sábado, 22 de maio de 2021

Missa de acção de graças, pelo 27º aniversário da Ordenação episcopal de Dom Manuel Chuanguira Machado, primeiro Bispo da Diocese de Gurúè

 Às 10.20 horas de hoje (22.05.2021), memória de Santa Rita de Cássia, na capela privada de Dom Inácio Lucas, teve lugar uma celebração eucarística de acção de graças, pelos 27 anos da ordenação episcopal de Dom Manuel Chuanguira Machado, primeiro Bispo da Diocese de Gurúè.

Presidiu a Eucaristia, Dom Inácio Lucas, Bispo Titular concelebrada pelo festejado (Dom Manuel) e alguns sacerdotes diocesanos e religiosos. Na Missa tomaram parte por representatividade algumas Religiosas e leigas que trabalham nos arredores da cidade de Gurúè.


Logo no início da celebração, Dom Inácio contextualizou a celebração ao afirmar que iria rezar a Missa votiva de Maria Rainha dos Apóstolos, para agradecer a vida e o apostolado de Dom Manuel na Diocese de Gurúè.

Em sua homilia, Dom Inácio começou citando a Carta aos Hebreus: «Lembrai-vos dos vossos chefes, que vos anunciaram a palavra de Deus. Considerai o êxito da sua carreira e imitai a sua fé. Jesus Cristo é sempre o mesmo, ontem, hoje e por toda a eternidade» (13, 7-9). Com este trecho, Dom Inácio percorreu os momentos significativos da vida de Dom Manuel como Bispo da Diocese de Gurúè e convidou aos presentes, a sermos herdeiros do testemunho de entrega de Dom Manuel em favor da Igreja universal e de Gurúè em particular.


Em seguida, partindo dos textos bíblicos da Missa do dia, (Act 1, 12-14; 2, 1-4; Jo 19,25-27) Dom Inácio apresentou o ícone de Maria como modelo de oração e encorajou todos os Institutos Religiosos a ter presente que a nossa prioridade é a oração que nos identifica como tais. A oração, sublinhou Dom Inácio, é sinal da identidade dos discípulos do Senhor. Após a Missa, foi servido um copo de água no Salão do Centro pastoral.



Notas biográficas e itinerário vocacional de Dom Manuel Chuanguira Machado


Dom Manuel Chuanguira Machado sacerdote diocesano da Arquidiocese da Beira, foi o primeiro Bispo da Diocese de Gurúè.

Nasceu em Bawaze, distrito de Marromeu província de Sofala, aos 11 de Julho de 1950.

Incardinou-se na Arquidiocese da Beira como Diácono aos 10 de Maio de 1981 e foi ordenado sacerdote a 13 de Dezembro  do mesmo ano, na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima na Beira.

Aos 12 de Abril de 1991 foi nomeado Vigário Geral da Arquidiocese da Beira, tendo posteriormente acumulado este serviço com o do Ecónomo da Diocese e Reitor do Seminário Bom Pastor da Beira.

A 2 de Agosto de 1992 foi nomeado Director do Secretariado Geral da CEM até a nomeação oficial de Bispo de Gurué a 14 de Janeiro de 1994.

Foi ordenado Bispo na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus de Macuti, aos 22 de Maio de 1994 e tomou posse no dia 29 de Maio do mesmo ano, Solenidade da Santíssima Trindade.

Ao tomar posse, a Diocese de Gurúè não tinha nenhum sacerdote diocesano. Foi assim, que Dom Bernardo Filipe Governo, Bispo de Quelimane, concedeu-lhe o Reverendo Padre Freitas Emílio Joaquim, para fazer comunidade com Dom Manuel Chuanguira Machado.

Em Dezembro de 1995, ordenou os primeiros 5 Diáconos da Igreja de Gurúè (Rosário Xavier Iacaca, Tarcísio Francisco João Álvaro, Francisco Cunlela, Júlio Pedro e Daniel Alexandre Raúl). Estes Diáconos, viriam a ser os primeiros Padres Diocesanos da Diocese de Gurúè, ordenados por Dom Manuel, a partir de 02 Junho de 1996.

 

Visão de Dom Manuel Chuanguira Machado: Tendo aceite com apenas 43 anos de idade, para ser o primeiro Bispo da nova Diocese de Gurúè e todo o trabalho que exige uma Diocese que acaba de nascer, Dom Manuel, logo no início com os primeiros padres, enveredou pelo caminho da especialização. Os primeiros dois Padres, formaram-se em Teologia Moral e Direito Canónico, o terceiro em Teologia Bíblica, o quarto em Sociologia, o quinto em Teologia Espiritual. Num período de 13 anos, Dom Manuel aceitou e viveu os desafios da nossa família diocesana que hoje fazem parte da nossa própria história.

