sábado, 17 de agosto de 2013

VISITA PASTORAL À PARÓQUIA DE CRISTO REI DE MUALAMA


Igreja Paroquial de Cristo Rei de Mualama. Encerramento da Visita Pastoral. Celebração.



De 12 a 18 de Agosto de 2013, D. Francisco Lerma, Bispo de Gurúè, acompanhado pelo Vigário Geral da Diocese, o Pe. Francisco Cunlela, realizou a Visita Pastoral à Paróquia de Cristo rei de Mualama, no Distrito de Pebane.

A Paróquia conta actualmente com Três Centros Pastorais, 15 Zonas Pastorais e 91 comunidades cristãs. A região é altamente islamizada.

Esta Paróquia foi reaberta em 2011 e está sob os cuidados do clero diocesano. O Pároco é o Pe. Eustáquio César, e com ele trabalha o minorista Santos quefaz a sua experiência pastoral antes do diaconado. Forma parte da comunidade sacerdotal o Pe. Francisco Máquina, Pároco da Paróquia limítrofe de S. Paulo Apóstolo de Naburi.
 
D. Francisco durante a catequese na Comunidade de Muligode
Durante a Visita, seguiu-se o programa enteriormente preparado pelo Conselho Pastoral Paroquial. Em cada uma das seis concentrações realizadas, o Sr. Bispo fez catequese sobre o Plano Diocesano de Pastoral e sobre o Ano da Fé. O Vigário Geral, pela sua parte, falou aos cristãos sobre o sentido e as implicações concretas do ser cristão hoje no contexto actual em que estamos a viver.

Em cada uma das concentrações celebrou-se a Eucaristia e o Sacramento da Confirmação e, no fim. O Sr. Bispo reuniu com os grupos dos jovens, encorajando-os e indicando o caminho que devem seguir os grupos juvenis: encontros de formação, actividades recreativas, interajuda, estudo, actividades artísticas e ajudas aos pobres e aos anciãos.
 
O Bispo D. Francisco ante a Mezquita de Muebasse - Mualama -
Eis os lugares visitados e as comunidades representadas:

12.08.2013. Concentração na comunidade de Muligode.
- Zona Pastoral de MULIGODE. Comunidades de São Tiago de  Muligode, S. Pedro de  Nakusuka, S. Pedro de  Insepeto e São João Baptista de Namaria.

- Zona Pastoral de MUKOKORO. Comunidades de S. Paulo de Mukokoro, Santa Maria de  Lulane, S. Mateus de  Chalalane, SS Trindade de Mutilanye e S. Miguel de Namigale.

- Zona Pastoral de NAMANLA. Comunidades de S. Miguel de Namanla, N. S. Rainha da Paz de  Kutale, S. Pedro de Mutenesa,  S. José de Marrogani e S. Paulo de Katxelani.
Os confirmados foram 78 cristãos apresentados pelas respectivas  comunidades.

13.08.2013. Concentração na comunidade de  Intxonyane.
- Zona Pastoral de INTXONYANE. Comunidades de S. João Baptista de Intxonyane, S. Coração de Jesus de Mutakane, S. Cristôvão de Mukunavane, Bom Pastor de  Makujukwa e S. Carlos Lwanga de  Kissanga. E o Centro de Catequese da Sagrada Família de Mulela.
- Zona Pastoral de INGUANULA. Comunidades do Bom Pastor de Inguanula, S. António de Ehukwa, S. Pedro de Navasi, S. Paulo de  Namarrove, N.S. de Fátima de Nahavara, S. Tiago de Nanikuta e Maria Santíssima de Nipirene.
- Zona Pastoral de NAKURUKU. Comunidades de S. Pedro de Nakuruku, S. Tiago de  Kalani, S. Carlos Lwanga de Mukuwini, S. João Baptista de Mantxamasi e S. Miguel de  Marraka.
Os crismados nesta concentração foram 71 cristãos.

