sábado, 1 de abril de 2017

REFLEXÃO PARA O V DOMINGO DA QUARESMA ANO A

Neste Domingo V da Quaresma, a Liturgia apresenta-nos o tema da VIDA: A VIDA que supera a vida material e vence a morte.



Na I Leitura (Ez 37,12-14), Deus oferece ao Seu Povo no exílio -um povo desterrado, desesperado, povo sem futuro, povo condenado à destruição- oferece uma VIDA NOVA.

Essa VIDA receve-se pelo Espírito Santo de Deus que há-de renovar o coração das pessoas e conduzirá na obediência ao Pai e no amor aos irmãos:


"INFUNDIREI EM VÓS O MEU ESPÍRITO E REVIVIREIS".



Ezequiel é o profeta da esperança no meio de um povo que vive em situação de desespero.



E NÓS?


Na nossa existência pessoal passamos muitas vezes por situações de desespero em que tudo parece perder o sentido: a morte de um ser querido...; uma doença grave...; a traição de uma pessoa amiga...; a solidão...; a tristeza...; o medo pelo futuro da nossa vida e do que acontece à nossa volta...;a situação económica grave...; as condições infra-humanas ;...a violência...; a insegurança...; os conflitos dentro da própria família...o futuro incerto dos jovens (estudo trabalho, casamento...)...



A Palavra de Deus garante-nos que não estamos perdidos nem abandonados. Não estamos sós!


DEUS, COMO PAI BOM E MISERICORDIOSO, CAMINHA AO NOSSO LADO.



Neste sentido repete-se no no Refrão logo à seguir a primeira leitura:


NO SENHOR ESTÁ A MISERICÓRDIA E ABUNDANTE REDENÇÃO.



Na 2ª Leitura (Carta aos Romanos 8, 8-11), o Apóstolo S. Paulo lembra-nos que no dia do nosso Baptismo escolhemos seguir a Jesus Cristo, como caminho, verdade e Vida e aceitamos a VIDA NOVA que Ele nos oferece.


Jesus Cristo convida-nos de facto a sermos coerentes com a escolha que fizemos e a praticarmos as obras boas de Deus.



E NÓS? COMO RESPONDEMOS?


Na verdade, a nossa vida, enquanto crentes e baptizados e discípulos de Jesus, como é?:


- Somos coerentes e fiéis a esta escolha?


- Vivemos segundo os caminhos de Jesus que aprendemos na Cateqyese e que prometemos nas     promesas do Baptismo?


- Cumprimos os DEZ MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS?


- Cumprimos os MANDAMENTOS DA IGREJA E AS OBRAS DE MISERICÓRDIA?



O Evangelho de hoje (Jo 11, 1-45) mostra-nos que Jesus veio para realizar a vontade de Deus e comunicar - transmitir- aos homens a VIDA NOVA DEFINITIVA.


O Ensinamento e a mensagem principais do evangelho deste Domingo, que nos apresenta a morte e ressurreição de Lázaro, é a seguinte: a afirmação de que não há morte para os que são "amigos" de Jesus, para aqueles que escolhem seguir e viver segundo os seus ensinamentos e exemplo de vida.



Na verdade experimentamos a morte física como todas as demais pessoas.



Mas esta morte material é apenas a passagem para a vida eterna. Esta vida plena que desejamos encontrá-la junto de Deus, nosso Pai e Senhor, fonte e dador da vida. Na sua Casa repousaremos um dia definitivamente.

A nossa fé nos garante que com a morte física não seremos destruídos.
Por isso, hoje somos convidados a viver esta vida presente sem medo, mas com muita fé e confiança em nosso Pai, Deus da Vida.

.

terça-feira, 28 de março de 2017

CARTA DE D. FRANCISCO: "IGNORÂNCIA DAS ESCRITURAS, IGNORÂNCIA DE CRISTO".


