sábado, 6 de julho de 2013

AMISSÃO AO PRESBITERADO DO DIÁCONO JANUÁRIO ANTÓNIO



Caríssimos Diocesanos:” Anunciarão a minha glória às nações” (Is 66,19). 

Com estas palavras do Profeta Isaías quero comunicar-vos  com grande alegria a admissão à Ordem dos Presbíteros do nosso jovem Diácono JANUÁRIO ANTONIO.

O jovem JANUÁRIO ANTÓNIO, de 32 anos de idade, filho de António Mucaia e de Cecília Ramos, natural de Alto Molócuè, foi ordenado DIÁCONO em 16.12.2012, na Catedral de Gurúè.  A seguir exerceu a Ordem recebida na  Paróquia de Santa Cruz de Molumbo simultaneamente com o serviço na Secretaria da Diocese e na Casa Diocesana. Com carta de 03.05.2013 pediu livremente e com firme vontade para ser ordenado SACERDOTE.

Consultei as pessoas que o acompanharam nesta fase final de preparação para o sacerdócio e, por meio de uma Carta a toda a Diocese, com data de 07.05.2013, pedi o parecer do Povo de Deus, e consultei, como de preceito, o Conselho Presbiteral e o Colégio dos Consultores.

Concluído favoravelmente todo este processo preliminar, pois ninguém manifestou qualquer impedimento que obste à sua válida e lícita ordenação presbiteral, com a graça do Espírito Santo, que conduz e guia a Igreja, o amor do Pai e a Paz de Jesus Cristo, pastor das nossas almas, invoco a protecção de Maria Santíssima, Mãe do único e verdadeiro Sacerdote e de S. António, padroeiro da nossa Diocese, e vos comunico que hoje, 06.06.2013, foi admitido à Ordem dos Presbíteros para o bem desta Igreja local e de todo o Povo de Deus espalhado pelo mundo.

Á ordenação será no dia 25 de Agosto de 2013, na Igreja Paroquial de N. S. Rainha do Mundo de Malua – Alto Molócue, coincidindo com a Peregrinação Diocesana.

Este acontecimento deve ser motivo de alegria de todo o povo cristão; de crescimento das famílias na estima do sacerdócio; e de oração de toda a Diocese, rezando como os Apóstolos no Cenáculo na espera do Espírito Santo, com Maria, Mãe de Jesus.

É, de facto, dever de todos os fiéis da Diocese orar por este jovem admitido ao Sacerdócio, o que devemos fazer principalmente na oração das Celebrações Dominicais e em todos os momentos de oração nas comunidade cristãs e religiosas. Agradeçamos este grande dom de Deus no 20º Aniversário da criação da Diocese.
Saúdo-vos em Cristo, Sacerdote da Nova Aliança e Pastor Bom e Supremo da Igreja
Gurúè, 06 de Julho de 2013, Memória litúrgica de Santa Maria Goretti

+ Francisco Lerma Martínez
Bispo de Gurúè

segunda-feira, 1 de julho de 2013

CURSO DE FORMAÇÃO DE FORMADORES E DE PROMOTORES VOCACIONAIS




Os participantes no Curso de Formadores com D. Francisco Lerma ao centro
De 24 de Junho a 5 de Julho de 2013, na sua qualidade de Presidente da Comissão Episcopal de Seminários e Vocações, D. Francisco Lerma, Bispo de Gurúè, está a presidir no Centro Catequético Paulo VI do Anchilo (Nampula), o Curso de Formação de Formadores dos Seminários e dos Promotores das Dioceses de Moçambique.

A Equipa de Coordenação está formada pelo Pe. Inácio Lucas, Reitor do Seminário Interdiocesano de Teologia S. Pio X de Maputo, e pelo Pe. Tonito Muananoua, Reitor do Seminário Interdiocesano de Filosofia da Matola.

Eis os temas em estudo programados para o referido Curso e os respectivos orientadores:
1.     O ministério e a vida sacerdotal segundo a Presbiterorum Ordinis, por D. Francisco Lerma, Bispo de Gurúè.

2.    Orientações Pastorais sobre a promoção das vocações, pedo Pe. Rafael baciano Sapato, Vicário Geral da Diocese de Lichinga.

3.    Formação dos futuros sacerdotes a Pastores dabo Vobis, pelo Pe. José Muluta, Chanceler da Arquidiocese de Nampula.

4.    Situação da Pastoral vocacional nas Dioceses de Moçambique, pelos Promotores Vocacionais de cada uma das Dioceses.

5.    O discernimento vocacional e maturidade humana, pela Irmã Felicidade, Missionária da Consolata, Conselheira Provincial.
 
A sala de reuniões durante uma das sessões do Curso

6.    A formação sacerdotal segundo a Optatam Totius, pelo Pe. Tiago Palagi, Director do Centro Catequético Paulo VI do Anchilo.

7.    As Obras Pontifícias Missionárias, pelo Pe. Atanásio Amisse Canira, Vigário Geral da Diocese de Nacala e Director Nacional das Obras Pontifícias Missionárias..

8.    Os Seminários diocesanos em Moçambique, pelo Pe. Inácio Lucas, Reitor do Seminário Interdiocesano de Teologia de S. Pio X de Maputo.

9.    Espiritualidade como caminho no Espírito para ser de Cristo, pelo Pe. Tonito Muananoua, Reitor do Seminário Interdiocesano de Filosofia de S. Agostinho da Matola.

domingo, 30 de junho de 2013

FALECIMENTO DE MONS. JOAQUIM MABUIANGUE


Do Arcebispado de Maputo recebemos a notícia do falecimento de Monsenhor Joaquim António Mabuiangue, grande figura de sacerdote e de cidadão

«Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá» (Jo 11, 25)
                                  
É com profunda tristeza e consternação que a Arquidiocese de Maputo cumpre o doloroso dever de comunicar a Páscoa do Reverendíssimo Monsenhor Joaquim António Mabuiangue, aos 75 anos, ocorrida às 5 horas da manhã do dia 28 do corrente mês, na República da África do Sul, onde se encontrava internado para cuidados médicos, desde o dia 22 Maio.
O Monsenhor exerceu seu sacerdócio durante 48 anos, dedicando-se inteiramente ao serviço da Arquidiocese de Maputo e da Igreja.
Como vínhamos rezando durante o tempo em que ele se encontrava internado, achamos por bem comunicar e convidar a todos os irmãos e irmãs para continuarmos em clima de oração. Por isso, recomendamos que, durante estes dias, nas nossas Paróquias e Comunidades, ofereçamos orações e missas pelo seu descanso eterno na casa do Pai, por quem sempre dedicou a sua vida, como verdadeiro companheiro de Jesus, o Bom Pastor.

Que o Pai das Misericórdias e o Deus de toda consolação o recompense por  toda a sua vida dedicada ao  ministério sacerdotal e à Igreja.

 Secretariado de Coordenação Pastoral
Pe. José Jonasse

 --------------------------------------------------------------------------------------------------------
 A Diocese de Gurúè, fiéis, sacerdotes, Bispo Emérito e Bispo Diocesano, unem-se à família enlutada e aos irmãos da Arquidiocese de Maputo nesta hora de dor e rezam pelo eterno descanso do irmão no sacerdócio Mons. Mabuiangue e pela consolação humana e cristã de todos os seus parentes emaigos.
+ Francisco Lerma
 Bispo de Gurúè