sábado, 8 de abril de 2017

REFLEXÃO PARA O DOMINGO DE RAMOS



ANO A DOMINGO DE RAMOS




A liturgia do Domingo de Ramos  convida-nos a contemplar  Deus que, por amor, desceu ao nosso encontro, partilhou a nossa humanidade, fez-Se servo dos homens, deixou-Se matar para que o egoísmo e o pecado fossem vencidos.



A cruz  apresenta-nos a lição suprema, o último passo desse caminho de vida nova que, em Jesus, Deus nos propõe: a doação da vida por amor.




A primeira leitura  (Is 50,4-7), apresenta-nos um profeta, chamado por Deus a testemunhar no meio das nações a Palavra da salvação. Apesar do sofrimento e da perseguição, o profeta confiou em Deus e concretizou, com teimosa fidelidade, os projectos de Deus. Os primeiros cristãos viram neste “servo” a figura de Jesus.



• Jesus, o “servo” sofredor,  mostra aos seus seguidores o caminho: a vida, quando é posta ao serviço da libertação dos pobres e dos oprimidos, não é perdida mesmo que pareça, em termos humanos, fracassada e sem sentido.Temos consciência de que, ao escolher este caminho, estamos a gerar vida nova, para nós e para os nossos irmãos?



• Temos consciência de que a nossa missão profética passa por sermos Palavra viva de Deus? Nas nossas palavras, nos nossos gestos, no nosso testemunho, a proposta libertadora de Deus alcança o mundo e o coração dos homens?




A segunda leitura (Fil 2,6-11), apresenta-nos o exemplo de Cristo. Ele prescindiu do orgulho e da arrogância, para escolher a obediência ao Pai e o serviço aos homens, até ao dom da vida. É esse mesmo caminho de vida que a Palavra de Deus nos propõe.



• Os valores que marcaram a existência de Cristo continuam a não ser demasiado apreciados no nosso tempo. Os grandes “ganhadores” não são os que põem a sua vida ao serviço dos outros, com humildade e simplicidade, mas são os que enfrentam o mundo com agressividade, com auto-suficiência e fazem por ser os melhores, mesmo que isso signifique não olhar a meios para passar à frente dos outros. Como podemos nós cristãos conviver com estes valores?



• Paulo tem consciência de que está a pedir aos seus cristãos algo realmente difícil;  Também a nós é pedido um passo em frente neste difícil caminho da humildade, do serviço, do amor: será possível que, também aqui, sejamos as testemunhas de Deus?



• Os acontecimentos que, nesta semana, vamos celebrar, garantem-nos que o caminho do dom da vida não é um caminho de “perdedores” e fracassados: o caminho do dom da vida conduz ao sepulcro vazio da manhã de Páscoa, à ressurreição. É um caminho que garante a vitória e a vida plena.



.



O Evangelho (Mt 26,14 – 27,66), convida-nos a contemplar a paixão e morte de Jesus: é o momento supremo de uma vida feita dom e serviço, a fim de libertar os homens de tudo aquilo que gera egoísmo e escravidão. Na cruz, revela-se o amor de Deus – esse amor que não guarda nada para si, mas que se faz dom total.



• Celebrar a paixão e a morte de Jesus é abismar-se na contemplação de  Deus a quem o amor tornou frágil… Por amor, Ele veio ao nosso encontro, assumiu os nossos limites e fragilidades, experimentou a fome, o sono, o cansaço, conheceu a mordedura das tentações, tremeu perante a morte, suou sangue antes de aceitar a vontade do Pai; e, estendido no chão, esmagado contra a terra, atraiçoado, abandonado, incompreendido, continuou a amar. Desse amor resultou vida plena, que Ele quis repartir connosco “até ao fim dos tempos”: esta é a mais espantosa história de amor que é possível contar; ela é a boa notícia que enche de alegria o coração dos crentes.



• Contemplar a cruz, onde se manifesta o amor e a entrega de Jesus, significa assumir a mesma atitude e solidarizar-se com aqueles que são crucificados neste mundo: os que sofrem violência, os que são explorados, os que são excluídos, os que são privados de direitos e de dignidade…



 Olhar a cruz de Jesus significa denunciar tudo o que gera ódio, divisão, medo, em termos de estruturas, valores, práticas, ideologias; significa evitar que os homens continuem a crucificar outros homens; significa aprender com Jesus a entregar a vida por amor… Viver desta maneira pode conduzir à morte; mas o cristão sabe que amar como Jesus …a morte não pode vencer: o amor gera vida nova e introduz na nossa vida o germe da ressurreição.


fonte:Adaptação de  Dehonianos. liturgia dominical

domingo, 2 de abril de 2017

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA NA CATEDRAL DE GURUE

07.04.2017. SEXTA FEIRA DA PAIXAO. ÀS 17.00H. Via Sacra.
09.04.2017.DOMINGO DE RAMOS.
                   Às 07.00H. Procissão de Ramos, desde a Capelinha de S. António até à Sé Catedral. Participam as três Paróquias da cidade: S. Bernardo, S. Carlos Lwanga e S. António.
                   Ás 14.00H. Enconro dos Jovens com o Sr. Bispo com motivo da Jornada Mundial da Juventude.
11.04.2017. TERÇA FEIRA SANTA.
                   .Às 18.00H. Missa Crismal e Renovação das Promessas Sacerdotais. Concelebram todos os Sacerdotes da Diocese, do clero diocesano e religiosos. Durante a Celebração, o Bispo abençoa os Santos Óleos dos Catecúmenos e dos Doentes e consagra o Santo Crisma.

13.04.2017. QUINTA FEIRA SANTA.
                    Ás 07.00H. Solene Liturgia das Horas. Ofício das Leituras e Ofício das Láudes.
                   ÁS 18.00H, Santa Missa da Última Ceia do Senhor. Dia da Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio e do Amor Fraaterno. Durante a celebração realiza-se o Rito do Lava-pés.
À seguir à Missa, começa a Adoração ao santíssimo Sacramento.

14.04.2017. SEXTA FEIRA SANTA.
                    Às 07.00H. Solene Liturgia das Horas: Ofício das Leituras e Ofício das Láudes.
                    Ás 15.00H. Solene Via Sacra, à volta da Igreja Catedral.
                    Segue-se a Solene Celebração da Paixão do Senhor: Prostação, Liturgia da Palavra, Orações Universais, Adoração da Cruz e Comunhão.

15.04.2017. SÁBADO SANTO.
                    Ás 07.00H. Solene Liturgia das Horas: Ofício das Leituras e Ofício das Láudes.
                    Confissões durante toda a manhã.
                    Às 20.00H. SOLENE VIGÍLIA PASCAL DA RESSURREIÇÃO DO SENHOR.
                   ALELUIA! JESUS CRISTO RESSUSCITOU!

.