e que pela idade, prudência e costumes comprovados segundo o consenso geral, dão garantias de perseverarem numa vida casta e dedicada ao serviço da Igreja e do próximo, tenho a alegria, a teor do Cânone 604 do Direito Canónico e do Ritual  da Consagração  das Virgens, Preliminares III,5, de comunicar a todos os cristãos, catecúmenos e pessoas de boa vontade que ASSUCENA LUCAS ZITA E ADELINA PAULO LANGA foram admitidas  à CONSAGRAÇÃO SOLENE DAS VIRGENS, como virgens de vida secular, comprometendo-se a abraçar perpetuamente o estado de virgindade.

Segundo a tradição da Igreja e as orientações  do Pontifical Romano (Cf. Consagração das Virgens, I, 13), dado que as virgens de vida secular são admitidas à consagração virginal com o consentimento e a autoridade do Bispo e colaboram nas várias obras da Diocese, o Rito da sua Consagração far-se-á na Igreja Catedral de Gurúè, durante a Celebração da Eucaristia Dominical, no dia 14 de Setembro no Ano do Senhor de 2014.

Aproveito este acontecimento eclesial para que nas nossas comunidades se fomente o apreço da castidade pelo Reino dos Céus, o sentido eclesial e o amor e dedicação aos mais pobres e esquecidos da sociedade, que esta Consagração põe fortemente em evidência.

Concluído favoravelmente todo este processo preliminar, com a graça do Espírito Santo, que conduz e guia a Igreja, o amor do Pai, e a Paz de Jesus Cristo, invoco a protecção de Maria Santíssima, Mãe do Redentor e de S. António, padroeiro da nossa Diocese.

            Peço a todos os cristãos e catecúmenos que acompanhem com a oração e o encorajamento fraterno e amigo as nossas caríssimas ASSUCENA E ADELINA na preparação próxima da sua iminente consagração perpétua virginal. Todos somos convidados para acompanha-las na solene Celebração da Eucaristia e da Consagração Virginal no referido dia 14 de Setembro de 2014 na Igreja Catedral de Gurúè.

Demos graças à Santíssima Trindade

Saúdo-vos em Cristo, nosso Redentor

Gurúè, aos 1 de Agosto de 2014,

Memória de S. Afonso Maria de Ligório, Bispo e Doutor da Igreja

 

+ Francisco Lerma Martínez

Bispo de Gurúè