segunda-feira, 12 de setembro de 2011

NAUELA: Visita Pastoral 09 - 12.09.2011

 

Vamos caminhando ao encontro do Senhor



   De 6 a 12 de Setembro de 2011, Dom Francisco Lerma, Bispo de Gurúè, acompanhado pelo Pe. Francisco Cunlela, Vigário Geral da Diocese, realizou a Visita Pastoral à Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, de Nauela.
 

O território da Paróquia corresponde ao do Posto Administrativo de Nauela, no Distrito de Alto Molócuè. Conta uma população de 104.000 habitantes.

A entrada ao Posto Administrativo de Nauela
  
A sede do Governo do Posto Administrativo

A Comunidade do Centro de Espiritualidade dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos) a que está confiada a tarefa da animação pastoral da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus de Nauela, está composta pelos Padres: Renato Comastri, Pároco; Pe. Azevedo Saraiva; Luís Vasco Monoca e Vitorino Biasiolli e o Diácono Basílio António Uahica.
 A Paróquia está dividida em 96 comunidades e 10 Centros de Catequese ou Núcleos. As comunidades está agrupadas em 16 Zonas Pastorais e estes em  6 Centros Pastorais.
O Centro de Espiritualidade dos Dehonianos em Milevane


Os Centros são o lugar onde se realizam os encontros de formação;  frente de cada Centro há um Conselheiro.
As Zonas são o lugar da planificação pastoral e de concentração das comunidades para as celebrações mais importantes. Em cada Zona há um Coordenador das actividades pastorais.
As Comunidades são os lugares naturais da vivência da fé, da catequese e das celebrações dominicais. Em cada Comunidade há um ancião que coordenada as actividades da Comunidade; há também o encarregado da Comunhão, os catequistas para os vários grupos de catequizandos e outros responsáveis pelos diferentes ministérios da Comunidade.

Há comunidades numerosas e vivas. Há também comunidades não tão grandes e tem uma vida com menos iniciativas, menos originais e menos significativas, mesmo assim são bastante constantes nas actividades e na frequência. Existem também comunidades mais pequenas e com menos actividades.
 As construções das capelas em que rezam os cristãos são um sinal da vitalidade ou a menos da própria comunidade. Todas as capelas estão fechadas com porta e janelas. São sempre mais frequentes as capelas cobertas com zinco e construídas com tijolos queimados.
A família primeira comunidade de fé

Sente-se por todo o lado a necessidade da formação dos Agentes da Pastoral a todos os níveis, uma formação mais contínua e completa. A primeira formação é nas Zonas, onde os vários ministros se encontram cada mês. Partilham a vida das comunidades, programam e preparam o serviço de cada mês. É uma forma simples de partilha, mas tem os seus resultados positivos.
 
Os Centros Pastorais são também lugares de formação. Às vezes esta formação é entregue aos animadores zonais e outras vezes estão presentes os membros da Equipa Missionária.
Aos poucos está-se a mudar a maneira de trabalhar, programando os encontros não na Sede da Paróquia ou no Centro de Espiritualidade de MIlevane, dos Padres Dehonianos, mas nos Centros Pastorais, para dar a possibilidade aos animadores das comunidades de estarem presenets e, assim, alargar a participação, para um conhecimento melhor da realidade, alcançar mais pessoas na formação e na animação.

Sessão do Conselho Pastoral da Paróquia de Nauela

A formação que foi mais tomada a  sério foi a dos jovens para a preparação e a celebração da Jornada Mundial da Juventude  2011(JMJ - 2011). Houve um encontro geral na Sede da Paróquia para programar as actividades. A seguir em todos os Centros foram apresentados e explicados os temas da Mensagem do Papa. E depois de concluído o trabalho nas comunidades e nas Zonas, realizaram-se encontros nos Centros para recolher as reflexões dos grupos.
 
No território da Paróquia s encontra a “Escola Família Agrária de Milevane”, de 2º nível, das Irmãs do Amor de Deus: Irmã Maria del Rocío Calabor del Rio; Irmãs Maria Teresa Suanzes Alonso; Irmã Elisa Gómez Mateus; e Irmã Maria Emília Martins Duarte.
Correspondo à 8ª, 9ª e 10º Classe. Actualmente conta com 200 alunos externos. Nos internatos há 102 alunos no Internato masculino; e 45 meninas no Internato Feminino.

Um dos edifícios da Escola Família Agrícola de Milevane

O Bispo visitou e celebrou a Eucaristia e o Sacramento do Crisma  nos seguintes lugares e segundo o calendário preparado:
06.09.11: em Etapuri com a Zona de Cololo, houve 79 crismados.
07.09.11: em Conane com as Zonas de Muako – Muhano e Cone, houve 98 crismados.

Dom Francisco com os jovens de Conane

08.09.11: em Inago com as Zonas de Muekuesiwa e Nahavara, houve 151 crismados.

09.09.11: em Regula com a Zona de Walaka, houve 112 crismados.

Cruçamneto de caminhos em Mugema

10.09.11: em Mugema, com as Zonas de Mole, Malapa e Niwasi, houve 197 crismados.
 
A caminho de Mugema

11.09.11: em Nauela (Sede), com a Zona de Herculano, houve 181 crismados.
   
O grupo juvenil das Zonas de Nauela e Herculano

No dia 12.09.11: em Milevane, o Bispo reuniu com o Conselho Pastoral da Paróquia, composto pelos Coordenadores dos Centros e das Zonas Pastorais juntamente com a Equipa Missionária.

 
O Bispo com o Conselho Pastoral da Paróquia

Encontro com os grupos juvenis

  
Dom Francisco ao encontro das comunidades

 


A Igreja da Sede da Paróquia