quinta-feira, 5 de setembro de 2013

GURUE ASSOCIA-SE Á JORNADA MUNDIAL DE PENITÊNCIA E ORAÇÃO PELA PAZ NA SIRIA E EM TODO O MUNDO

A Diocese de Gurúè, as suas paróquias e comunidades respondem ao apelo do Papa Francisco associando-se à jornada de penitência e oração pela Paz na Síria e em todo o mundo. 
O Papa renova convite a jornada de oração e jejum pela Síria neste sábado
No final da catequese na audiência geral desta quarta-feira, a primeira após a pausa de verão, o papa Francisco renovou o apelo aos muitos fiéis reunidos na Praça de São Pedro para participarem, neste sábado, 7 de setembro , da jornada especial de jejum e oração pela paz na Síria, no Oriente Médio e em todo o mundo, iniciativa que ele lançou no último domingo, durante o ângelus. Uma jornada para orar "pela paz em nossos corações, porque a paz começa no coração".
"Renovo o convite a toda a Igreja para viver intensamente esse dia e, desde já, agradeço aos outros irmãos cristãos, aos irmãos de outras religiões e aos homens e mulheres de boa vontade que desejam se unir a este momento, nos locais e conforme os seus modos próprios". Em particular, o papa exortou "os fiéis romanos e os peregrinos a participarem da vigília de oração na Praça de São Pedro, às 19h, para rogar ao Senhor o grande dom da paz. Que se alce, forte, em toda a terra, o grito da paz!", exclamou Francisco.
Poucos minutos antes, cumprimentando os fiéis de língua árabe, em especial os procedentes do Iraque, da Jordânia e do Egito, o Santo Padre tinha dito: "Unam-se sempre a Cristo, construindo o seu reino com a fraternidade, com a partilha e com as obras de misericórdia. A fé é uma força poderosa, capaz de tornar o mundo mais justo e mais bonito. Sejam uma presença da misericórdia de Deus e deem testemunho ao mundo de que as tribulações, as provações, as dificuldades, a violência e o mal nunca vão derrotar Aquele que venceu a morte: Jesus Cristo".

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

O PAPA FRANCISCO CONVOCA PARA TODA A IGREJA : DIA 7 DE SETEMBRO 2013 DIA DE ORAÇÃO E PENITENCIA PELA PAZ NA SIRIA E EM TODO O MUNDO

