quinta-feira, 17 de junho de 2021

Secretaria de Estado da Zambézia no Gurúè

 

Encontra-se no Distrito de Gurúè, Sua Excelência a Senhora Judith Emília Leite Mussácula Faria, a Secretaria de Estado da Província da Zambézia.

Às 14.00 horas de hoje (17/06/2021), a Secretaria de Estado efectuou uma visita de cortesia ao nosso Bispo, Dom Inácio Lucas.

Dom Inácio e a Secretária de Estado da Zambézia
momentos após a visita 




quarta-feira, 16 de junho de 2021

Paróquia da Santa Cruz de Molumbo, acolhe Dom Inácio Lucas

Dom Inácio com o Pároco - Pe José Pedro Vasco


Às 10.15 horas de hoje (16 de Junho), dia em que a nível nacional comemora-se o dia do metical, a Paróquia de Santa Cruz de Molumbo, sita na sede do Distrito de Molumbo, viveu momentos ímpares, devido a visita de cortesia efectuada àquela Paróquia por Sua Excelência Reverendíssima, Dom Inácio Lucas, após 3 horas e meia numa estrada totalmente degradada, com charcos profundos de água e pontes muito estreitas.

Logo à sua chegada, Dom Inácio foi acolhido pelo Pároco, o Reverendo Padre José Pedro Vasco, pelo Vigário paroquial, Pe Eustáquio Carlos César, pelo Diácono Timóteo Henriques Cristino, pelas Irmãs da Imaculada Conceição e por duas dezenas de fiéis, que com cânticos típicos da região fronteiriça com o vizinho Malawi, corriam atrás do Pastor rumo à Igreja paroquial.

Após uma breve saudação inicial, Dom Inácio presidiu a Eucaristia com a qual teve como intenção principal a equipa missionária de Santa Cruz de Molumbo. Na sua homilia, como sempre fez por onde passou, apresentou-se à comunidade paroquial ali representada. Mais adiante, partindo das leituras do dia, apresentou a caridade como a força que tem de nos mover nas nossas acções.


Antes da bênção final, o Reverendo Padre José Pedro Vasco, usou da palavra para formular sinceros agradecimentos pela honrosa visita de Sua Excelência Reverendíssima Dom Inácio. Resumidamente, Pe José apresentou a vida da Paróquia, composta por 157 comunidades cristãs e dez zonas. Não só, Pe José apresentou os animadores da Paróquia presentes na celebração. Após a sua intervenção, seguiu-se o momento de entrega de ofertas ao Bispo, onde a Comunidade paroquial manifestou com gestos que falam por si sós, a sua grande generosidade.

Antes de conceder a bênção final, Dom Inácio falou dos preparativos da IV Assembleia Nacional de Pastoral, explicou aos presentes do evento da celebração da Missa de acção de graças pelos 25 anos de ministério sacerdotal dos primeiros Presbíteros da Diocese de Gurúè e pediu encarecidamente a todos, para que rezem por si e pela fecundidade do seu ministério episcopal.


Após a Missa, Dom Inácio visitou a Direcção da Escola Secundária Geral que funciona no terreno da Paróquia. Seguidamente visitou e conversou com as Irmãs da Imaculada Conceição e por fim, participou de um momento de confraternização na residência paroquial.

Às 17.00 horas, Dom Inácio deixou Molumbo de regresso para Gurúè.

De recordar que a Paróquia de Santa Cruz de Molumbo, é a última a ser visitada entre as 25 Paróquias e quase Paróquias, desde o pretérito 13 de Maio quando Dom Inácio iniciou a sua digressão pelas Paróquias, para cumprimentar as equipas missionárias. 

terça-feira, 15 de junho de 2021

Dom Inácio Lucas no Rurupi

 Dando prosseguimento ao seu intento de conhecer a realidade da Diocese, Dom Inácio foi acolhido esta manhã no Mosteiro de Rurupi pelo Senhor Luigino Paulocci.

O Mosteiro de Rurupi situa-se na localidade de Intama em Alto Molócue. Foi erguido pela Pequena Família da Ressurreição e, até hoje, a obra reclama o seu acabamento. Trata-se de uma gigantesca obra de arte, feita de pedra lascada, que atrai as vistas de quem chega às encostas do Monte rurupi.

