quinta-feira, 2 de maio de 2013

O Cardeal D. Geraldo Majella visita a Diocese de Gurúe

Pe. Janivaldo, S. E. Dom Geraldo, Dom Francisco e Pe. Aldemar Rover

De 28 de Abril a 2 de Maio de 2013, S. E. Dom GERALDO MAJELLA AGNELLO, Cardeal Arcebispo Emérito de S. salvador da Bahia (Brasil) e Fundador da Pastoral da Criança, acompanhado pelo Pe. Aldemar Rover, Assesor da referida pastoral e de Dª Júlia, secretária do sr. Cardeal, visitou a Diocese de Gurúe.
Nos dias 28 e 29 de Abril, D. Geraldo esteve na Paróquia de S. Pedro Claver, onde manteve diversos contactos com os líderes e animadores das comunidades e da pastoral da Criança, com a Comuniadade dos Missionários Claretianos e com as autoridades locais.

No dia 30 esteve no Alto Molócue, ondem visitou o Centro Juvenil Leon Dehon dos Padres Dehonianos. Na parte da tarde viajou para o Gurúè, chegando à Casa Diocesana já à noite, onde foi recebido por D. Francisco Lerma, o Bispo da Diocese., e pernoctou.

Dom Geraldo no Seminário Diocesano de S. José
No primeiro de Maio, visitou e manteve diversos encontros na Cidade de Gurúè.
A primeira hora da manhã, reuniu com o Bispo e o Vigário Geral para apresentar a organização e as actividades da Pastoral da Criança.

D. Geraldo e D. Francisco com os Seminaristas do Seminário de S. José
Logo à seguir, D. Geraldo e a sua comitiva visitaram as novas instalações reabilitadas do Secretariado Diocesano de Pastoral e da Rádio Diocesana.

Na parte da tarde, o Sr. Cardeal visitou o Lar Arco Iris, para crianças órfãs, da Associação Mãe do Redentor, a Casa Família, para as crianças da rua. Tabém fez visita de cortesia na sua moradia a D. Manuel Chuanguira, Bispo Emérito.

As crianças do Lar "Arco Iris" durante a Visita do Sr. Cardeal
Mais tarde S. Eminência reuniu com o pessoal misisonário que reside e trabalha na cidade de Gurúè.
Às 18.00H, presidiu a solene Eucaristia na Sé Catedral, em honra de S. José Operário, cuja festividade celebra hoje a Igreja. Foi concelebrada pelos Bispos D. Francisco e D. Manuel, pelos sacerdotes e pelos  residentes na cidade, nomedamente o Pe, Francisco Cunlela, Vigário geral, o Pe. Daniel Alexandre Raúl, pároco da Catedral, Pe. Júlio Pedro, pároco de Invinha, Pe. Manuel Nassuruma, capelão da Capelania de S. Isidoro Bakanja e pelo Pe. Luciano Cominotti, Administrador Diocesano e director do lar Casa Família.

Dom Geraldo com as Religiosas da cidade de Gurúè
Na Quinta Feira, dia 2 de Maio, D. Geraldo e comitiva, acompanhados pelo Pe. Janivaldo, CMF, Pároco da paróquia de S. Pedro Claver de Muiane (Alto Ligonha), deixaram Gurúè com direcçao a Nampula, onde chegaram já na parte da tarde.

REUNIÃO DO COLÉGIO DE CONSULTORES

Igreja Catedral de Santo António de Gurúè

No dia 1 de Maio de 1013, na Casa Diocesana, D. Francisco Lerma, Bispo de Gurúè, presidiu à 2ª reunião de 2013 do Colégio de Consultores. Participaram os Padres Francisco Cunlela, Renato Comastri, SCJ, Luciano Cominotti, Daniel Alexandre Raúl, Janivaldo Alves dos Santos, CMF, e Júlio Pedro.

Convocado  à norma do Direito para assistir ao Bispo no governo da Diocese, o Colégio, sob proposta do próprio Bispo, tratou de alguns assuntos de especial urgência para a vida da Diocese, nomeada mente a situação económica da Diocese, a sustentabilidade do Clero Diocesano e do Seminário Diocesano; e aarevitalização da Pastoral Vocacional; a reorganização e e convocatória do Secretariado Diocesano de Pastoral e dos Coordenadores dos Departamentos Pastorais; e mais outros assuntos de carácter reservado.

terça-feira, 30 de abril de 2013

1ª Semana Social de Moçambique: A Lei da Terra, o Tráfico de Seres Humanos e a Violência contra a rapariga

Cristo, nossa Justiça

Iª Semana Social, organizada pela CIRM-CONFEREMO, representando 38 Congregações de Vida Consagrada, 2 Institutos Seculares e a Secretária Geral da Comissão Episcopal de Justiça e Paz

Nós, os 53 participantes da Iª Semana Social, organizada pela CIRM-CONFEREMO, representando 38 Congregações de Vida Consagrada, 2 Institutos Seculares e a Secretária Geral da Comissão Episcopal de Justiça e Paz, em missão em todas as províncias do país, acolhidos por S. Excia Rev.ma Dom Cláudio Dalla Zuanna, Arcebispo da Beira e Presidente da Comissão Episcopal para a Vida Consagrada; reunidos de 22 a 26 de Abril de 2013, no Centro de Formação de Nazaré, cidade da Beira, reflectimos sobre os seguintes temas: A Lei da Terra, o Tráfico de Seres Humanos e a Violência contra a rapariga. Contou-se com a presença de especialistas: Dr. João Mosca, economista e académico, Dr. Agostinho Serôdio Rotuto, Procurador Provincial-Chefe de Manica, Sra. Margarida Pascoa Guitunga e Dr. Joseph Matongo, ambos da SANTAC. Fomos norteados pelas reflexões inspiradas na Exortação Apostólica Pós-Sinodal Africae Munus, no Capitulo II – Campos de Apostolado (nº 132 a 138), feitas pelo Pe. Paul Nadolny, Presidente da CIRM e Ir. Ester Lucas, Presidente da CONFEREMO.

