quarta-feira, 23 de julho de 2014

VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA N. S. RAINHA DOS MÁRTIRES. MUTHALA. ALTO MOLÓCUE


Concentração na Comunidade de Naputxa
 

DE 18 a 22 de Julho de 2014, D. Francisco Lerma, Bispo de Gurúè, acompanhado pelo Pe. Francisco Cunlela, Vigário Geral da Diocese, realizou a Visita Pastoral à  Paróquia de N. S Rainha dos Mártires. no Posto Administrativo de Muthala, no Distrito deAlto Molócue,

A Paróquia, criada em 2012, desmembrada da Paróquia de N. S. Rainha do Mundo de Malua –Alto MOlócue, está sob os cuidados pastorais dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos): O Pároco actual é Pe. Carlitos Miguel Joaquim, SCJ. Com a colaboração da Comunidade Dehoniana do Centro Juvenil “Leon Dehon”, do Alto Molócue – Sede.

A Paroquia está formada por três Centros Pastorais, 13 Zonas Pastorais e 62 comunidades.

As Igrejas cristãs evangélicas mais importantes  presentes na área da Paróquia são nomeadamente:  Igreja  União Baptista de Moçambique; Igreja de Cristo em Moçambique, Assembleia de Deus e Igreja dos  Velhos Apóstolos.

Na tarde do dia 18.07.14, o Bispo foi recebido pelos representantes dos Movimentos apostólicos existentes na Paróquia, nomeadamente Legião de Maria, Ordem Franciscana Secular, Família do Sagrado Coração de Jesus.

Durante a Visita Pastoral o Bispo dedicou a primeira arte de cada encontro para inteirar-se pormenorizadamente de da organização das pequenas comunidades e de cada um dos ministérios nelas exercidos. Logo a seguir e a partir dos problemas que lhe foram apresentados nas mensagens, apresentou as conclusões da VI Assembleia Diocesana de Pastoral e o Plano Pastoral Trimestral.

O Vigário Geral, antes da celebração litúrgica, dirigiu-se especialmente aos jovens.

No dia 19.07.14, a concentração para a Celebração foi na comunidade de NAPUTXA, com a participação das Zonas e comunidades seguintes:
ZONA PASTORAL DE NARILO. Comunidades: S, Bartolomeu de Narilo; N.S. de Fátima de Erilako; e Namakura.

ZONA PASTORAL DE MUELAMAHI. Comunidades de S. Pedro de Muelamahi; S. Miguel de Welela; Napipini; e Murapokwa.

ZONA PASTORAL DE NAMARELA. Comunidades de S. Carlos Lwanga de Namarela; S. José de Naputxa; S. António de Makutxini.

Os crismados nesta data foram 79.

D. Francisco é recebido pela  comunidade de Avukula
 
No dia 20.07.14, a concentração foi na comunidade de AVUKULA.

ZONA PASTORAL DE NAKWITA. Comunidades: S. Pedro de Ntxoni; S. Francisco de Assis de Muriko; S. Teresinha de Nampawa; S. André de Katxheni; e Nakwita.

ZONA PASTORAL DE NAHIHAVA. Comunidades de S. Maria Madalena de Piloni; S. José de Avukula; S Tiago de Mutxhokora; Naphulupo; e S. Estêvao de Nahihava.

ZONA PASTORAL DE WAHITOKO. Comunidades de S. Lúcia de Namuthapwe; N. S. de Fátima de Nanihoka; N. S. do Perpétuo Scorro de Mithale; e S. Cipriano de Wahitoko.

ZONA PASTORAL DE NIMWENE. Comunidades de N. S. de Fátima de Naholosa; S. Pedro de Mikhaini; S. Coração de Jesus de Ritxhani; S. Tiago de Nimwene.

ZONA PASTORAL DE NAPALASSE. Comunidades de S. Tiago de Enore; S. Felicidade de Ntxapelane; N. S. do Rosário de 164.

A chegada à comunidade de Muthala, sede da Paróquia

No dia 2107.14, a concentração foi na comunidade de MUTHALA, sede provisória da Paróquia.

ZONA PASTORAL DE MUHIRO. Comunidades de N. S. da Conceição de Konko; S. Felicidade de Muhiro; S. Lucas de Parainene; S. Paulo de Nasupi; S. Francisco de Namulemane; Bom Pastor de Txhajani; e Santa Maria de Moneia.