Carta de D. Francisco para o Etxheko Março 2017

”Ignorância das Escrituras, ignorância de Cristo” (S. Jerónimo)

Caríssimos Diocesanos:

“Cada Família, uma Bíblia”. Com estas palavras a nossa Reunião de Pastoral de fim do ano passado, quis indicar o instrumento indispensável para vivermos profundamente o Plano Pastora para este Ano de 2017: A FAMÍLIA E A COMUNIDADE CRISTÔ

A Bíblia é fundamental para a compreensão do sentido da família cristã segundo a vontade de Deus. Efectivamente, na Bíblia encontramos os ensinamentos e verdades sobre a família. Vejamos:

·        A Igualdade fundamental entre o homem e a mulher: “Ele os criou homem e mulher” (Gen 1,27);

·        A união indissolúvel entre o marido e a mulher: “O homem deixará o pai e a mãe para se unir à sua mulher; e os dois serão uma só carne” (Gen 2, 24): “O que Deus uniu, o homem não separe” (Mc 10,12);

·        O amor entre os esposos: “Maridos, amai as vossas esposas como Cristo amou a sua Igreja” (Ef 5,25 e ss; e Col 3,19);

·        Dedicação, fidelidade e entrega: “Maridos, amai as vossas esposas, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela; assim os maridos devem amar as suas mulheres como ao seu próprio corpo” (Ef 5,25 e 28); “Maridos, não as trateis com aspereza” (Col 3,19);

·        Adultério: “Não cometerás adultério” (Deut 5,18); “Não cobiçarás a mulher do teu próximo” (Deut 5,21).

·        Abertura á transmissão da vida: “Crescei e multiplicai-vos” (Gen 1,28); “Os filhos saõ uma herança do Senhor” (Salmo 127,3);

·        A educação dos filhos: “Tens filhos? Educa-os e acostuma-os à obediência desde a infância” (Bem-Sirá. 7,23-25); “E vos pais, não exaspereis os vossos filhos, mas educai-os na disciplina e correcção, segundo o Senhor” (Ef 6,4);

·        Amor aos pais:  “Honra  teu pai e  tua mãe” (Deut 5, 18); “Filhos, obedecei em tudo a vossos pais” (Col 5,20).

Para seguirmos tais ensinamentos, além de escutarmos a Palavra de Deus nas celebrações litúrgicas dos Domingos  e noutras Festas, é necessário termos nas mãos o livro da Bíblia para facilitar a sua leitura diária, individua, familiar ou em pequenos grupos. Desta maneira poderemos ter perto de nós uma palavra verdadeira, de orientação em quaisquer situações em que nos encontrarmos. Mesmo que não saibamos ler, devemos ter nas nossas casas a Bíblia para que os que sabem ler façam a leitura para nós.

Convido os “Anamalaleya”, os que exercem quaisquer ministérios e todos os que sabem ler para visitarem os seus irmãos e lerem a Palavra de Deus à aqueles que não apreenderam a ler. Ninguém deve ficar para ele sozinho com este dom de saber ler. É um serviço muito importante que facilmente esquecemos: distribuir a Palavra de Deus para que ninguém tenha fome.

Ao mesmo tempo, torna-se necessário organizarmos pequenos Cursos de Iniciação bíblica nas comunidades e em todas as Paróquias para facilitarmos a compreensão das mensagens da Palavra de Deus. Frequentemente não compreendemos bem a leitura da Bíblia, torna-se difícil se não houver uma boa explicação, pois a Bíblia foi escrita em línguas, tempos e contextos culturais muito diferentes aos nossos.

Sejamos fiéis a nosso Plano Diocesano de Pastoral, procurando cada Paróquia o seu próprio Plano Paroquial com alguma iniciativa para que a Palavra de Deus chegue ao conhecimento e ao coração dos nossos irmãos, que tem fome e sede de “toda Palavra que sai da boca de Deus” (Mt 4,4).

Vosso Bispo

Francisco