Constatamos que no povo e nas nossas comunidades, há um grande desconhecimento e consequente fraca aplicação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, da Lei da Terra, da Lei de Tráfico de Seres humanos, como também de outros instrumentos legais afins, o que dificulta uma acção pastoral mais eficiente e efectiva em defesa da vida. Assim, com o profeta Oseias, afirmamos “o meu povo está a morrer por falta de conhecimento” (Os 4,6).

Chocados com a magnitude das injustiças sociais na forma de violação dos Direitos Humanos,
DECLARAMOS
(1)   Que repudiamos fortemente o Tráfico de Seres Humanos, a Violência contra a rapariga e o desarreigo da terra que acontece nas comunidades;
(2)   Que condenamos todas as acções que levam a destruição da vida e da dignidade humana;
(3)   Que denunciamos a impunidade, a indiferença e cumplicidade que favorece os autores materiais e morais que perpetuam tais crimes;
(4)   Que assumimos o compromisso de desenvolver acções concretas para aumentar o conhecimento da Lei do Trafico de Seres Humanos e da Lei da Terra, e a capacidade de prevenir e responder aos crimes relacionados contra os Direitos Humanos, a partir das comunidades onde actuamos, unindo esforços para alcançar os valores do Reino de Deus; de paz, justiça e reconciliação em Moçambique, na região e no mundo.
Beira, 25 de Abril de 2013

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Delegação de "Manos Unidas" da Espanha visita a Diocese de Gurúè

 
P. Niviremo, Dª Sonsoles, Ir. Audélia, D. Francisco, Ir. Conceição, Dª Beatriz, Pe. F. Matias e Ir. Ángeles

De 27 a 30 de Abril de 2013, uma delegação de "Manos Unidas" da Espanha, formada por Dª Beatriz Hernáez, coordenadora para Africa Austral, y Dª Sonsole Fernández Iriondo, Coordinadora para África, visitaram vários projectos financiados directamente por essa associação espanhola.

No Sábado 27.04.2013 estiveram na Escola Agrária das Irmãs do Amor de Deus em Nauela.

No Domingo 28.04.2013 encontarram-se com o Sr. Bispo e ficaram hospedadas na Casa Diocesana. No mesmo dia vistaram o Lar para crianças órfãs "Arco Iris" da Associação "Mãe do Redentor", e os projectos das Irmãs Missionarias Capuchinhas.
 
D. Franciscocom os enfermeiros e a parteira durante a visita ao Centro de Saúde de Muliquela

Na Segunda Feira 29.04.2013, estiveram em Muliquela, onde se detiveram demoradamente na Maternidade e no Centro de Saúde e se interessarm sobre o Projecto Geral de um futuro Centro de Formação na sede daquela Paróquia.


No mesmo dia estiveram em Namarrói onde, junto com as Irmãs Apostólicas de Cristo Crucificado, estudaram o Projecto Global de uma Escolinha, Promoção da Mulher e fornecimento geral de água.
Também visitaram oaea congcer directamente a obra da Companhia Missionária do Sagrado Coração de Jesus e o Seminário Diocesano de S. José.

No dia 30.04.2013, despediram-se e viajaram rumo à diocese de Lichinga.

Nestas deslocações pela nossa Dioceses foram acompanhadas pelo Sr. Bispo e pelo Vigário Geral.

domingo, 28 de abril de 2013

Pe. Tomás Junqueiro, novo Pároco de Lioma, e o Pe. Luis Macuinja, Vigário Paroquial


Igreja Paroquial de Lioma, procissão de Entrada
No 28 de Abril de 2013, durante a Celebração da Eucaristia, presidida por D. Francisco  Lerma, Bispo da Diocese de Gurúè, o Pe. TOMÁS JUNQUEIRO, do clero diocesano de Gurúè, tomou posse como Pároco da Paróquia de S. José de Lioma.
 
Pe. Tomás Junquiero, novo Pároco e o Pe. Luis Macuinja, Vigário paroquial, durante o Juramento de Fidelidade

Na mesma celebração foi apresentado o novo Vigário Geral da mesma Paróquia, o Pe. Luis Macuinja, também membro do clero diocesano de Gurúè.

Concelebraram, além do novo Pároco e do novo Vigário Paroquial, o Pe. Francisco Cunlela, Vigário Geral, e o Pe. Pedro João Carlos Nipalamasso, Pároco anterior e actualmente Ecónomo do Seminário Filosófico de Nampula.
 
D. Francisco (ao centro da foto) apresenta à comunidade o novo Pároco, Pe. TomásJunquiero (direita) e o novo Vigário Paroquial (izqd.)Adicionar legenda

Participaram também as Irmãs Franciscanas Filhas de N. S. das Vitórias (Vitorianas) que trabalham na Paróquia de Lioma, a Irmã Cristina, das Filjas de N. S. da Visitação, o Diácono Januário António, os coordenadores e os responsáveis dos Centros e das Zonas Pastorais da Paróquia e numerosos cristãos.
 
A dança litúrgica de acção de graças

O Administrador do Posto enviou um seu delegado na pessoa do Chefe do Centro de Saúde de Lioma.
O Grupo juvenil alegrou o acompanahmento com um belo cântico no fim da celebração.