Por motivos de saúde, aos 09 de Outubro de 2009, Sua Santidade Papa Bento XVI aceitou a sua renúncia ao governo pastoral da Diocese de Gurúè, tendo sido nomeado como Administrador Apostólico o Pe Renato Comastri, scj.

Desde a sua resignação, Dom Manuel encontra-se acolhido na Casa família, sita no Bairro Barragem, mantendo o compromisso de dar a sua vida até ao fim nesta Diocese.



 

 

 

sexta-feira, 21 de maio de 2021

Missa de acção de Graças pelos 27 anos de ministério episcopal de Dom Manuel Chuanguira Machado

 


Dom Inácio no Seminário Diocesano São José


Às 16.30 horas de hoje, Dom Inácio Lucas deslocou-se ao Seminário Diocesano de São José de Invinha, para saudar e dialogar com a equipa formadora e os seminaristas.

Acolhido calorosamente pelos seminaristas com cânticos, num primeiro momento Dom Inácio encontrou-se com os seminaristas. Partindo do Magistério da Igreja sobre a formação, mormente a Exortação pós sinodal Pastores Dabo Vobis, Dom Inácio explicou o significado da palavra "seminário", falou da equipa formadora e suas competências, apresentou as dimensões da formação, a vida económica do Seminário, encorajando os seminaristas a assumir com seriedade e alegria as propostas formativas que lhes são oferecidas ao longo da formação e a enamorar-se profundamente com Cristo. Dom 

Dom Inácio Lucas

Na segunda parte da sua presença no Seminário, Dom Inácio agradeceu o trabalho desenvolvido pela equipa formadora e encorajou-a a fazer o melhor, para prover uma formação de qualidade para os futuros presbíteros da Igreja.

Seminaristas


No presente ano, o Seminário São José conta com 22 seminaristas, dos quais 07 do 1º Ano e 9 do 2º Ano e 6 do 3º Ano assistidos por dois Padres residentes: Pe João Ernesto Tárua- Reitor e Pe Adelino Eduardo Mualicamo – Vice reitor, Prefeito de Estudos e ecónomo.




60 dias de ordenação episcopal de Dom Inácio Lucas, 3º Bispo da Diocese de Gurúè

 

Há 60 dias (21.03.2021), em pleno Estado de calamidade, foi ordenado Bispo na Sé catedral de Gurúè, Dom Inácio Lucas, 3º Bispo da nossa Diocese.

Rezemos por Dom Inácio Lucas, para que continue firme no seu ministério episcopal.

Bem-haja Dom Inácio Lucas



quinta-feira, 20 de maio de 2021

Visita à equipa missionária da Paróquia de S. José de Lioma

 

Na manhã desta Quinta-feira (20.05), Dom Inácio Lucas no prosseguimento do périplo do conhecimento da realidade e das forças vivas da Diocese, foi-se encontrar com a equipa missionária da Paróquia de São José de Lioma, sita no Posto Administrativo do mesmo nome.

Representantes da Paróquia que acolheram D. Inácio

Num primeiro momento, Dom Inácio, foi acolhido na residência paroquial pelo Reverendo Padre Gonçalves Niviremo, Pároco de S. José de Lioma, pelo Diácono Chaurito Maurício em experiência pastoral na Paróquia acima e por um grupo representativo de animadores da Paróquia. Após um breve diálogo, Dom Inácio concedeu-lhes a bênção.

No momento do acolhimento
à sua chegada ao orfanato

Depois de trocar novidades e impressões Dom Inácio, acompanhado pelo Pároco e o Diácono, dirigiu-se à Casa das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias, que cuidam de um orfanato com 45 crianças órfãs. Logo à sua chegada, Dom Inácio foi recebido com as Irmãs e crianças do Centro e seguidamente, celebrou Eucaristia.

Logo início da Missa, Dom Inácio disse que iria dedicar a Missa às intenções das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias, que no passado trabalharam na sua terra natal (Mirrote), mas nunca teve a oportunidade de rezar com elas.

Na sua homilia, com uma linguagem simples adapta aos petizes, Dom Inácio pediu às crianças que rezassem pelas Irmãs que as cuidam e que lhes fossem fiéis. Mas ainda, agradeceu às Irmãs pelo trabalho que fazem e terminou recomendando insistentemente para que todos juntos, rezassem uns pelos outros.


No fim da celebração, Dom Inácio acompanhado pelas Irmãs e as crianças, visitou o Orfanato e no fim teve lugar um almoço de confraternização.

Actualmente, a Paróquia de São José de Lioma possui 86 pequenas comunidades cristãs e é assistida por um Padre e um Diácono. Colaboram na Paróquia as Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias, que fazem gestão do Orfanato.

