terça-feira, 4 de novembro de 2014

ADMISSÃO AO DIACONADO DE CARLOS JOSÉ E XAVIER JAQUISSONE


                                


ADMISSÃO AO DIACONADO
Caríssimos diocesanos:
   "Anunciarão a minha glória às nações".

A nossa Diocese tem a alegria de apresentar à Sagrada Ordem do Diaconado:

1.       CARLOS EVARISTO JOSÉ, filho de Evaristo José e de Emília Mucueliua, natural de Namarrói, Paróquia de São Tiago Maior, Diocese de Gurúè e Província da Zambézia, nascido aos 4 de Agosto de 1985, completou os estudos teológicos no Seminário de S. Pio X, em Maputo, recebeu as Ordens Menores do Leitorado e do Acolitado prescritas pela Igreja, e fez o seu estágio pastoral de Dezembro 2013 a Outubro de 2014, no Seminário Propedêutico S. José desta Diocese, pediu livremente e com firme vontade para ser ordenado diácono e dedicar-se perpetuamente ao ministério eclesiástico.

2.        XAVIER JOAQUIM JAQUISSONE, filho de Jaquissone e de Maria Paulo, natural de Gurúè, Paróquia de Santo António da Sé Catedral, Diocese de Gurúè e Província da Zambézia, nascido aos 21 de Julho de 1979, completou os estudos teológicos no Seminário de S. Pio X, em Maputo, recebeu as Ordens Menores do Leitorado e do Acolitado prescritas pela Igreja, e fez o seu estágio pastoral de Dezembro 2013 a Outubro de 2014 na Paróquia de São Tiago Maior de Namarrói, pediu livremente e com firme vontade para ser ordenado diácono. e dedicar-se perpetuamente ao ministério eclesiástico.

Consultei as pessoas que os acompanharam nesta fase de preparação para o sacerdócio e, por meio de uma Carta a toda a Diocese com data de 12.09.2014, pedi o parecer do Povo de Deus e consultei, como de preceito, os Consultores Diocesanos.

Concluído favoravelmente todo este processo preliminar, pois ninguém manifestou qualquer impedimento que obste à válida e lícita ORDENAÇÃO DE DIÁCONOS dos referidos finalistas de Teologia, com a graça do Espírito Santo, que conduz e guia a Igreja, o amor do Pai, e a Paz de Jesus Cristo, Pastor das nossas almas, invoco sobre eles a protecção de Maria Santíssima, Mãe do único e verdadeiro Sacerdote e de S. António, padroeiro da nossa Diocese, e comunico-vos a ADMISSÃO À ORDEM DOS DIÁCONOS de CARLOS EVARISTO JOSÉ E DE XAVIER JOAQUIM JAQUISSONE. Á ordenação será na Igreja Catedral de Gurúè, no Domingo 4 de Janeiro de 2015, Solenidade da Epifania do Senhor Este acontecimento deve ser motivo de alegria de todo o povo cristão; de crescimento das famílias na estima do sacerdócio; e de oração de toda a Diocese, rezando como os Apóstolos no Cenáculo, com Maria, Mãe de Jesus, na espera do Espírito Santo.

É, de facto, dever de todos os fiéis da Diocese orar por estes candidatos ao Diaconado, nossos futuros Padres Diocesanos se Deus quiser, o que devemos fazer principalmente na oração universal das Celebrações Dominicais e em todos os momentos de oração nas comunidades cristãs e religiosas. Demos graças a Deus.

Saúdo-vos em Cristo, Sacerdote da Nova Aliança e Pastor Bom  da Igreja

Gurúè, 17 de Outubro de 2014, Memória de Santo Inácio de Antioquia

 

+ Francisco Lerma Martínez

Bispo de Gurúè