Hoje, queridos irmãos e irmãs, queria fazer-me intérprete do grito que se eleva, com crescente angústia, em todos os cantos da terra, em todos os povos, em cada coração, na única grande família que é a humanidade: o grito da paz! É um grito que diz com força: queremos um mundo de paz, queremos ser homens e mulheres de paz, queremos que nesta nossa sociedade, dilacerada por divisões e conflitos, possa irromper a paz! Nunca mais a guerra! Nunca mais a guerra! A paz é um dom demasiado precioso, que deve ser promovido e tutelado.
Vivo com particular sofrimento e com preocupação as várias situações de conflito que existem na nossa terra; mas, nestes dias, o meu coração ficou profundamente ferido por aquilo que está acontecendo na Síria, e fica angustiado pelos desenvolvimentos dramáticos que se preanunciam.
Dirijo um forte Apelo pela paz, um Apelo que nasce do íntimo de mim mesmo! Quanto sofrimento, quanta destruição, quanta dor causou e está causando o uso das armas naquele país atormentado, especialmente entre a população civil e indefesa! Pensemos em quantas crianças não poderão ver a luz do futuro! Condeno com uma firmeza particular o uso das armas químicas! Ainda tenho gravadas na mente e no coração as imagens terríveis dos dias passados! Existe um juízo de Deus e também um juízo da história sobre as nossas ações aos quais não se pode escapar! O uso da violência nunca conduz à paz. Guerra chama mais guerra, violência chama mais violência.
Com todas as minhas forças, peço às partes envolvidas no conflito que escutem a voz da sua consciência, que não se fechem nos próprios interesses, mas que olhem para o outro como um irmão e que assumam com coragem e decisão o caminho do encontro e da negociação, superando o confronto cego. Com a mesma força, exorto também a Comunidade Internacional a fazer todo o esforço para promover, sem mais demora, iniciativas claras a favor da paz naquela nação, baseadas no diálogo e na negociação, para o bem de toda a população síria.
Que não se poupe nenhum esforço para garantir a ajuda humanitária às vítimas deste terrível conflito, particularmente os deslocados no país e os numerosos refugiados nos países vizinhos. Que os agentes humanitários, dedicados a aliviar os sofrimentos da população, tenham garantida a possibilidade de prestar a ajuda necessária.
O que podemos fazer pela paz no mundo? Como dizia o Papa João XXIII, a todos corresponde a tarefa de estabelecer um novo sistema de relações de convivência baseados na justiça e no amor (cf. Pacem in terris, [11 de abril de 1963]: AAS 55 [1963], 301-302).
Possa uma corrente de compromisso pela paz unir todos os homens e mulheres de boa vontade! Trata-se de um forte e premente convite que dirijo a toda a Igreja Católica, mas que estendo a todos os cristãos de outras confissões, aos homens e mulheres de todas as religiões e também àqueles irmãos e irmãs que não creem: a paz é um bem que supera qualquer barreira, porque é um bem de toda a humanidade.
Repito em alta voz: não é a cultura do confronto, a cultura do conflito, aquela que constrói a convivência nos povos e entre os povos, mas sim esta: a cultura do encontro, a cultura do diálogo: este é o único caminho para a paz.
Que o grito da paz se erga alto para que chegue até o coração de cada um, e que todos abandonem as armas e se deixem guiar pelo desejo de paz.
Por isso, irmãos e irmãs, decidi convocar para toda a Igreja, no próximo dia 7 de setembro, véspera da Natividade de Maria, Rainha da Paz, um dia de jejum e de oração pela paz na Síria, no Oriente Médio, e no mundo inteiro, e convido também a unir-se a esta iniciativa, no modo que considerem mais oportuno, os irmãos cristãos não católicos, aqueles que pertencem a outras religiões e os homens de boa vontade.
No dia 7 de setembro, na Praça de São Pedro, aqui, das 19h00min até as 24h00min, nos reuniremos em oração e em espírito de penitência para invocar de Deus este grande dom para a amada nação síria e para todas as situações de conflito e de violência no mundo. A humanidade precisa ver gestos de paz e escutar palavras de esperança e de paz! Peço a todas as Igrejas particulares que, além de viver este dia de jejum, organizem algum ato litúrgico por esta intenção.
Peçamos a Maria que nos ajude a responder à violência, ao conflito e à guerra com a força do diálogo, da reconciliação e do amor. Ela é mãe: que Ela nos ajude a encontrar a paz; todos nós somos seus filhos! Ajudai-nos, Maria, a superar este momento difícil e a nos comprometer a construir, todos os dias e em todo lugar, uma autêntica cultura do encontro e da paz. Maria, Rainha da paz, rogai por nós!
[Depois Angelus:]
Caros irmãos e irmãs,
ontem em Bucareste foi proclamado beato Vladimir Ghika, sacerdote diocesano, nascido em Estambul e morto mártir em Bucareste em 1954. Amanhã, pelo contrário, em Messina, se terá a beatificação de Antonio Franco, Prelado Ordinário de Santa Lucia del Mela, vivido entre os séculos XVI e XVII. Agradeçamos a Deus por estas  exemplares testemunhas do Evangelho!

VISITA PASTORAL À PARÓQUIA DE N. S. DA CONCEIÇÃO DE INVINHA


D. Francisco à chegada às comunidades era acolhido num  ambiente festivo


VISITA PASTORAL À PARÓQUIA DE INVINHA

De 22 de Agosto a 4 de Setembro de 2013, D. Francisco Lerma, acompanhado pelo Pe. Francisco Cunlela, Vigário Geral da Diocese, realizou a Vista Pastoral  à Paróquia de N. S. da Conceição de Invinha.

A paróquia conta com 127 comunidades organizadas em 21 Zonas Pastorais. Está sob os cuidados pastorais do clero diocesano de Gurúè: PP. Júlio Pedro, Pároco; P. Manuel José Nassuruma, Vigário Paroquial; P. Diogo Muanido, Director da Rádio Diocesana e  colaborador; P. Rito Alberto, Reitor do seminário diocesano S. José e colaborador.

Na Paróquia se encontram as seguintes instituições eclesiásticas e religiosas:  o Seminário Diocesano Propedêutico S. José, a Casa de Formação do Instituto Secular  Companhia Missionária e a Escola Secundária e pré-universitária  “Madre Maria Clara” das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, com um Lar Feminino e outro Masculino.