Dom Inácio no fim da celebração


quarta-feira, 19 de maio de 2021

Visita à equipa missionária da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus de Nauela







Às 13 horas de hoje (19.05), Sua Excelência Reverendíssima Dom Inácio Lucas, chegou à Milevane, onde foi acolhido na Comunidade dos Padres que assistem a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus. Trata-se de uma comunidade constituída por dois padres (Pe Renato Comastri e Raimundo Adriano Mário), um Diácono (Egas) e um estagiário da Diocese (Tarcísio) que assistem a Paróquia supracitada com mais de 120 comunidades cristãs.

Dom Inácio com Pe Renato e Pe Raimundo

Após o almoço, Dom Inácio dialogou com a Comunidade dos Padres, e disse que a sua chegada a Milevane tinha o único objectivo de conhecer os servidores da paróquia do Sagrado Coração de Jesus, apresentar-se e estreitar as relações de colaboração mútua para a edificação da Igreja diocesana de Gurúè. Mais adiante, Dom Inácio agradeceu o trabalho desenvolvido pelos padres Dehonianos na Paróquia acima em particular e na zona da alta Zambézia em geral, onde estão presentes desde o  ano de 1947.

Dom Inácio, reservou um tempo para dialogar com o Estagiário Tarcísio.

Às 14.30 horas, juntamente com o Padre Renato Comastri, Dom Inácio visitou as Religiosas do Amor de Deus. Presentemente, esta comunidade religiosa possui 07 Irmãs, que para além da colaboração directa na pastoral da Paróquia, fazem a gestão de uma Escola Agrária e de um Internato.  

Seguidamente, Dom Inácio visitou a Escola Agrária e dialogou com alguns professores.

Dom Inácio dialogando com os
 professores da Escola Agrária

terça-feira, 18 de maio de 2021

Rádio Diocesana de Gurúè

Em resposta aos esforços empreendidos pela nossa Diocese, em vista à recuperação da Rádio Diocesana de Gurúè avariada há mais de dois anos, uma equipa de técnicos oriundos de Nampula, esteve a trabalhar na estação emissora da nossa Rádio, acompanhados pelo Director da Rádio, Padre João Ernesto Tárua.

Do trabalho feito, temos esperança que num futuro não longínquo, a nossa Rádio venha a retomar as suas emissões.

Unamos as nossas orações, para que este sonho de recuperarmos a nossa estação emissora se concretize o mais rápido possível.

Padre Silvano visita a nossa Diocese

 

Na tarde do dia 16 de Maio corrente, em gesto de cortesia, visitou a nossa Diocese Don Silvano Daldoso, sacerdote fidei donum da Diocese de Verona-Itália e actualmente Pároco de Memba na Diocese de Nacala. Na sua deslocação à nossa Diocese, Padre Daldoso fazia-se acompanhar da Senhora Elena, uma Leiga Missionária italiana que colabora na Cáritas diocesana de Nacala.


Os dois visitantes, foram acolhidos na Casa Diocesana por Sua Excelência Reverendíssima Dom Inácio Lucas, Bispo da nossa Diocese.

Nas cascatas de Licungo
No dia 17 de Maio, após a celebração da Eucaristia, os nossos visitantes, acompanhados por S.E.R. Dom Inácio Lucas, o Chanceler da Diocese, Pe Tonito Muananoua, e Pe Luciano Cominotti foram visitar S.E.R. Dom Manuel Chuanguira Machado, I Bispo da Diocese de Gurúè, que por motivos de saúde, renunciou ao cargo pastoral da Diocese de Gurúè aos 09 de Outubro de 2009 e vive na Casa Família sita no Bairro Barragem. Ao fim da manhã, os nossos hóspedes visitaram a Comunidade de Mahiwawa, pertencente à Paróquia de São Bernardo e sita nas encostas do monte Murrece . Na tarde do mesmo dia, Don Daldoso fazendo-se acompanhar com o Bispo da nossa Diocese e o Chanceler visitou as Cascatas do rio Licungo.

Na manhã do dia 18 de Maio, a caminho de regresso para a sua proveniência (Nacala) e acompanhados pelo Bispo da Diocese, pelo ecónomo, pelo Chanceler, os nossos hóspedes visitaram a Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes de Mulevala e sucessivamente a Capelania de Santa Maria Mãe de Deus de Muhogole. Nesta última, Dom Inácio foi acolhido por uma dúzia de fiéis que na ocasião estavam a rezar o Rosário.

Às 16.30 horas, Padre Silvano e a Senhora Elena, retomaram a viagem para Nampula a caminho de Memba, enquanto Dom Inácio, o Ecónomo e o Chanceler regressavam a Gurúè.

Dom Inácio em Muhogole

Da página do nosso blogger, queremos agradecer o gesto de cortesia e fraternidade manifestado pelo Padre Silvano e a Senhora Elena à nossa Diocese. Muito obrigado.