terça-feira, 3 de maio de 2016

NOVA PARÓQUIA NA DIOCESE DE GURÚÈ: PARÓQUIA S. BERNARDO


CRIAÇÃO DA NOVA PARÓQUIA S. BERNARDO. GURÚÈ

No passado dia 17 de Abril do corrente ano 2016 foi inaugurada a nova Paróquia S. Bernardo, na cidade de Gurúè, com uma solene Celebração da Eucaristia presidida por d. Francisco Lerma, Bispo da Diocese de Gurúè e concelebrada pelo Pe. Agostinho Vasconcelos, Moderador da Cúria e Director do Secretariado Diocesano de Pastoral; e Pe.  Luciano Cominotti, Pároco da nova Paróquia; Pe. Daniel Raul, Director da Extensão de Gurúè da Universidade Católica de Moçambique; Pe Januário António, Reitor do Seminário Diocesano S. José e Pe. Xavier Jaquissone, Vigário Paroquial de Pebane. Participaram todos os responsáveis das comunidade que integram a nova Paróquia, as religiosas das Congregações presentes na Paróquia, nomeadamente as Religiosas do Coração de Maria e as Missionárias Capuchinhas e Dª Henriqueta do Rosário, Secretária Permanente do Distrito, e numerosos fiéis.

Durante a celebração tomou posse o novo Pároco (primeiro desta nova Paróquia), o Pe. Luciano Cominotti, do clero diocesano de Gurúè, e receberam o Sacramento do Santo crisma 59 candidatos.

A nova Paróquia S. Bernardo é desmembrada da Paróquia S. António da Sé Catedral e está formada por 9 núcleos na sede e pelas comunidades Santíssimo Rosário de Nanto; S. João Baptista de Miaco; S. Quisito de Nanviriviri; S. Francisco de Assis de Nahetxe; S. Paulo de Mucui; e Santa Cruz de Mocoa; e as comunidades da zona do Murece, desmembradas da Capelania S. Kisito do Monte Namuli.

A sede Paroquial encontra-se no Bairro Moneia da Cidade de Gurúè.

O número total e cristão ronda por volta de 3.445 aproximadamente.

No ano de 2015 celebraram-se 259 Baptismos e 25 Matrimónios.

A Catequese geral ministrada pelos catequistas ocorre aos Sábados, pelas 14 horas.

Movimentos presentes na Paróquia: Santa Infância Missionária; a Legião de Maria; Ordem Franciscana Secular; e Família do Sagrado Coração de Jesus.

Louvamos e agradecemos a Santíssima Trindade pelo dom desta nova Paróquia na Diocese de Gurúè.

domingo, 1 de maio de 2016

ASSEMBLEIA DOS RELIGIOSOS DA DIOCESE DE GURÚÈ


ASSEMBLEIA DOS RELIGIOSOS DA DIOCESE DE GURÚÈ:

“ONDE ESTÃO OS CONSAGRADOS0 HÁ SEMPRE ALEGRIA”

De 30/04 a 01/05/2016, na Casa Diocesana de Gurúè, realizou-se a Assembleia dos Religiosos, com a participação da maior parte dos membros das Congregações femininas e masculinas presentes na Diocese.

Segui-se o Programa anteriormente preparado pela CIRMO (Conferência dos Institutos Religiosos de Moçambique) diocesana. Eis os pontos mais salientes:

1.       Desafios da hora presente. D. Francisco Lerma

2.       Reflexão sobre o Ano da Misericórdia. Pe. Francisco Bellini, scj.

3.       Apresentação dos Relatórios das Comissões.

4.       Partilha da acção missionária das Congregações.

5.       Eleição dos novos membros da direcção da CIRMO diocesana. Foi eleita Presidente a Irmã Janet, das missionárias da Consolata; Vice-Presidente o Pe. Alessandro Capoferri, scj; e Ecónoma, a Irmã Mª da Graça, capuchinha.

6.       Planificação e avaliação,