14.08.2013. Concentração na comunidade de Muebasse
- Zona pastoral de NAMIGURI. Comunidades de S. Pedro de Namiguri, S. Paulo de  Muebasse, Cristo Rei de Murimoni, S. Paulo de Nagonya, S. paulo de Muthoma, S. Miguel de  Molócue, S. José de Nacuatane e S. Tiago de Mucussa.
- Zona Pastoral de NIPURELA. Comunidades de S. Pedro de Nipurela,  Cristo rei de  Muelahipa, S. Tiago de Momane, S. Lucas de  Mihikive, S. Paulo de Miraje e S. Matria de Mutolola.
Os crismados durante a celebração nesta concentração foram 134 cristãos.

15.08.2014. Concentração na comunidade de Natuko.
- Zona Pastoral de  NATUKO. Comunidades de S. José de Natuko, S. Pedro de  Nthiti, S. Paulo de  Namathete, S. Pedro de Niphura e S. Miguel de Muterenya.
- Zona Pastoral de FUSI. Comunidades de S. João Baptista de Fusi, S. Miguel de  Nakuruku 2º, S. Tiago de Nakotopwa, S. Pedro de Mwali e S. António de Mukudane.
Foram crismados 79 cristãos

16.08.2013. Concentração na comunidade de  Naheka.
- Zona Pastoral de NANJOKA. Comunidades de S. Maria de Moneia “A”, S. Paulo de Nanjoka, S. Paulo de Naheka, S. Paulo de Alto Maganha, S. Pedro Claver de Nakwali, S. José de Nagonya 2º, S. Lucas de Kurvane, S. Paulo de Namopene e S. Carlos Lwanga de Mukoponi.
- Zona Pastoral de KULOSINI. Comunidades de S. Pedro de Kulosini, S. Pedro de Namakulani, S. João Evangelista de  Mujima,  S. Gabriel de Txalalani 2º, S. Mateus de Mukuni,  Cristo Rei de Muligodi 2º, N. S. da Assunção de  Niphamo e  S. João Baptista de Mureia.
Os crismados na Celebração desta concentração foram 94 cristãos.
Na parte da tarde, o Sr. Bispo reuniu com a Equipa Missionária.

17.08.2013. Concentração na sede da Paróquia.
- Zona Pastoral da Sede paroquial. Comunidades de Cristo Rei de Mualema, Santa Maria de Mujajane,  S. Muguel de Regoni, S. Paulo de  Nakulihi, S. Tiago de Munela, Santa Maria de  Moneia “B” e. S. José deNamahele.

- Zona Pastoral de SAPATXEKA. Comunidades de S. Tiago de Sapatxeka, S. Paulo de  Jiagem, SS. Anjos de Mwikuha,  S. Paulo de Txitxipe, S. João Baptista de Muelamasi e S. João Baptista de Namipawa.

- Zona Pastoral de SAKANE. Comunidades de  S. Pedro de Sakane, Ss Anjos de Murrekele,  N.S. de Fátima de  Mikuku e S. Cruz de Mussekesene.
Os crismados nesta celebração foram 148 cristãos.

Na parte da tarde, o Bispo encontrou-se com o Conselho pastoral da Paróquia que lhe apresentou o Relatório faz Actividades da Paróquia referente aos Anos de 2011  a 2013 r diversas questões referentes à vida social da região nomeadamente nos campos da saúde, da educação, das terras e da juventude.

18.08.2013. O Bispo celebrou a Missa do Domingo XX do Ano “C”, em acção de graças pela Visita Pastoral com a comunidade da sede paroquial e, à seguir, regressou ao Gurúè.
  

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA DO BOM PASTOR DE PEBANE



VISITA PASTORAL À PARÓQUIA DO BOM PASTOR DE PEBANE

De 8 a 12 de Agosto de 2013, D. Francisco Lerma, acompanhado pelo Pe. Francisco Cunlela, Vigário Geral da Diocese, realizou a Visita Pastoral à Paróquia do Bom Pastor, no Distrito de Pebane.

