sexta-feira, 2 de agosto de 2013

VISITA PASTORAL À PARÓQUIA DE S. JOSÉ DE LIOMA


A chegada de D. Francisco à comunidade de Mulosa (Lioma)


VISITA PASTORAL À PARÓQUIA DE S. JOSÉ DE LIOMA

Desde o passado 30 de Julho até ao Domingo 4 de Agosto, D. Francisco Lerma, Bispo de Gurúè, acompanhado pelo Pe. Francisco Cunlela, Vigário Geral da Diocese, está a realizar a Visita Pastoral à Paróquia de São José de Lioma, na Diocese de Gurúè.

Eis o programa da Visita:

30.07.2013: Encontro do Bispo com o Conselho Pastoral e com a Comissão de Assuntos Económicos da Paróquia. Durante o encontro, foi apresentado  o Relatório das  Actividades Pastorais, o Relatório Económico e o Inventário dos bens imóveis e móveis da Paróquia. Houve um espaço em que os membros de ambos os Conselhos apresentaram ao Sr. Bispo diversas questões e problemas mais urgentes da paróquia.

31.07.2013. Concentração na comunidade de São Miguel de Mavola. Estiveram reunidas as seguintes Zonas Pastorais e suas respectivas comunidades:
Zona Pastoral de Tetete. Comunidades de Tetete, Mahara, Ekomili, Motokosi, Tetete 2º, Mpasse, Nazaré, Namiheia, Namigoma e Namicupe.
Zona Pastoral de Nakulutxo. Comunidades de Nakulutxo, Serra, Namombe, Mavola, Miranda, Errala, Mombeni e Enuli.
Os confirmados foram 92.

01.08.2013. Concentração na comunidade de São Pedro de Mulosa. Reuniram-se os cristãos das Zonas Pastorais e respectivas comunidades:
Zona Pastoral de Mulosa. Comunidades de Mulosa, Nakuku, Nhitxe, Ewarelo, Musukukulo, Mulovola, Txuktxa, Muelamahi.
Zona Pastoral de Methovola. Comunidades de Methovola 1º, Methovola 2º, Vaía, Namurekele, Nivava, Mpuela, Mutekelesi e Ungurero.
Foram confirmados 165 cristãos.

02.08.2013. Concentração na comunidade de Santa Teresa de Ávila de Ruace. Participaram os cristãos da Zona Pastoral de Ruace com as comum idades de N. S. de Fátima de Ruace, S. Carlos Lwanga de Mussa; S. António de Kapane; S. Francisco de Assis de Muhelo; Cristo Rei de Pisi; N. S. da Conceição de Txakaia e os centros de Catequese (pré – comunidades) de Muhelo 2º, Mokita, Kulamaku, Mutxotxa e Nivulusi.  Foram confirmados 68 cristãos.

02.08.2013. Concentração em Ntulu.

03.08.2013. Concentração na sede da Paróquia. Lioma.

Situação da Paróquia 

A Paróquia de São José de Lioma situa-se no Posto Administrativo de Lioma, no Distrito de Gurúè, tem 64 comunidades cristãs divididas em 10 Zonas Pastorais e 4 Regiões ou Centros Pastorais. Está ao cuidado do clero diocesano, os Padres Tomás Junqueiro, pároco, e Luis Macuinja, Vigário paroquial. Também formam parte da Equipa Missionária 4 Irmãs da Congregação das Franciscanas de N. S. das Vitórias que, na localidade de Ruace assistem a um orfanato de meninos e meninas.

A Paróquia possui três Movimentos Apostólicos, a saber: Legião de Maria, Ordem Terceira Franciscana e Amigos da irmã Wilson das Irmãs Vitorianas.