Por falta de pessoal, o Mosteiro está sob a segurança do Senhor Luigino Paulocci ex membro da Pequena Família da Ressurreição.




À esquerda: Luigino Paulocci, ex membro da Pequena Família da
Ressurreição e arquitecto da obra










segunda-feira, 14 de junho de 2021

Os nossos jubilados: 25 anos de ministério sacerdotal

 No próximo Domingo, 20 de Junho do corrente, será celebrada uma Missa de acção de graças pelos 25 anos de ministério sacerdotal do Reverendo Padre Francisco Cunlela e Reverendo Padre Daniel Alexandre Raúl.

Apresentamos de seguida o seus perfis biográficos e a sua experiência sacerdotal

1. Padre Francisco Cunlela, nasceu a 05/09/1964, em Muigaua, Distrito do Ile, Província da Zambézia. Depois de frequentar o ensino primário em várias escolas da Zambézia, frequentou o Ensino Secundário e Industrial na  Província de Nampula, de  1981 a 1986.

Nos anos 1987-1988 frequentou e concluiu o Seminário Médio do Bom Pastor na Beira. De 1989 a 1995 frequentou os cursos de Filosofia e Teologia, nos Seminários de S. Agostinho e S. Pio X, em Maputo.

Em 1995 foi Ordenado Diácono na Sé Catedral do Gurue, na companhia de quatro colegas.

Seguidamente, foi para uma experiência Pastoral com os padres Deohonianos na Zona Sul: Pebane, Mualama e Naburi.

 No dia 2 de Junho de 1996 foi ordenado sacerdote diocesano da Diocese do Guruè.


De Junho 1997 a Junho de 1998, fez parte dos primeiros padres diocesanos que tomaram posse na Paróquia da Imaculada Conceição-Invinha onde desempenhou  a função de Vice Pároco.

Julho de 1998 a Agosto de 1999 foi colaborador  do Senhor Bispo Dom Manuel Chuanguira Machado e passou a residir no Paço Episcopal do Gurue.

 De 1999 a 2003 foi enviado à Itália-Roma para a sua especialização, tendo obtido o grau de Licenciatura 1999-2001. Fez o Doutoramento em Teologia Moral na Academia Alfonsiana em Roma, Itália de 2001-2003.

 Regressado a Moçambique foi Professor e formador no Seminário Maior de S. Pio X Maputo de 2004 a 2010, leccionando as Cadeiras de Moral Fundamental I, Moral Fundamental II, Moral Social, Moral Sexual, Moral Virtudes e Sacramentos.

Nesta altura leccionou na Faculdade de S. Tomás de Aquino em Maputo na Cadeira de Ética Moral e Ética Filosófica.

Proferiu várias Palestras nas diversas Instituições com temas sociais para os jovens.

Nessa altura ainda, era Vigário Geral da Diocese do Gurué, e professor no Seminário Maior de S. Pio X no Maputo. Foi necessário redobrar os esforços de trabalho, pois seis meses no seminario e seis meses na Diocese do Gurue durante seis anos.

De 2010 a 2019  foi  reconfirmado Vigário Geral da Diocese do Gurué, por Dom Francisco Lerma Martinez, altura em que cesou de dar aulas no Seminário Maior de S. PioX, Ficando dedicado só a pastoral da Diocese.

De 2011 foi nomeado Pároco da Capelania de S. Kizito Monte Namúli até 2017.

De 2016-2017 foi contratado a tempo inteiro como Professor Doutor na Universidade Católica de Moçambique, na Faculdade de Ciências de Saúde da Beira, como Docente das seguintes cadeiras: Ética Geral, Ética Profissional, Ética Deontologia Profissional e Bioética, aqui também era necessário redobrar os esforços, pois era regime Semestral.

Em 2018 foi nomeado  Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Invinha.

Actualmente é Professor a tempo parcial da UCM, Extensão de Guruè, membro do colégio dos consultores da Diocese do Gurué e Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Imaculada  Conceição do Invinha (Guruè).

