sexta-feira, 11 de outubro de 2013

ADMISSÃO AO DIACONADO DO JOVEM SANTOS VÍCTOR



ADMISSÃO AO DIACONADO
Caríssimos diocesanos: paz, bem e consolação.
O jovem  SANTOS VÍCTOR, filho de Víctor Intecha e de Madalena Andissone, natural de Magige, Distrito de Gurúè, Paróquia de S. José de Lioma, Diocese de Gurúè e Província da Zambézia, nascido aos 13 de Abril de 1979, que completou os estudos teológicos no Seminário de S. Pio X, em Maputo, recebeu as Ordens Menores do Leitorado e do Acolitado prescritas pela Igreja, e fez o seu estágio pastoral de Dezembro 2012 a Outubro de 2013, na Paróquia de Cristo Reu de Mualama, Distrito de Pebane, pediu livremente e com firme vontade para ser ordenado diácono.

Consultei as pessoas que o acompanharam nesta fase de preparação para o sacerdócio e, por meio de uma Carta a toda a Diocese com data de 17.09.2013, pedi o parecer do Povo de Deus; e consultei como de preceito os meus Consultores Diocesanos.

Concluído favoravelmente todo este processo preliminar, pois ninguém manifestou qualquer impedimento que obste à sua válida e lícita ORDENAÇÃO DE DIÁCONO, com a graça do Espírito Santo, que conduz e guia a Igreja, o amor do Pai, e a Paz de Jesus Cristo, pastor das nossas almas, invoco sobre ele a protecção de Maria Santíssima, Mãe do único e verdadeiro Sacerdote e de S. António, padroeiro da nossa Diocese, e comunico-vos a sua ADMISSÃO À ORDEM DOS DIÁCONOS.

Á ordenação será na Igreja Paroquial de Santa Josefina Bakhita, de Gilé, Diocese de Gurúè, no dia 15 de Dezembro de 2013, III Domingo do Advento.

Este acontecimento deve ser motivo de alegria de todo o povo cristão; de crescimento das famílias na estima do sacerdócio; e de oração de toda a Diocese, rezando por este nosso irmão António candidato ao Diaconado, como os Apóstolos no Cenáculo na espera do Espírito Santo, com Maria, Mãe de Jesus.
É, de facto, dever de todos os fiéis da Diocese orar por este candidato ao Diaconado, nosso futuros Padre Diocesano se Deus quiser, o que devemos fazer principalmente na oração universal das Celebrações Dominicais e em todos os momentos de oração nas comunidade cristãs e religiosas.
Demos graças a Deus 

Saúdo-vos em Cristo, Sacerdote da Nova Aliança e Pastor Bom e Supremo da Igreja
Gurúè, 11 de Outubro de 2013
+ Francisco Lerma Martínez
Bispo de Gurúè

