segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Visita Pastoral à Paróquia de Lioma


Dom Francisco saúda os cristãos de Lioma


Os montes de Lioma  vistos desde Ruace


A Igreja Paroquial de Lioma em reabilitação





O interior da Igreja paroquial de Lioma em obras.
De 1 a 7 de Agosto de 2011, D. Francisco Lerma, Bispo da Diocese de Gurúè, acompanhado pelo Pe. Francisco Cunlela, Vigário Geral da mesma Diocese, realizou a Visita Pastoral à Paróquia de S. José de Lioma. À frente da Paróquia está a Equipa Missionária formada pelo Pe. Pedro João Carlos, Pároco; Pe. Tomás Junqueiro, Vigário Paroquial, ambos do clero diocesano; e as Irmãs Victorianas.

O Pe. Pedro João Carlos  e Dom Francisco Lerma

No primeiro dia da visita, 01.08.11, o Bispo encontrou-se com o Conselho Pastoral da Paróquia e com a Equipa Missionária, numa sessão de trabalho.

Depois da apresentação do programa da Visita Pastoral, tomaram a palavra  os membros do Conselho, nomeadamenmte os Conselheiros dos cinco  Centros Pastorais em que está dividida a Paróquia (Nintulo, Lioma, Ruace, Mavola e Milossa), os  Coordenanadores das Zonas Pastorais e mais outros responsáveis pelos diversos ministérios das Comunidades.

Celebração do Santo Crisma
 No segundo dia da Visita Pastoral - 02.08.11 - os fiéis das Zonas Pastorais de Mavola, Tete e Nakulutxo, reuniram-se em Mavola, Centro Pastoral Nº 4. O Encontro começou com um cântico de ambientação e as orações da manhã, orientadas pelo Conselheiro do Centro. A seguir fez-se a apresentação e saudação individual dos agentes da Pastoral das várias comunidades que formam o Centro, além dos Coordenadores das Zonas e do Conselheiro do Centro.

Na primeira parte do encontro, na sua tradicional catequese, o Bispo apresentou demoradamente as Conclusões da VI Assembleia Diocesana de Pastoral, salientando os quatro temas nucleares: 1. Comunhão Diocesana; 2. Evangelização/Catequese; 3. Formação dos Agentes de Pastoral; 4. Sustentabilidade económica local.
A seguir, celebrou-se a Eucaristia e o Sacramento do Crisma. Foram crismadas 102 pessoas. Este esquema foi seguido durante toda a Visita Pastoral em cada um dos encontros do Bispo com as Comunidades.


No terceiro dia - 03.08.11 -  a concentração dos cristãos foi no Centro Pastoral III, Ruace; e  no quarto dia - 04.08.11 -  a concentração foi  no Centro Pastoral Nº 1, Nintulo (Zonas de Mualijane, Nachele e Uacua).

 O Quinto dia , Sexta Feira - 05.08.11 - foi dedicado aos encontros e diálogos pessoais dos fiéis com o seu Pastor. Ao meio dia, o Bispo recebeu a visita do Embaixador da Espanha, Sr. Eduardo López Busquets, acompanhado por cuatro funcionários da referida Embaixada.

 No Sábado, dia 6.08.11, a concentração para a Visita Pastoral foi no Centro Pastoral  Nº 5, Milosa (Zonas de Milossa e Mitovolas). Entre as airtoridades civís esteve presente a Rainha -Mwene-, chefe tradicional do Regulado.

No fim da tarde, o Bispo trabalhou com o Pároco e o Vigário Paroquial na sede da Paróquia e inspecionou os livros paroquiais e a contabilidade, fazendo oportunas observaçõies e dando orientações para o futuro.

No Domingo - 7.08.11 - último dia da Visita Pastoral,  o encontro com o Bispo realizou-se no Centro Pastoral Nº 2, Lioma, sede da Paróquia. Foi uma grande festa para toda a população da sede do Posto Administrativo de Lioma que quis associar-se aos  cristãos na partilha da sua  alegria. Estiveram presentes as autoridades civis locais, nomeadamente o Administrador do Posto, a Secretária da localidade, o Chefe da Polícia, o Director da Escola Secundária, e o Enfermerio chefe do Centro de Saúde.

Dança litúrgica durante a Celebração Eucarística e do Crisma

Tratando-se do Encerramento, D. Francisco Lerma deu orientações muito concreta para todos se comprometerem  na grande caminhada de renovação que a Diocese traçou para os próximos cinco anos: unidade e comunhão entre todos os que formamos a familia diocesana; empenho na nova evangelização, uma catequese renovada; a formação de todos os agentes da pastoral das comunidades; e um sério compromisso na consolidação da Igreja local, especialmente na sustentabilidade económica  a partir dos recursos locais.


Ofertório
 Os cristãos expressaram o  agradecimento ao seu Bispo com cânticos e danças, com mensagens alusivas aos eventos que se celebravam e com inúmeros presentes, fruto da terra e do trabalho de cada dia.

Apresentação das ofertas


domingo, 7 de agosto de 2011

Nomeações de Pároco e de Vigário Paroquial em Namarroi

Visão panorámica  da sede do Distrito de Namarrói

A Igreja paroquial de São Tiago Maior de Namarrói
No Domingo 31 de Julho de 2011, o Pe. FRANCISCO MATIAS, tomou posse como Pároco da Paróquia de São Tiago Maior de Namarroi; e o Pe. GONÇALVES NIVIREMO, ordenado sacerdote no  dia 12 de Junho deste ano, como Vigário Paroquial da mesma Paróquia.


O Pe. Francisco Matias e o Bispo D. Francisco Lerma
A celebração foi presidida por D. Francisco Lerma, Bispo da Diocese de Gurúè, que era acompanhado pelo Pe. Francisco Cunlela, Vigário Geral da Diocese.
 
Depois da Homilia do Bispo e perante uma grande afluência de fiéis e de animadores representantes das comunidades da Paróquia, o Vigário Geral lêu o documento de nomeação - a Provisão do Bispo-. A seguir, o Pe. Francisco Matias fez a Profissão de Fé e o Juramento de fidelidade ao ministério que lhe foi confiado pela Igreja.
Na mesma cerimónia foi lida a Provisão de nomeação do Pe. Gonçalves Niviremo como novo Vigário Paroquial.
 
O Pe. Gonçalves Niviremo na sua Ordenação presbiteral (12.06.2011)

O interior da Igreja Paroquial de Namarrói
 

O novo Pároco de Namarrói, Pe. Francisco Matias
 
Os Padres Eustáquio, Niviremo e Maganisto, novos Vigários Paroquiais de Mualama, Namarrói e Molumbo, no dia da  Ordenação sacerdotal (12.06.2011)
Pe. Gonçalves Niviremo, D. Francisco Lerma e Pe. Francisco Matias
A Paróquia de São Tiago Maior de Namarrói, ocupa toda a extensão do Distrito do mesmo nome (3.019 km2), com uma população de 130.000 habitantes aproximadamente. Foi fundada em 1957. A Paróquia está organizada em  seis (6) Centros Pastorais, cinco Zonas Pastorais e 125 Comunidades Cristãs.