=========


2. Padre Daniel Alexandre Raul, nasceu a 27 de Março de 1969, na zona mineira de Muiane, no Distrito do Gilé, sendo o nono de um total de 14 irmãos, dois dos quais morreram em tenra idade e um faleceu já adulto. Tanto o pai Alexandre Herculano Raúl (já falecido), como a mãe, Margarida Inlipa, são naturais de Moneia, no mesmo Distrito, tendo-se mudado para Muiane por razões de trabalho, uma vez que o pai era enfermeiro em Muiane.

Daniel foi baptizado no dia 04 de Abril de 1969, na então Missão de S. Pedro Cláver, em Muiane.

De 1976 a 1979, frequentou e concluiu a 4ª classe na Escola Primária oficial de Muiane. Nos anos 1980-1981, frequentou a Escola Secundária do Gilé (em Moneia), onde concluiu a 6ª classe. Entre os anos 1982-1983, fez parte do primeiro grupo de alunos que foram abrir a Escola secundária de Nauela (nível liceal), onde no final de 1983 terminou a 8ª classe. De 1984-1986, frequentou e terminou a 11ª classe (a última classe no antigo Sistema nacional de educação), na Escola Secundária 25 de Setembro, em Quelimane. Foi nesta cidade que Daniel apresentou a sua inquietação vocacional à sua irmã Lúcia que na altura era postulante das Irmãs Mercedárias missionárias, com sede na Beira. Das conversações com a Irmã e depois com Dom Bernardo, Bispo de Quelimane, e ainda mais com a ordenação do Padre Martinho Maulano em 1986, a primeira ordenação de um padre moçambicano, a que este jovem inquieto assistiu, a ideia de entrar no Seminário diocesano tornou-se mais sólida. Para acompanhamento vocacional, além dos encontros regulares da Paróquia da Catedral, Dom Bernardo indicou o Padre capuchinho, Leonardo Odorizzi, então Vigário geral, para orientar o jovem Daniel com encontros semanais. Foi também em Quelimane que Daniel recebeu a 1ª comunhão das mãos do Padre Francesco Bellini, então Pároco da Catedral de Quelimane.

No dia 14 de Janeiro de 1987, Daniel juntamente com o jovem Horácio Muatiua Maiheria partiram para o Seminário Médio da Beira, como seminaristas da Diocese de Quelimane. A eles iriam se juntar outros seminaristas de Quelimane provenientes de outras dioceses, nomeadamente: Francisco Cunlela, Júlio Pedro e Rafael Sapato (idos de Nampula) e Mateus Pedro Macuva (já falecido), proveniente de Maputo, onde trabalhava. Foi na Beira que Daniel recebeu o Sacramento da Confirmação das mãos do Arcebispo Dom Jaime Pedro Gonçalves.

Terminado o Seminário Médio do Bom Pastor da Beira, em Fevereiro de 1989, seguiu para Maputo, onde frequentou o curso de Filosofia, o qual viria a terminar em 1991, com o nível de Bacharelato. Nos anos 1992 a 1995, frequentou e concluiu o curso de Teologia, igualmente com nível de Bacharelato.

Durante os 7 anos de formação no Seminário Maior, Daniel fez a sua experiência pastoral nas Paróquias de Liqueleva e Aeroporto, bem como na Comissão arquidiocesana de vocações, na Cadeia da Machava e no Hospital Central de Maputo.

Regressando a Diocese, dois anos depois da criação da Diocese de Guruè, a 3 de Dezembro de 1995, foi ordenado Diácono na Sé Catedral do Guruè, juntamente com outros 4 companheiros. Depois de uma experiência de 6 meses na Catedral do Guruè, e a viver no Paço Episcopal, a 16 de Junho de 1996, Daniel Raul foi ordenado sacerdote em Muiane, por Dom Manuel Chuanguira Machado, fazendo parte do primeiro grupo dos padres diocesanos do Guruè.

Como sacerdote, Padre Daniel continuou a sua experiência pastoral na Sé Catedral, para a qual em 1997, viria a ser nomeado Pároco, sendo o primeiro padre diocesano a ser chamado para este serviço, em substituição do Padre Onorio Matti, dehoniano.