VISITA PASTORAL À PARÓQUIA DE S. TERESA DO MENINO JESUS DE ILE



De 5a 11 de Outubro de 2013, D. Francisco Lerma, acompanhado pelo Pe. Francisco Cunlela, Vigário Geral da Diocese, realizou a sua 2ª  Visita Pastoral à Paróquia de Santa Teresa do Menino Jesus de Ile-Sede.
Esta Paróquia, desmembrada da Paróquia de N. S. de Fátima de Muliquela, foi criada por Provisão de D. Francisco Lerma, no 29 de Dezembro de 2013, e está sob os cuidados pastorais do clero Diocesano de Gurúè, sendo o seu primeiro e actual Pároco o Pe. Xadreque Gomes Daniel.
Estão presentes na Paróquia as Irmãs do Instituto Religioso Jesus Maria José. A comunidade está formada pelas Irmãs  Cléia Festa, Diana Neuza Sebastião e Alzira Vunje Manuel. As Irmãs têm uma Escola Matrno-Infantil para crianças desnutridas.
A Paróquia conta com 78 comunidades cristãs, organizadas em 9 Zonas Pastorais. Em cada comunidade existem os seguintes  : Responsável da comunidade (“Muholi”), Animador da palavra, Encarregado da Eucaristia; Catequistas para os vários grupos (Ouvintes, 1º e 2º Ano do Catecumenado, Eleitos, 1ª Comunhão, Confirmação e Matrimónio); Responsável do Grupo juvenil; Animadores das Famílias, da Justiça e Paz, da Caridade, dos Doentes, da Comissão Económica, da Produção (machamba), dos Hóspedes, da Limpeza, da Liturgia, Cantores, Batuqueiro e Acólitos.
Eis o programada das visitas realizadas durante a Visita Pastoral:
05.10.2013:
Chegada e apresentação do Programa.
06.10.2013:
Concentração em Ile-Sede
Zona Pastoral: Nº 1. Ile-Sede. Comunidades: S. Teresa do Menino Jesus da Sede; S. Miguel de Nikula; Murimoni; S. Coração de Jesus de Nsiliko; S. Cruz de Mukanya; Santa Rita de Cassia de Puatxiua; Takaniue; Mpilua e Centro de Catequese de Namalahu.
Os crismados foram 151.
Na Parte da tarde o Sr. Bispo reuniu com os membros do Governo Distrital: Representantes da Educação, da Saúde, das Estruturas, da Segurança, da Agricultura e dos Serviços da DIC.
07.10.2013.
 Concentração em Viherriua.
Zona Pastoral Viherriua. Comunidades:  S. Francisco de Viherriua; S. Miguel de Elope; S. João Evangelista de  Mualaitene; S. Paulo de Musassa; S. Maria Madalena de Mutakuassi, S. Tiago de Ntókue, e S. Mateus de Katxone.
Zona Pastoral Namatica. Comunidades:  S. José de Namatica; S. Rafael de Korea; S. João baptista de Nlopa; S. Pedro de Mulaseia; Ropé; S. Miguel de  Mutuassi;  e Sakone.
Os crismados foram 120.
08.10.2013:
Concentração em Mucuaba
Zona Pastoral Mucuaba. Comunidades: N.S. da Consolata de Mucuaba; S. Lúcia de Muratxini; S. Bartolomeu de Ediela; Santa Teresinha de Namirué; S. João Bosco de Mukutho; S. Estêvão de Nahokone; S. António de Luanda; N. S. da Anunciação de Namitékua; e S. Pedro de Mutepereia                                             
Os crismados foram 82.
Na parte da tarde o Sr. Bispo  reuniu com os representantes dos Movimentos Apostólicos presentes na Paróquia: legião de Maria, Comunidade S. Egídio, Jesus Maria José, e Mulheres Missionárias da Consolata.
Também recebeu a Sr. Anabela Belo, Directora do Departamento Africa e Médio Oriente da Misereor, que se encontra visitando alguns dos Projectos financiados pela Misereor em Moçambique.
09.10.2013.
Concentração em Nampevo.
Zona Pastoral Nampevo. Comunidades: S. Lucas de Nampevo; S. Estêvão de Namarrala; S. Pedro de Milapo; S. S. Tiago de Mapinenyane; S. Clemente de Mpakane.
Zona Pastoral Mpilane. Comunidades: S. João Baptista de Motineia; S. José de Mpilane; S. Simão de Nyanyane; S. Cecília de Nravane; S. S. da Conceição de Namakwaru; e o Centro de Catequese de  S. Estêvão de Nakhuka.
Zona Pastoral  Kuturiua. Comunidades: Santa Maria de Kuturia; S. Bento de Mukitika; S. Pedro de Makuokue; S. Agostinho de Pevere; S. Miguel Arcanjo de Netura; S. S. da Conceição de Mukohe; S. Ovídio de Mpilima; e o Centro de Catequese de Santa Isabel de Namitipe.
Os crismados foram 159.
Na parte da tarde, o Bispo encontrou-se com os Catequistas da Paróquia.
10.10.2013.
Concentração em  Netxutxune.
Zona Pastoral Netxutxune. Comunidades: S. Verónica de Netxutxune; S. António de Murrupula; S. Carlos Lwanga de Makweliha; S. Lúcia de Nolokoni; S. Pedro de Ligama; S. Miguel Arcanjo de Muelamahi.
Zona Pastoral Namanda. Comunidades: S. José de Namanda; S. José de Muterela; S. Paulo de Komone; S. Paulo de Navakane; S. Estêvão de Musira; Nikonyane; S. Miguel Arcanjo de Nanipura; S. Tiago de Namikokora; S. Carlos Lwanga de Meitore; S. Teresinha de Simoko; S. Kizito de Mussimba.
Os crismados foram  146.
Na parte da tarde, da sede da Paróquia, Ile,  D. Francisco reuniu com os grupos juvenis, representativos da Paróquia. Os temas em reflexão foram os seguintes: casamentos prematuros, amigados, vocacionados, formação litúrgica e musical, sustentabilidade económica, a droga e o alcoolismo.
À noite o S. Bispo visitou a a comunidade religiosa das Irmãs do Instituto Jesus Maria e José e reuniu com as jovens aspirantes.
11.10.2013: 
Nas primeiras horas da manhã o Sr. Bispo celebrou a Eucaristia reuniu com a  Equipa Missionária.
A seguir, D. Francisco reuniu com o Conselho Pastoral Paroquial. Foram tratados, entre outros os seguintes assuntos:Linhas gerais do Plano Pastoral Diocesano e implementação na Paróquia; Sustentabilidade económica, Renovação dos ministérios; Reorganização das Zonas Pastorais e das comunidades; Casamentos prematuros; amiguismos;  roubo da Eucaristia em algumas comunidades; Programação  das actividades pastorais;  Formaçção da Comissão Económica paroquial; criação da Comissão de Formadores a nível da paróquia; construção da nova Igreja Paroquial; Construção e melhoramento das Capelas; vedação do terreno da Sede.
Na parte da tarde, o Sr. Bispo concluiu a Visita Pastoral e viajou ao Gurúè.