A Paróquia está sob os cuidados do Clero diocesano de Gurúè. O Pe. Alves Araújo é  Pároco deste Paróquia desde há apenas dois anos; o Vigário Paroquial é o Pe. Américo António, que recentemente foi destinado a fazer uma especialização em Teologia Fundamental na Espanha.

A Paróquia do Bom Pastor de Pebane encontra-se situada entre a Missão de S, Muguel de Mocubela (Maganja da Costa, Diocese de Quelimane) e a Paróquia de Cristo Rei de Pilima – Mualama (Distrito de Pebane), separando-se dela pelos rios Muniga e Namanue respectivamente; e a leste pelo Oceano Índico. A Paroquia encontra-se numa área totalmente islamizada, sendo a Igreja Católica e a Uniã0o Baptista as minorias religiosas mais importantes.

A Paróquia está organizada por cinco Zonas Pastorais e conta com 30 comunidades cristãs.
Eis o programa seguido pelo Sr. Bispo durante a Visita Pastoral:

08.08.2013: Chegada a Pebane, recepção e apresentação do programa da Visita Pastoral.

09.08.2013. Os cristãos concentraram-se na comunidade de Mucuna, onde estiveram presentes as seguintes comunidades da ZONA PASTORAL DE RATATA: Comunidades de Santa Maria Mãe de Deus de Ratata; SS. Pedro e Paulo de Mucuna; S. José de Mutavisse;S. Mateus de Alto Nacove; N.S. da Visitação de Muinacari; S. Carlos Lwanga de Mucunapani; S. Bartolomeu de Muinatere e Sagrada Família de Vilua.
Os cristão crismados foram 23.
Depois da catequese do Sr. Bispo e do Vigário Geral visando a vida dos cristãos e a organização das comunidades cristãs ministeriais e da Celebração da Eucaristia e do santo Crisma, o S. Bispo encontrou-se com os membros do Conselho Pastoral da Zona para tratar assuntos relacionados com a vida pastoral das comunidades. 

10.08.2013.
Na parte da manhã a concentração foi na comunidade de Nahara, com a participação das seguintes Zonas e Comunidades.
ZONA PASTORAL  DE ETAPUANE. Comunidades: S. José de Tapuane; S. Francisco de Assis de Mutasua; S. Marcos de Pelepele; S. Francisco Xavier da Ilha de Tocoro.
ZONA PASTORAL DE MUNUCA. Comunidades: N.S. Imaculada Conceição de Munuka; N. S- de Fátima de Mepijini; S. João Evangelista de Nebia; e S. Agostinho de Mukukuni. Centro de Catequese e Murrakani.
ZONA PASTORAL DENAPAVI. Comunidades: Sagrada Família de Napalavi; S. Carlos Lwanga de Gurunkuku; S. Pedro de Najirani; S. Afonso de Nasoro; e Espírito Santo de Nahavara,
Os crismados foram 30.
Na parte da tarde o Sr. Bispo acompanhado pelo movimento Legião de Maria e pelo Pároco visito a Cadeia Civil de o Hospital de Pebane,
À noite reuniu com a Equipa Missionária.

11.08.2013.
Antes do encontro e da celebração com a comum idade da sede paroquial, o Sr. Bispo abençoou e inaugurou o novo sistema de abastecimento de água da Casa Paroquial.
Na celebração realizada na Igreja Paroquial da sede participaram as seguintes Comunidades:
Bom Pastor da sede; N.S. da Anunciação; Missi; N.S. de Fátima de Maiaia; N. S, de Fátima de Mujoti; S. Lucas de Baixo  Cuni.
Desta Zona formam parte mais duas comunidades que não se fizeram representar: Muakakani e Puruncucu.
Os crismas foram 66.
Logo a seguir â Catequese do Sr. Bispo e do Vigário Geral e à Celebração da Eucaristia e da Confirmação, o Sr. Bispo teve um encontro com o Conselho Pastoral da Paroquia que lhe apresentou  Relatório das Actividades Paroquiais dos anos de 2011- 2012 e2013.