sexta-feira, 22 de julho de 2016

VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA N. S. RAINHA DA PAZ. PISTA VELHA. ALTO MOLÓCUE


VISITA PASTORAL À PARÓQUIA N. S. RAINHA DA PAZ. PISTA VELHA-ALTO MOLÓCUE. (I)
De 20 a 25 de Julho de 2017, D. Francisco Lerma, Bispo de Gurúè, acompanhado pelo Pe. Agostinho Vasconcelos, Moderador da Cúria e Director do Secretariado Diocesano de Pastoral, realiza a 6ª Visita Pastoral deste ano à Paróquia de N. S. Rainha da Paz, da Pista Velha – Alto Molócue.
Esta Paróquia foi criada em 2012, desmembrada da Paróquia de N. S. Rainha do Mundo de Malúa (Molócue). Esta formada por comunidades e é assistida pastoralmente pelos Padres Dehonianos, sendo o seu Pároco o Pe. Carlitos Miguel Joaquim, SCJ.

20.07.2016                                                                                         

Hoje,  a concentração foi na comunidade de MULATIUA, na Zona Pastoral de MUREPUETEUA, formando parte do Centro Pastoral de Namuale com as Zonas de Namuale e Nakuakua.

Reuniram-se os cristãos e catecúmenos das  comunidades de MUREPUETEUA:

N. S. de Fátima de Murepueteia; S. Carlos Lwanga de Murarama; N. S. de Lurdes de Mulatiwa; e S. Catarina de Muropossi.

Na área destas comunidades existem as seguintes Igrejas Evangélicas: Igreja de Cristo em Moçambique e a Igreja Missão.

Os crismados foram 40 cristãos.

Na parte da tarde, D. Francisco visitou o Núcleo de S. José.

 21.07.2016

A concentração hoje foi na comunidade de NAKUAKUA.

 Centro Pastoral de Namálue. Zonas Pastorais Namálue e Nakuakua.

ZONA PASTORAL DE NAMÁLUE. Comunidades de S. José de Namálue; S. Lucas de Meheiani; S. António de Milikuini; e S. Maria Mãe de Deus de Nakuali.

ZONA PASTORAL DE NAKUAKUA. Comunidades de S. Marcos de Nakuakua; S. Dinis de Murotxoni; S. Pedro Claver de Natxoko; S. Filomena (S. Marta) de Nlokone; e S. Timóteo de Marrokone.

Na Mensagem  dirigida ao Sr. Bispo foram apresentados os seguintes assuntos:

·        A situação político-militar do País;

·        Os defuntos dos últimos dois anos;

·        A preparação para os Sacramentos;

·        As actividades na Zona Pastoral, nomeadamente a formação dos animadores;

·        Os ministérios exercidos nas comunidades da Zona;~

·        A ajuda feita pelas comunidades aos professores recém chegados;~

·        A peregrinação da Cruz dos jovens (Jornada Mundial da Juventude).

Os confirmados foram 45.

Na parte da tarde, D. Francisco visitou o Núcleo de S. Francisco de Assis. Foram tratados os seguintes assuntos: constituição do Núcleo, a sua importância na Pastoral e mais outros relacionados com o baptismo das crianças, separações matrimoniais, divórcios e partilha diocesana 

As Igrejas Evangélicas presentes na área destas duas Zonas são a Igreja de Cristo em Moçambique e a Igreja União Baptista
22.07.2016

A Concentração foi na comunidade de TURÚA. Reuniram as Comunidades das Zonas Pastorais de Muatalíua; Kukumue; Limiha ; Namarrobane e Ntepa:
ZONA PASTORAL DE MUATALIUA. Comunidades de S. Ambrósio de Muataliwa; S. Gabriel de Nrule; S. Teresinha de Turua; S. Pedro de Muhitxu; S. Maria Madalena de Namakuku; S. Miguel de Namaramuane; S. Estêvão de Naphakala; S. Agostinho de Ekhula; S. Pedro de Namalassi; e S. Carlos Lwanga  (S. Maria de Nazaré?) de Muphana.

ZONA PASTORAL DE KAKUMUE. Comunidades de S. Francisco de Assis de Novanana; S. Francisco Xavier de Muluku; S. Francisco de Kakume; S. Miguel de Massinoni; S. Luzia de Mikopomi; S. António de Natxetxi; e S. António de Kalulu.

ZONA PASTORAL DE LIMIHA. Comunidades de S. António de Limiha; S. Mateus de Napalakue; S. Matias de Nahavara; N. S. do Rosário de Epatxa; S. Pedro de Namiratari; S. Miguel de Evilivili; S. Lucas de Namihuli; S. Lúzia de Molotxue.

ZONA PASTORAL DE MUHARA. Comundades: S. Filipe de Muhara; S. Pedro de Namarokani; N. S. da Assunção de Nampeto; N. S. da Conceição de Ehikiri; S. Teresinha de Nakalama; S. João Baptista de Evuku;  e S. Carlos Lwanga de Mauere.
Os crismados nesta concentração foram 140.

As Igrejas evangélicas presentes nestas zonas pastorais são as seguintes:  Igreja de Cristo em Moçambique;  União Baptista;  Assembleia de Deus;  Igreja do Nazareno; e a Igreja dos Velhos Apóstolos.
Na parte da tarde, D. Francisco visitou o Núcleo de S. Tiago.

quarta-feira, 20 de julho de 2016

VISITA PASTORAL A MUTHALA (IV)


VISITA PASTORAL A MUTHALA 2016 (IV)

4º Dia da Visita Pastoral: 18.07.2016.

Concentração na Comunidade de KONKO, Sede da Paróquia.

