terça-feira, 31 de outubro de 2017

PROGRAMAÇÃO DAS ACTIVIDADES DIOCESANAS DE NOVEMBRO



PROGRAMAÇÃO DIOCESANA PARA 0 MÊS DE NOVEMBRO

01.11.2017

O Sr. Bispo parte para Maputo, via Nampula, para participar na 2ª Sessão Plenária de 2017 da Conferência Episcopal de Moçambique e para se encontrar com os Reitores e Formadores dos Seminários Maiores Inter-diocesanos de S. Pio X  (Teologia) de Maputo e de S. Agostinho (Filosodia) da Matola.

02 a 04.11.2017

Na sede da Paróquia de N. S. Rainha da Paz, na Pista Velha, Alto Molócuè, Encontro dos Encarregados da Pastoral Familiar das Paróquias de S. C. de Jesus de Nauela; N. S. Rainha do Mundo de Malua; N. S. de Fátima de Alto Molócue-Sede; e de N. S. Rainha dos Mártires de Mutala.

08 a 10.11.2017

Na Casa Diocesada de Gurúè, Encontro dos Encarregados da Pastoral Familiar das Paróquias de S. António da Sé Catedral; Paróquia de S. Bernardo;  Paróquia de S. Carlos Lwanga; e Paróquia de N. S. da Conceição de Invinha.

19.11.2017

Ordenação sacerdotal do Diácono Sérgio José César, Capuchinho, na Paróquia de N. S. de Lurdes de Mulevala.

20- 26.11.2017 

Visita Pastoral à Paróquia de N. S. da Conceição de Invinha.

28 – 30.11.217
Reunião do Conselho de Presbíteros
Encontro dos Consultores Diocesanos
Assembleia Diocesana de Pastoral

VIDA DA DIOCESE: VISITA DE UMA DELEGAÇÃO DE MANOS UNIDAS Á DIOCESE



Visita de uma delegação de  “Manos Unidas” à Diocese

De 30 de Outubro a 2 de Novembro do corrente ano, uma delegação da ONG espanhola “MANOS UNIDAS”, formada pelo Sr. Miguel Ángel García e pela  a Srª  Maria Nieto de la Cierva, estão a visitar alguns projectos financiados por esta ONG  espanhola.

No dia 30.10, chegaram vindos de Nacala e foram acolhidos na Casa Diocesana, onde ficam hospedados.

No dia 31.1017

1.- Nas primeiras horas da manhã, os delegados de Manos Unidas visitaram e participaram na inauguração das Novas salas da Escola Primária do 1º e 2º Grau da Paróquia da Catedral, que foram financiadas por MANOS UNIDAS.

Presidiu à cerimónia de bênção e abertura das novas salas e gabinetes da direcção, o Bispo de Gurúè, D. Francisco Lerma, acompanhado pelos Padres Francisco Cunlela ,Vigário Geral, Paulino Nicau, Pároco da Paróquia da Catedral, Pe. Agostinho Vasconcelos, Director do Secretariado Diocesano de Pastoral, Luciano Cominotti, Administrador Diocesano e Tonito Muananoua, Chanceler. Além dos alunos e Professores da Escola, participaram as autoridades do Distrito, do Município, da Localidade da Sede e da Direcção Distrital de Educação e Desenvolvimento Humano.

2.- À seguir os delegados de Manos Unidas visitaram as Salas da Escola de Alfabetização S. Agostinho, construídas na Paróquia sub-urbana de Gurúè, S. Carlos Lwanga. Esta obra também foi financiada por MANOS UNIDAS.

3.- Mais tarde a delegação dirigiu-se à Paróquia de Muliquela, a uns 70 kms aproximadamente de Gurúè, onde visitou as obras de reabilitação do antigo Lar Feminino, na sede da Paróquia. A obra também financiada por MANOS UNIDAS, reúne as condições mínimas para dar início ao projecto de Formação de Monitoras para a Promoção da Jovem, que as Irmãs Missionárias da Consolata tem ideado para começar brevemente.

4. Já na parte da tarde, a delegação deslocou-se até à Paróquia de S. Tiago de Namarrói, onde MANOS UNIDAS financiou a reabilitação de salas de aulas da antiga Missão, onde já está a funcionar a Escolinha que dirigem as Irmãs Apostólicas de Cristo Crucificado.

No dia 01.11.2017

Neste dia, os delegados de Manos Unidas hão de visitar a Quase Paróquia de S. Kizito do Monte Namuli, onde irão receber um projecto de um Centro de Saúde, de 2º grau, para benefício daquela área (mais de 30 comunidades) sem nenhuma estrutura sanitária.

No dia 02.11.2017

Os delegados deixa, a Zambézia a caminho de Nampula, onde  continuaram viagem para Maputo.

Destas páginas, apresentamos a nossa gratidão pela artilha de bens espirituais e matérias que MANOS UNIDAS continuam a manter com o povo da nossa Dioceses.