ZONA PASTORAL DE NAPHALAVI. Comunidade de S. Ana de Naphalavi; S. Teresa de Txawà; Santa Maria de Mutelele; S. Paulo de Muthala; S. Mónica de Nakhuwo; S. Na de Yakapha.

ZONA PASTORAL DE LISSI. Comunidades de S. Mateus de Lissi; S. Lucas de Naha; S. Teresinha de Namahala; S. Cecília de Nakarnasi; e Masuela.

ZONA PASTORAL DE MALOLA. Comunidades de S. Pedro de Malolo; S. Maria Madalena de Hapuwa; Njazima; S. João Baptista de Naphiro; S. Tiago de Yapa; e S. António de Nahila.

Os crismados hoje foram 134.

Na parte da tarde, o Bispo reuniu com os membros do Conselho Pastoral Paroquial e do Conselho Económico.

D. Francisco recebe as ofertas da comunidade
 
No dia 22.07.14. D. Francisco visitou a Comunidade do Mosteiro da Associação da Pequena Família da Ressurreição  do Monte Rurupi. Encontrou-se com o Irmão Tomas e o jovem aspirante Jaime. Com eles D. Francisco celebrou a Hora Sexta da Liturgia das Horas e visitou as obras do novo Mosteiro no cimo das montanhas.

As comunidades da ZONA PASTORAL de NTEPA concentraram-se no dia 23.07.14, na Comunidade de Turua da vizinha Paróquia de N. S. Rainha da Paz, para a celebração da Confirmação. Foram as seguintes comunidades: Naulha; Nakukulo; Karuma; Ekunula e Ntepha.
Os confirmados desta Zona Pastoral foram  33.

domingo, 20 de julho de 2014

ASSEMBLEIA DIOCESANA DA JUVENTUDE


Gurúè, 19 de Julho de 2014.
Assunto: “Assembleia diocesana da Juventude”

Caríssimos cristãos e catecúmenos:

Aproximam-se os dias da realização da Assembleia Diocesana da Juventude. Concretamente de 19 a 22 do próximo mês de Agosto, os delegados dos grupos juvenis das Paróquias e Capelanias da Diocese estarão reunidos na Casa Diocesana, no Gurúè, para reflectirem sobre a problemática que a juventude está a viver no momento presente e encontrarem nova luz e força na sua caminhada rumo au futuro. Eles são a força renovadora da nossa Igreja e da sociedade.

Sede vós, jovens, que recolhendo o melhor do exemplo e dos ensinamentos dos vossos pais e mestres, ides constituir a sociedade de amanhã.

A Diocese durante os últimos anos e desde a anterior Assembleias Diocesana da Juventude (Milevane 2008), tem estado a trabalhar para consolidar a Igreja local no nosso meio, em ordem a melhor responder cada um segundo a sua condição (crianças, adolescentes, jovens, adultos e anciãos, sacerdotes, religiosas e religiosos e leigos) à chamada do Senhor, Cristo eternamente jovem.

Confio em que esta Assembleia seja para vós, os jovens, especialmente para vós, uma luz que iluminará o vosso futuro e uma força que vos ajudará a caminhar com novas energias.

Espero que reafirmeis a vossa fé na vida e no que dá sentido a vida: Fé em Cristo, como mestre e modelo e companheiro na vossa caminhada. Alargai os vossos corações e escutai os gritos dos que mais sofrem e pôr corajosamente as vossa energias juvenis ao serviço dos grandes ideais: recusai a violência e o ódio que geram as guerras; sede generosos e construir um mundo melhor, mais justo, verdadeiro, livre e fraterno.

Peço a todas as Paróquias e Capelanias e às Comunidades Religiosas que, em espírito de partilha de bens espirituais e materiais, colaborem concretamente no bom êxito desta Assembleia Juvenil:

·         Em primeiro lugar, acompanhem com pensamento, com a oração e com tudo o que lhe for pedido na preparação, organização e realização das actividades necessárias;

·         Em segundo lugar, colaborem também com a ajuda económica (em dinheiro ou em géneros alimentícios (milho, arroz, verduras…) e animais (galinhas, cabritos, peixe seco).

Em nome de Cristo, o Homem da verdade e do amor, humilde e sábio, companheiro e amigo dos homens, vos saúdo e abençoo.

O vosso Bispo

+ Francisco