sexta-feira, 17 de julho de 2015

ADMISSÃO AO PRESBITERADO DOS DIÁCONOS CARLOS EVARISTO JOSÉ E XAVIER JOAQUIM JAQUISSONE


ADMISSÃO AO PRESBITERADO DOS DIÁCONOS

CARLOS EVARISTO JOSÉ E XAVIER JOAQUIM JAQUISSONE

Caríssimos Diocesanos: “Ai de mim se eu não evangelizar!” (1 Cor 9,16).

Depois de terem concluído o curriculum eclesiástico de preparação ao sacerdócio estabelecido pelas leis da Igreja nos Seminários de S. Agostinho da Matola e de S. Pio X de Maputo, de terem sido ordenados diáconos em 04.01.2015, com o correspondente tempo de experiência pastoral, no Seminário Diocesano S. José, nas Paróquias de São Tiago Maior de Namarrói, São Paulo Apóstolo de Naburi e Cristo Rei de Mualama e Casa Diocesana, os Diáconos CARLOS EVARISTO JOSÉ E XAVIER JOAQUIM JAQUISSONE, pediram livremente e com firme vontade para serem ordenados sacerdotes.

Consultei as pessoas que os acompanharam nesta fase final de preparação para o sacerdócio e, como de preceito, o Colégio dos Consultores. Por meio de uma Carta a toda a Diocese no mês de Junho último, pedi o parecer do Povo de Deus;

Concluído favoravelmente todo este processo preliminar, pois ninguém manifestou qualquer impedimento que obste à sua válida e lícita ordenação sacerdotal dos referidos diáconos, com a graça do Espírito Santo, que conduz e guia a Igreja,  invocando a protecção de Maria Santíssima, Mãe do único e verdadeiro Sacerdote e de S. António, nosso padroeiro, comunico a todos os fiéis que os DIÁCONOS CARLOS EVARISTO JOSÉ E XAVIER JOAQUIM JAQUISSONE SÃO ADMITIDOS À ORDEM DOS PRESBÍTEROS. Demos graças a Deus!

Á ordenação presbiteral terá lugar na Igreja Catedral de S. António de Gurúè, no Domingo 27 de Setembro do corrente ano de 2015. A nossa Diocese, a Igreja em Moçambique e a Igreja Universal, enriquecem-se com mais dois filhos que respondem afirmativamente à chamada de Deus para serem sacerdotes do seu Povo.

Peço a todos os fiéis que acompanhem com a oração e o encorajamento fraterno e amigo os Diáconos CARLOS E XAVIER  na preparação próxima da sua iminente ordenação. Todos somos convidados para acompanha-los na solene Celebração da Eucaristia e da Ordenação Presbiteral no referido Domingo 27 de Setembro do corrente ano na Catedral de Gurúè.

Saúdo-vos em Cristo Jesus, Bom Pastor e Sumo Sacerdote da Nova Aliança

Gurúè, aos 16 de Julho de 2015, Memória de N. S. do Carmo, Mãe dos Sacerdotes.

+ Francisco Lerma Martínez

Bispo de Gurúè

quarta-feira, 15 de julho de 2015

CRÓNICA DE UNS DIAS EM NABURI, MUALAMA E PEBANE

A Igreja paroquial de São Paulo Apóstolo de  Naburi

28.06.2015
NABURI: INAUGURAÇÃO DA IGREJA PAROQUIAL
Acompanhado pelo Pe. Maganisto Lenço Iotomeiua, Pároco, Minorista João Tárua, Pe. Agostinho Vasconcelos, Moderador da Cúria Diocesana, D. Francisco Lerma, Bispo da Diocese, abençouo e inauguração a nova Igreja da sede da Paróquia de S. Paulo Apóstolo, no Posto Administrativo de Naburi, Distrito de Pebane.

O interior da nova Igreja paroquial de Naburi

29.06 a 04.07. 2015.
MUALAMA:VISITA PASTORAL.


05.07 a 08.07.2015.
VISITA PASTORAL A PEBANE
Pe. Maganisto, Pároco de Naburi, e Pe. Francisco Sigome, Pároco de Pebane

08.07.2015.
ENCONTRO COM A Sª ADMINISTRADORA DO DISTRITO DE ILE

11.07.2015.

VISITAS AO SR. BISPO DAS SUPERIORAS PROVINCIAIS DAS IRMÃS FRANCISCANAS DE N. S. DAS VITÓRIAS, A IRM. REGINA AMBRÓSIO CAIATO; E DAS IRMÃS DO CORAÇÃO DE MARIA, IRM. ISABEL CIPRIANO.

ENCONTRO DE TRABALHO DE D. FARNCISCO LERMA, BISPO DA DIOCESE, COM A EQUIPA MISSINÁRIA DE INVINHA: Responsáveis da Paróquia de N. S. da Imaculada Conceição; do Seminário Diocesano S. José; da Rádio Diocesana; do  Colégio Madre Clara; e  da Casa de Formação da Companhia Missionária. Neste encontro participam também o Moderador da Cúria, Pe. Agostinho Vasconcelos e o Diácono Carlos Evaristo.