Em 1998, foi transferido para Paróquia de Santa Cruz de Molumbo, onde permaneceu por um ano. Em 1999 foi transferido para Paróquia de Nossa de Fátima do Ile, tendo sido em Janeiro de 2000 empossado como Superior da Missão em substituição do dehoniano italiano Nunzio Leali. Durante a sua estadia no Ile colaborou igualmente no Secretariado diocesano da Pastoral, na Comissão diocesana da Educação. Na mesma altura foi igualmente Decano dos padres diocesanos.

Em 2002, foi enviado pelo seu Bispo, Dom Manuel, a Roma para estudos de especialização. Em Roma obteve a Licenciatura e depois o Doutoramento em Teologia bíblica, com habilidades em Filologia clássica, em 2008. Estando ainda na Itália, Padre Daniel lecionou e fez ampla experiência pastoral especialmente na Diocese de Pistoia, no centro da Itália.


Regressado a Moçambique, de 2008 a 2014, Padre Daniel trabalhou na Catedral como Pároco e no Secretariado como Vice-Director. De 2011 a 2021 foi Secretário do Conselho presbiteral e do Colégio dos consultores, organismos estes que auxiliam o Bispo na sua missão de apascentar o rebanho do Senhor. Com a criação do Seminário Propedêutico diocesano, em 2012, Padre Daniel foi nomeado Prefeito de estudos (Pedagógico), nos primeiros 2 anos e professor de Latim, até ao dia de hoje.

Sob proposta do falecido Bispo do Guruè, Dom Francisco Lerma Martínez, em Março de 2014, Padre Daniel foi nomeado Director da Extensão de Guruè da Universidade Católica de Moçambique, cargo que ele exerceu até Maio de 2020.

Actualmente, Padre Daniel Alexandre Raul está afecto na Paróquia de Imaculada Conceição do Invinha, colabora como Professor na UCM e no Seminário de S. José, no Invinha.

Na celebração dos 25 anos do serviço sacerdotal, o Padre Daniel agradece a todos quantos o sustentaram neste caminho, com suas orações, conselhos, simpatia e bens para que humildemente continuasse a servir a Deus, no meio do seu Povo.

 

 
















Festa de Santo António, Padroeiro da Diocese e da Sé Catedral de Gurúè

 O Domingo 13 de Junho foi especial para a Diocese de Gurúè e, de modo especial, para a Sé Catedral. Era a Festa do Padroeiro da Diocese e da Sé. Uma Festa que coincidiu com a presença de muitos religiosos e religiosas, que reunidos desde Sábado, foram juntar-se com o seu Pastor Dom Inácio Lucas, na Missa das 09 horas na Sé Catedral. 

Consagrados em volta da campa de Dom Lerma na Sé Catedral

Logo no início da celebração, Dom Inácio disse que com a Eucaristia que iria presidir, queria rezar por todos e de modo especial pelos missionários que testemunham o Evangelho na nossa terra. 

Antes de iniciar com a sua homilia, Dom Inácio apresentou todos os religiosos presentes na celebração e o povo acolheu-os com uma efusiva salva de palmas ... Olhem para eles- disse Dom Inácio, são eles que imersos em diversos e variegados contextos da nossa Diocese, anunciam o Evangelho com muita dedicação. Seguidamente, auto apresentou-se à assembleia.





Em sua homilia, Dom Inácio apresentou uma figura de Santo António. Um jovem frade, que apenas com 36 anos rendeu a alma ao Senhor, depois de um intenso testemunho de Cristo aos Homens. Mais adiante- frisou Dom Lucas, a santidade ainda hoje é possível, pois os Santos não caíram do Céu, mas foram pessoas como nós, que se dedicaram inteiramente a Cristo deixando nos um exemplo.

Comentando as leituras do dia, Dom Lucas convida a assembleia a ter presente os símbolos apresentados no Evangelho: sal da terra e luz mundo, o núcleo da nossa consagração desde a fé baptismal. Dom Inácio terminou uma sua homilia, encorajando a todos a direcionarem-se pelos caminhos da santidade e a imitar o exemplo dos Santos.

No fim da celebração, Dom Inácio foi convidado a participar num copo de água, oferecido pela comunidade paroquial.