Seguindo o programa preparado pelo Conselho Pastoral Paroquial, D. Francisco dialogou com os cristãos, recebeu os conselhos das Zonas Pastorais e das Comunidades, celebrou Eucaristia e a Sagrada Confirmação nos seguintes lugares de concentração:

22.08.2013
Concentração na comunidade de Nicorropale
 
ZONA PASTORAL DE MACUARO
. Comunidades:
1.       S. João Baptista de Makalama;
2.        S. Lucas de Malukuni;
3.       S. Luis de Npula;
4.       S. Maria Virgem de Namakotxo;
5.        S. Pedro de Namarrama;
6.       S. Carlos de Tole;
7.        Muakara e
8.       S. Atónio de Macuaro.
Foram crismados 59 cristãos desta Zona Pastoral.
ZONA PASTORAL DE MARATXA.
 Comunidades:
1.       S. José de Mukwakali;
2.        S. Carlos Lwanga de Txehua;
3.       S. João Baptista de Maratxa;
4.       S. Paulo de Namitato;
5.        S. Lucas de Nipive;
6.       S. Bernardo de Nakopera
7.        Sagrada Família de Nikoropale.
Foram crismados 88 cristãos das comunidades referidas.

23.08.2013.
Concentração na comunidade de Enrove

ZONA PASTORAL DE  ENROVE.
Comunidades:
1.. S. Paulo de Enrove;
2. N. S. da Conceição de Nipahe;
3. S. Paulo de Kokola;
4.S. Mónica de Mutine
5. S. Francisco de Hapata
6. Sagrada Família de Makasa.
 Foram crismados 54 cristãos desta Zona Pastoral.

ZONA PASTORAL DE MUELA.
 Comunidades: 1.1
1.        S. Domingos de Muela;
2.       S. Tiago de Kalava;
3.       N. S. de Fátima de Iopamutori;
4.        Ntethele; S. Pedro de Nsurupi;
5.        S. Carlos Lwanga de Patxé;
6.        S. S. de Fátima de Napako.
Crismados foram 39.
24 e 25.08.2013

Durante estes dois dias, o Sr. Bispo  interrompeu-se a Visita Pastoral para presidir à Peregrinação Mariana Diocesana à Paróquia/Santuário de N. S. Rainha do Mundo em Malua – Alto Molócuè,  e à Ordenação Presbiteral do Diácono Januário António Mucaia.
O Pe. Francisco Cunlela, Vigário Geral, na  catequese antes das celebrações

27.08.2013.
Concentração na comunidade de Mogeia

ZONA PASTORAL DE MAKOTXA.
Comunidades:
1.       S. Bento de Makotxa;
2.       N. S. da Anunciação de Ntupa;
3.       S. José de Muravoni;
4.       S. Pedro de Nyapi;
5.       S. Tiago de Muripa;
6.       Sagrado Coração de Jesus de Otxokoma
7.       Namukoma.
Os crismados foram 111.

ZONA PASTORAL DE MEPWAGÍWA.
 Comunidades:
1.        Santísisma Trindade de Mepwagiwa;
2.       S. Paulo de Hulane;
3.       S. Lucia de Mutakasi;
4.        S. S. de Lurdes de Mukomo;
5.        S. Teresinha de Mapwuiane;
6.       S. António de Namulema.
As confirmações foram 121.

ZONA PASTORAL DE MOGEIA.
Comunidades:
1.  S. Estêvão de Mogeia,
2. S. Lucia de Mukaveia
3. S. Pedro de Namaia;
4.Sagrado Coração de Jesus de Mpira;
5. S. S. de Fátima de Ehua.
Os crismados foram 80.

28.08.2013.
 Concentração na comunidade de Murrimo 
D. Francisco encontrou-se com os jovens em cada uma das concentrações

ZONA PASTORAL DE NANZUA
Comunidades:
1.       S. Catarina de Nazua;
2.       S. Agostinho de Nakutxua;
3.       S. Pedro de Nalume;
4.       N. S. da conceição de Mole;
5.       S. Carlos Lwanga de Palakane.
6.        Os crismados foram 74.

ZONA PASTORAL DE MURRIMO.
 Comunidades:
1.        N. S. da Conceição de Murrimo;
2.       S. Paulo de Walaka;
3.        S. Carlos Lwanga de Namiruku;
4.        S. Pedro de Mwalantxemo.
Os crismados foram  94.

ZONA PASTORAL DE KOVELA.
 Comunidades:
1.       S. Francisco de Assis de Kovela;
2.       S. Tiago de Namaripe;
3.       S. Carlos Lwanga de Nigwalo;
4.       N. S. de Fátima de Nakuka.
5.       Os crismados foram 39.
À seguir à celebração, D. Francisco reuniu com os jovens das três Zonas Pastorais com os  Coordenadores dos Grupos Juvenis Zonais.

