terça-feira, 17 de julho de 2012

Caminhando em Julho

01.07.2012. Ordenação Sacerdotal do diácono Basílio António Uahika.
A nossa crónica de Julho começou no próprio dia 1 do mês, no Alto Molócue, com a Ordenação Sacerdotal do diácono Basílio, dehoniano, natural desta terra da Alta Zambézia. A notícia completa deste grande evento eclesial já foi publicada na devida altura. Podem encontrá-la no SITE da Diocese de Gurúè (www.diocesegurue.com; e neste BLOG (htp://santoantoniogurue.blogspot).

02.07.2012: Seminário  Diocesana de São José (1º Ano Propedêutico).
 A Comissão Diocesana Para os Assuntos Económicos e Projectos, trabalhou no terreno onde, a partir do prõximo ano lectivo, irá a funcionar como sede própria o nosso Seminário Diocesano de S. José. Entre as várias propostas, foi escolhido o lugar conhecido como "Casa dos Eucaliptos", em Invinha. Para começar estão a ser reabilitadas as duas residências onde moravam os Missionários logo à seguir às nacionalizações da Missão, e a capelinha. E vai-se construir de raiz um salão polivalente.
Os seminaristas irão frequentar a Escola Secundária e Preuniversitária Madre Clara, das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição de Invinha.

04.07.2012. Reorganização da Cáritas Diocesana
Depois de vários anos de inactividade, a Diocese está reorganizar a Caritas Diocesana, segundo a orientação da VI Assembleia Diocesana de Pastoral.
A Caritas Diocesana forma parte do Departamento de Pastoral Social, tem  o seu escritório provisório no Salão Polivalente da Casa Diocesana, onde funciona também provisoriamnete o Secretariado Diocesano de Pastoral.
Os responsáveis da Cariatas Diocesana são o Pe. Rito Aberto, do clero diocesano, director do departamento, e a Irmã Diana Neusa Sebastião. do Instituto das Irmãs José Maria José, responsável pelo  Sector da Caritas.
A Comissão já participou na Reunião das Caritas Diocesanas em Chimoio e começou a realizar  Cursos de Formação nas Paróquias e Regiões Pastorais segundo o programa já enviado às Paróquias.

08.07.2012. Celebração  do Sr. Bispo na Paróquia de Molumbo.
No Domingo 8 de Julho, D. Francisco Lerma, Bispo da Diocese, celebrou com a Comunidade da sede da Paróquia da Santa Cruz de Molumbo. Com o Sr. Bispo concelebraram o Pe. Maganisto Lenço Iotomeiua, Pároco, e o Pe. Manuel Nassuruma, Secretário da Diocese.
 Durante a celebração 125 crianças receberam a 1ª Comunhão.
A seguir à celebração, o Sr. Bispo  reuniu com o Conselho Pastoral Paroquial e com a Equipa Missionária. Durante as reuniões referidas fez-se uma avaliação das actividades em curso na Paróquia.
A Equipa Missionária está formada actualmente pelo Pe. Maganisto Lenço Iotomeiu, Pároco; pelo finalista Januário António Mucaia, ambos do clero diocesano, e pelas Irmãs da Imaculada Conceição (Diocesanas de Lichinga)  Ir.Teresa Enoque, Ir. Madona Gonçalves, Ir. Albertina Pedro e  Ir. Essinaty Paulo Goliate.

14.07.2012. Encerramento da Visita Pastoral à Paróquia de Namarrói.
O último dia da Visita Pastoral à Paróquia de São Tiago Maior de Namarrói, 14 de Julho de 2012, o Bispo celebrou a Eucaristia e o Sacramento do Santi Crisma na comunidade de Namitipo.
Foram crismados 48 cristãos. O número total de cristãos crismados durante esta Visita Pastoral a Namarroi foi de 891.
A Zona Pastoral de Namitipo abrange as comunidades de Namitipo, Esaro, Nsalo e Mahekesane.

15.07.2012. Celebração na sede de Ile.
No Domingo 15 de Julho, D. Francisco celebrou a Eucaristia com a comunidade de santa Teresinha do Menino Jesus,da sede da Paróquia de N. S. de Fátima de Ile, Errego, que também é sede do Distrito. Concelebrou com o r. Bispo, o Pe. Inácio dos santos, do cler diocesano, Vigário Paroquial.
Após a celebração da Eucaristia Dominical, o Sr. Bispo, acompanhado pelo empreteiro, Sr. Marcelino, visitou as obras  da nova residência sacerdotal de Ile, da reabilitação da Casa das Irmãs e do Centro de Saúde de Mulikela ,e da  recuperação dos terrenos da antiga Missão de Mulikela.
O Sr. Bispo encontrou-se com a Srª Administradora do Distrito, a quem pediu a colaboração das estruturas locais do governo para a reabilitação do Centro de Saúde de Mulikela, especialmente para a reabilitação do sistema de abastecimento de água e do fornecimento de energia eléctrica.

16.07.2012. Centro de Acolhimento na Paróquia da Catedral de Gurúe.
Depois de uma certa demora burocrática nas transferências bancárias, as obras do  Centro de Acolhimento para os doentes e acompanhantes, da Paróquia da Catedral, vão começar brevemente.
A Comunidade local já começou a recolher a colaboração dos cristãos e também já recebemos a primeira parte do que a revista Fátima Missionária de Portugal recolheu durante o ano de 2011, fruto da Campanha para angariar fundos que o Sr. Bispo lançou desde o Santuário de Fátima e a citada revista acompanhou durante todo o ano.
Nesta mesma data foi lançado entre as empresas locais o curcurso para adjudicação da obra.