quinta-feira, 23 de agosto de 2012

"Construir a Democracia para perseverar a Paz". Nota Pastoral dos Bispos Católicos de Moçambique

Nota Pastoral do Conselho Permanente da CEM :" "Construir a Democracia para perseverar a Paz".


Caríssimos Diocesanos
1.      Em conformidade com o estabelecido pela Conferência Episcopal de Moçambique na sua última sessão  plenária (Abril 2012), junto envio a Nota Pastoral do Conselho Permanente da CEM “Construir a Democracia para preservar a Paz”, alusiva à celebração dos 20 anos do Acordo Geral de Paz em Roma, no dia 4 de Outubro de 1992.

2.      A supracitada Nota Pastoral deverá ser oficialmente apresentada em todas as Dioceses do Pais e, sucessivamente, em todas as  Paróquias e comunidades da nossa Diocese, a partir do dia 26 de Agosto do presente ano.
 
3.      Pede-se aos Reverendos Párocos e Superioras/es das Comunidades Religiosas que, a nível paroquial e das próprias comunidades, organizem novenas, tríduos ou dias de oração, palestras, sessões de estudo, peregrinações à Igreja Paroquial ou outras actividades que julgarem oportunas alusivas ao tema da Paz e aos conteúdos da referida Nota Pastoral.
 
4.  A partir do dia 26.08.2012, data em que será divulgado oficialmente, recomendo a leitura do documento e a sua divulgação nas comunidades. 

Ao mesmo tempo que agradecemos e louvamos o Senhor peo dom da Paz em Moçambique,  renovarmos o nosso compromisso cristão como construtores e instrumentos da Paz.

Sob a intercessão de Maria Rainha da Paz, oremos ao Príncipe da Paz para que se consolidem os fundamentos da Paz – a Justiça, a Verdade, a Liberdade, o Amor fraterno e o Perdão no coração de cada cidadão, nas nossas famílias, nos nossos lugares de trabalho e de convivência e em todo o Pais. 

Deus nos abençoe,

 O vosso Bispo

+ Francisco Lerma

 

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Alto Molócuè: Peregrinação Mariana


Nos dias 21 e 22 de Agosto de 2012, na Igreja sede da paróquia de N. S. Rainha do Mundo, do Alto Molócue, a Diocese de Gurúè realizou a sua 2ª Peregrinação Mariana deste ano pastoral dedicado à Eucaristia, fundamento da unidade e comunhão diocesana.

Presidida por D. Francisco Lerma, Bispo da Diocese, participaram peregrinos das Paróquias de Molumbo, Invinha, Nauela, Muiane (Alto Ligonha), Gilé e N. S. de Fátima e N. S. Rainha do Mundo, ambas do Alto Molócue.

Os peregrinos concentraram-se por volta das 15.00H, no cruçamento da Estrada Nacional N. 1 com a Estrada de Gilé, a 2 kms da Vila do Millennium de Malua, sede da Paróquia de N. S. Rainha do Mundo.  A procissão com a imagem de N. Senhora, acompanhada com a reza do Terço completo e com diversos cânticos marianos, durou mais de duas horas.

As 18.00H. no átrio do templo celebrou-se a Eucaristia, presidida por D. Francisco e concelebrada pelos párocos das referidas paróquias e mais outros sacerdotes que participaram na peregrinação.

Logo a seguir à celebração, deu início a Adoração ao Santísismo Sacramento que, feita por turnos de uma hora cada, durou toda a noite até às 7.00H do dia seguinte (22.08).

 O 1º turno estava formado pelo Sr. Bispo, os sacerdotes e religiosas e grupo dos vocacionados. Seguiram depois os turnos por paróquias, sendo o último, os das 6.00H da manhã, o turno dos Jovens.

A Eucaristia da Despedida, dedicada à festividade mariana do Dia 22 de Agosto, Festa de N. S. Rainha, também foi presidida pelo Sr. Bispo e concelebrada pelos 12 Padres participantes na peregrinação.

À 10.00H. os peregrinos regressaram às suas paróquias de origem, ficando convidados para a 3ª Peregrinação Diocesana, que se realizará nos dias 8 e 9 de Dezembro próximo, na Igreja de Invinha, dedicada à Imaculada Conceição.