CAPELANIA DO BEATO ISIDORO BAKANJA

29.08.2013. Concentração na comunidade de Rurupi.
ZONA PASTORAL DE MWAGIWA.
 Comunidades:
1.São Pedro de Mwagiwa
2.S. Lúcia de Naiuma
3.Santa Maria de Muela mahi
4.S. Bartolomeu de Makutxi
5.S. José de Patane
Centro de Catequese S. Lúcia de Murrokone

ZONA PASTORAL DE MUNYETHE.
 Comunidades:
1.S. Miguel de Munyethe
2.S. Tiago de Pepene
3.S. Carlos Lwanga de Rurupi
4.S. João Baptista deMuitiwi
5. Santo António de Nsalo
Centro de Catequese de Kurunkhwa
ZONA PASTORAL DE  NAMIKOPO.
Comunidades:
1.Santa Maria Mãe de Deus de Mutxope
2.S. João Baptista de Uani
3.S. Paulo de Namicopo
4.S. Paulo de Nyamata
5.S. António de Muela mahi
6.S. Teresa de Nyaminga

30.01.2013. Concentração na comunidade de NAMULAVA
ZONA PASTORAL DE MARORA.
 Comunidades:
1.S. Francisco de Marora
2.S. António de Maritxe
3.S. Miguel de Masise
4.S. Pedro Claver de Kalane
6.S. José de Nasona

ZONA PASTORAL DE LUNI.
Comunidades:
1.Santa Maria Mãe de Deus de Luni 1º
2.S. António de Luni 2º
3.S. Miguel de Nantxakasa
4.S. Caros Lwanga de Namulana
5.Santa Maria de Mueliha
Centro de Catequese de Namikonya










31.08.2013. Concentração na comunidade de MAGAR.
ZONA PASTORAL DE NAMAKALA.
Comunidades:
1.Santa Marta de Namakala
2.S. João de Brito de Magar
3.N. S. da Conceição de Nivakane
4.Santo Agostinho de Kariko
5.Santo Agostinho de Melamahi



ZONA PASTORAL DE ETXOKOLE
. Comunidades:
1.S. pedro de Etxokole
2.S. José de Kokore
3.S. S. Pedro d e Natxaka
4.S. Teresa de Letxé
5.S. Isabel de Mitokane



01.09.2013. Concentração na  comunidade de Invinha, sede da Paróquia.
ZONA PASTORAL DE INVINHA.
Comunidades:
1. N. S. da Conceição d Invinha - Sede
2. S. Marcos de Nar
3.S. Francisco Xavier de Muanya
4.S. Maria Madalena de Kivuane
5.S. N. S. da Assunção de Lalama
6.N. S. Rainha da Paz de Erimori
7.Mepariua
8.S. S. de Fátima de Mussima
9.. S. Pedro e S. Paulo de Mukoropa
10.S. Pedro Claver de Murupala
Centro de Catequese de Nlaha

ZONA PASTORAL DE EMISSE.
Comunidades:
1. Emisse
2.S. Carlos Lwanga de Insapo
3.S. André de Munyoka
4.S.S. pedro e S. Paulo de Mumúa
5.S. Carlos Lwanga de Lapone
Os crismados de ambas as Zonas foram 186
Encontro com a Equipa Missionária: Padres da Paróquia e do Seminário S. José, Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição e as leigas do  Instituto Secular Companhia Missionária.
 
A alegria dos mais novos
03.09.2013. Concentração na comunidade de Mwalakala.

ZONA PASTORAL DE  GOMOLE.
Comunidades:
1. S. André de Gomole
2.N. S. de Lurdes de Manli
3.S. Carlos Lwanga de Mukwa
4.S. Pedro de Nakorotho

ZONA PASTORAL DE IAKABI.
Comunidades:
1. S. Lucia de Iakabi
2.N.S. da Conceição de Masia
3.S. Paulo de Kurape
4.S. Isabel de Navera
5.Sagrada família de Mualakala
6.S. Pedro de Montebranco
7.S. Miguel Arcanjo de Mabwenyane
8. Santa Maria de Munyophowa

04.09.2013.  Concentração na sede da Missão, Invinha.
Encontro com o Conselho  Pastoral Paroquial e o Conselho para os Assuntos Económicos.