sexta-feira, 4 de junho de 2021

Dom Inácio na Paróquia de São Tiago Maior de Namarrói

 Desde às 16.10 de ontem, Dom Inácio Lucas, no seu propósito de encontrar-se com as forças vivas que trabalham na Diocese de Gurúè, esteve em Namarrói.



Na manhã de hoje (04.06) Dom Inácio foi recebido desde a residência dos Padres, por um grupo de fiéis. Logo a seguir, o Bispo visitou a escolinha sob a gestão das Irmãs Apóstolas de Cristo Crucificado e conversou com os petizes e seus acompanhantes.



 

Às 90.30, Dom Inácio presidiu a Missa na Igreja Paroquial, concelebrada pelo Pároco (Pe Diogo), pelo Padre Luciano Cominotti e pelo Pe Tonito Muananoua.

Em sua homilia, Dom Inácio comunicando-se em bilingue(macua e portugues), começou por apresentar-se e pediu aos presentes para que rezem por ele. Mais adiante, comentadno as leituras da Missa do Santíssimo Corpo e Sangue, disse que a Eucaristia é um dom e uma graça que não se pode desperdiçar. Não só, Dom Inácio disse que a Eucaristia não é para os puros, mas para os filhos Deus, convidando aos presentes a ter apreço pelo Santíssimo e augustissimo Sacramento. Dom Inácio, lamentou por aqueles que preferem privar-se da Eucaristia em troca de uma união ilegítima.

Antes do fim da celebração, teve lugar a Adoração comunitária do Santíssimo Sacramento, seguida da bênçao final.

Logo no fim da Missa, Dom Inácio visitou o centro informático da Paróquia, a Indústria moageira ao serviço da Paróquia. finda a visita, Dom Inácio foi convidado a um momento de confraternizção.



Quando eram 15 horas, debaixo de uma chuva intermitente, Dom Inácio deixou Namarrói rumo a Gurúè.

quinta-feira, 3 de junho de 2021

03 de Junho, Festa de São Carlos Lwanga e companheiros, mártires

 


Dom Inácio a caminho de Namarrói, é acolhido na Comunidade do Instituto Jesus Maria José

 

Às 10.45 horas de hoje (03.07.2021), na Festa litúrgica de São Carlos Lwanga e Companheiros, Dom Inácio Lucas, Bispo da nossa Diocese, a caminho da Paróquia de São Tiago Maior de Namarrói, visitou as Irmãs do Instituto Jesus Maria José.

No Instituto Jesus Maria José

Logo à sua chegada, Dom Inácio foi recebido pelas Irmãs da Comunidade do Instituto acima (Irmã Margarida Bento, Irmã Isabel João e Irmã Elizete) juntamente com as formandas. Após a recepção, Dom Inácio foi acolhido na residência das Irmãs, tendo visitado a Casa das Irmãs e posteriormente manteve um encontro com a Superiora da Comunidade Irmã Margarida Bento.

Findo o encontro, Dom Inácio foi convidado ao almoço oferecido pelas Irmãs. Durante o almoço, o Bispo trocou impressões com as Irmãs e as formandas da Comunidade.

Antes do fim da confraternização, a Irmã Margarida agradeceu em nome da comunidade, o gesto de cortesia manifestado pelo Pastor da Diocese de Gurúè à Comunidade do Instituto das Irmãs de Jesus Maria e José do Ile-sede. Por seu turno, antes da bênção final, Dom Inácio agradeceu todo o acolhimento e o serviço prestado pelas Irmãs na Diocese e encorajou a unir as forças para edificação da Igreja que está em Gurúè.

Às 14.00 horas, Dom Inácio prosseguiu a sua viagem para a Paróquia de São Tiago Maior de Namarrói, onde chegou quando eram 16.00 horas. 


Em Namarrói, Dom Inácio foi acolhido pelo Pároco, Pe Diogo Muanido Nampede, pelas Irmãs Apostólicas de Cristo Crucificado (Irmã Conceição e Irmã Angelita), pelo seminarista estagiário Lázaro Namalua e por um grupo representativo da comunidade cristã.
Na sua vista, Dom Inácio faz-se acompanhar pelo Pe Luciano Cominotti e Tonito Muananoua.
Chegada do Bispo em Namarrói



terça-feira, 1 de junho de 2021

ACTIVIDADES PREVISTAS PARA O MÊS DE JUNHO NO CALENDÁRIO DIOCESANO


03 – Paróquias

São Carlos Lwanga e Companheiros: Padroeiros da África.

*Dia da oração pela África.

06 – Paróquias

SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO

Tomada de Posse do novo Pároco de S. Carlos Lwanga

11 – Paróquias

DIA DE ORAÇÃO PELA SANTIFICAÇÃO DO CLERO

13 – Santo António

Padroeiro da Diocese: Solenidade na Sé Catedral e Festa nas restantes Paróquias.

20 – Catedral

JUBILEU DE PRATA, 25 Anos de Ordenacão sacerdotal:

P. Daniel Alexandre Raul e P. Francisco Cunlela

21 a 26 – Maputo

RETIRO DOS BISPOS DA CEM

(27) 29 – Paróquias

S. Pedro e S. Paulo – Dia de Oração pelo Papa: Ofertório, Óbulo de São Pedro


  

Ordenação Diaconal de Eliseu Caetano Martinho

Às 9.00 horas do dia 30 de Maio corrente, na Paróquia de Santa Josefina Bakhita do Gilé sede,  numa celebração transmitida em directo pela Rádio Comunitária local, Sua Excelência Reverendíssima Dom Inácio Lucas, conferiu a ordenação diaconal ao jovem Eliseu Caetano Martinho, membro da Congregação dos Filhos do Imaculado Coração de Maria (Claretianos).

A celebração decorreu no átrio junto à Igreja, e contou com a presença dos Missionários e missionárias que trabalham no Gilé e não só.

Em sua homilia, Dom Inácio evidenciou o serviço do diaconato e as suas exigências.

Ainda na mesma celebração, tomou posse o novo Paróco da Paróquia de Santa Josefina Bakhita, Padre Rony Sebastian.

Ao Diácono Eliseu e toda a família Claretiana, desde o nosso blogger, PARABÉNS