REUNIÃO DO CONSELHO PASTORAL PAROQUIAL

Na parte da manhã houve sessão plenária do Conselho Pastoral Paroquial., presidido pelo Sr. Bispo. Participaram em número de 45 animadores: Conselheiros, Coordenadores, Animadores dos três Centros (S. Pedro, Santa Maria Mãe da Misericórdia e Santa Cruz), e das 13 Zonas Pastorais; representantes dos Ministérios a nível zonal e dos Movimentos Apostólicos.

Os assuntos tratados fazem referência à vida e organização das comunidades, às construções das capelas melhoradas e aos assuntos sociais: formação dos responsáveis pelos ministérios,  Cursos bíblicos ,os problemas dos casais, da juventude e das famílias em geral; os divórcios, o alcoolismo, o transporte, os tempos das celebrações da 1ª Comunhão; a localização e terreno para a sede definitiva da Paróquia; livros e os subsídios para a catequese, a formação e para a vida dos  movimentos apostólicos.

Na parte da tarde, os jovens apresentaram uma peça teatral baseada da vocação dos apóstolos e no envio às comunidades.

5º Dia da Visita Pastoral: 18.07.2017

Concentração na comunidade de KONKO, Sede da Paróquia.

ZONA PASTORAL DE KONKO. Comunidades:  N. S. da Conceição de Konko; S. Felicidade de Muhiro; S. Lucas de Paravene; Bom Pastor de Jaiane; S. Maria de Moneia; S. Pedro de Namulemane, S. Teresina de Napiri; S. Pedro de Nasupi.

 ZONA PASTORAL DE NAPHALAVI. Comunidades:  S. Ana de Naphalavi; S. Mónica de Nakuo; S. Glória de Iakaba; S. Paulo de Muthala;  S. Teresinha de Jauá; S. Marta de Mikelele.

ZONA PASTORAL DE LISSI. Comunidades:  S. Mateus de Lissi; S. Lucas de Naha; S. Teresinha de Namahale; S. Cecília de Nakarnasini; S. Maria Mãe de Deus de Masuela.

ZONA DE HAKUA. Comunidades: S. Maria Madalena de Hakua-1; S. António de Hakua-2; S. Tiago de Iapa; S. Pedro de Malolo; S. Pedro de Napiko; S. Teresa de Ilyazima.

Os crismados hoje foram 132.

Totais da Paróquia:

Total comunidades: 67

Total Centros Pastorais: 3

Total Zonas Pastorais: 13

Total Crismas: 329.

MEDIADORES DA IGREJA CATÓLICA NO DIÁLOGO PELA PAZ EM MOÇAMBIQUE



Caros diocesanos: Paz, Bem e consolação.

 

“Bem aventurados os que trabalham pela Paz”


Segundo a comunicação que recebi da Nunciatura Apostólica,  a Igreja Católica foi convidada a integrar o grupo de
mediadores/facilitadores internacionais no diálogo político
entre o Governo e a Renamo, visando o restabelecimento da paz.

 

Nesse sentido, o Papa Francisco nomeu o Núncio Apostólico em Moçambique, D. Edgar Peña  Parra, juntamente com o BispoAuxiliar do Maputo, D. João Carlos, representantes da Igreja Católica no diálogo politico para a paz em Moçambique.

 
O Papa Francisco pede a nossa oração para o bom sucesso do trabalho de mediação que os facilitadores internacionais deverão fazer em prol da reconciliação e a paz em Moçambique.


Asseguramos a nossa oração e das nossas comunidades e desejamos ao mediadores nomeados pelo Papa e a toda a mediação internacional um fecundo trabalho em orden à reconciliação e a paz entre os nossos dirigentes políticos e entre todos os cidadão.

 

Com a intercessão da nossa Mãe, Rainha da Paz e de Santo António, nosso padroeiro, homem de paz, a minha bênção de paz, bem e consolação.

 

+ Francisco Lerma Martínez,

    Bispo de Gurúè

domingo, 17 de julho de 2016

VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA N. S. RAINHA DOS MÁRTIRES.MUTHALA-ALTO MOLÓCUE (III)


3º Dia da Visita Pastoral à Paróquia N. S. Rainha dos Mártires. Muthala. Alto Molócue

1.07.2016.

Concentração na Comunidade de MURICO

ZONA PASTORAL DE NAKUITA. Comunidades:  S. Cipriano de Nakuita; S. Francisco de Assis de Murico; S. Pedro Apóstolo de Ntxone; S. André de Katxene; e S. Isabel de Nampaua.

ZONA PASTORAL DE NAPALASSE. Comunidades de S. Maria Goretti de Napalasse; S. Felicidade de Ntxapelani; S. Diogo de Enore; e N. S. de Makassa.

ZONA PASTORAL DE NTEPA. Comunidades de S. Pero de Ntepa; S. José de Nakukulo; S. Andr+e de Ekulula; S. Carlos Lwanga de Karuma; e S. João de Namulya.

Os crismados hoje foram 90.

Hoje a catequese do Bispo versou sobre a juventude. Todos somos responsáveis pela educação e formação dos jovens e devemos acompanhá-los na sua caminhada.
Na parte da tarde, na Paróquia N. S. da Paz, na Pista Velha, Alto Molócue Sede, o Bispo visitou o Núcleo de Oração S. João de Deus. Este núcleo está formado por 92 cristãos e reúnem semanalmente para a catequese e para a oração familiar. O Bispo falou sobre a importância dos núcleos na pastoral diocesana ara a vivência da fé, da esperança e da caridade fraterna. A seguir às palavras do Bispo, foi aberto o diálogo durante o qual lhe foram apresentadas algumas questões da problemática familiar. Os fiéis obsequiaram o Bispo com alguns presentes.