quinta-feira, 13 de junho de 2013

O PAPA FRANCISCO NOMEOU BISPO DE PEMBA O PE. LUIZ FERNANDO LISBOA


No dia 12.06.2013, o Santo Padre o Papa Francisco nomeou Bispo de Pemba o Pe. Luiz Fernando Lisboa, Congregação dos Missionários Passionistas.
O Pe. Luiz Fernando Lisboa, C.P., nasceu aos 23 de Dezembro del 1955 em Marques de Valença (Província de Rio de Janeiro, Brasil).
 Depois dos estudos primários, aos 4 de Agosto de 1975 entrou no Seminário S. Gabriel dosei Missionários Passionistas, em Osasco-São Paulo (Brasil); aos 24 de Janeiro de  1976 foi admitido ao Noviciado em S. Carlos-São Paulo. Fez a sua Profissão Perpétua aos 18 de Dezembro de 1982.
Licenciou-se em Filosofia na  Pontifícia Universidade Católica de Paraná; em Sagrada Liturgia na Faculdade de Nossa Senhora da Assunção (São Paulo); e o Bacheler em teologia no Instituto Teológico de S. Paolo  em 1982.
Foi :ordenado sacerdote  aos 10 de Dezembro de 1983.
Foi Director dos Seminaristas e Vicário paroquial (1984-1987); Superior, Ecónomo e Vice Mestre dos Noviços (1987-1989); Director dos estudantes de Teologia e Assessor pera a formação (1989-1992); Vicário, Pároco, Assessore Provincial, Conselheiro Provincial e Superior (1992-1999); Superior e formador (1999-2001).
Missionário em Moçambique, foi Pároco e Superior na Diocese de Pemba (2001-2007); Superior, formador, Vicário paroquial e Assistente do Curso de Teologia pera os Leigos na cidade de Pemba (2007-2010).
Regressou ao Brasil e desde 2011 é Pároco da Paróquia Santa Teresinha de Lisieux na  de Colombo-Paraná, Arquidiocese  de Curitiba.

domingo, 9 de junho de 2013

NOVIDADES NA CAMINHADA

Caminhos de Gurúè

Na caminhada  diocesana deste 2º fim de semana de Junho do 2013, tivemos algumas novidades que queremos partilhar convosco. Com elas fumos fazendo caminho no nosso andar e construindo o Reino nas pequena coisas do dia a dia.

I.- Ritos de Iniciação: procurando uma resposta pastoral
Pe. Avelino Arlindo e Sr. Domingos Muanacaliwa, orientadores do Encontro

Trata-se, em primeiro lugar, no Encontro sobre um aspecto muito concreto da Inculturação: O acompanhamento  dos rapazes e das meninas durante o período da Iniciação.

No Sábado 8 de Junho de 2013, na Casa Diocesana de Gurúè, coordenadores da pastoral familiar e juvenil das paróquias da Diocese, reuniram com equipa da Arquidiocese de Nampula, formada pelo Pe. Avelino Arlindo, Reitor do Seminário Mater Apostolorum, e pelo Sr. Domingos Muanacaliwa, para refletir sobre o acompanhamento dos jovens durante o período da iniciação.

Participantes no Encontro de reflexão
Partimos da princípio que a fé deve deitar raízes na nossa cultura. Tivemos em conta que a iniciação, fundamentalmente, tem como objectivo o crescimento do jovem e da jovem. Descobrimos, ao mesmo tempo, que é necessário formação tanto dos jovens iniciando como dos Mestres e das Mestras da Iniciação
para que haja um um bom acompanhamento desde o ponto d evista da fé e da moral cristã.

Querendo encontrar uma orientação comum para a Diocese chegamos às seguintes conclusões:
1. Organização da formação a nível de toda a Diocese e ordem a encontramos linhas de orientação comum.
2. Neste sentido propomos a realização de dois cursos: Primeiro Curso em Alto Molócue, de 14 1 18 de Outubro de 2013; Segundo Curso, em Invinha, de 18 a 22 de Outubro.
3. Participantes: dois Mestres e duas Mestras (4 pessoas) por cada Paróquia e Capelania.
4. Orientadores: A Equipa de Nampula (Pe. Avelino e Sr. Domingos) com a colaboração da Comissão Diocesana de Cultura (responsável: Pe. Carlos Nticua, SCJ).

II.- Nova Capelania de São Carlos Lwanga.
A Igreja da Capelania de São CarlosLwanga de Gurúè

Para uma melhor e eficiente assistência pastoral foi criada a Capelania de São Carlos Lwanga, de Gurúè, que compreende a Zona Pastoral de Lussa (comunidades de Lussa, Namacucu, Namaria, Malamulo, Imphitxa, Namuka e Nanuacue); Zona Pastoral de Emucala (comunidades de Emukala I, Emukala II, Omuako, Nakhonnho, Ilele e Licungo), da Paróquia de Invinha; e a Comunidade de São Carlos Lwanga com os seus 11 Núcleos de oração, da paróquia da Sé Catedral. Esta Capelania provisoriamente  fica sob os cuidados pastorais da Equipa missionária da Paróquia da Catedral.
A Comunidade de S. Carlos Lwanga durante a celebração

Representação teatral dos Mártires de Uganda, no fim  da celebração


III. As obras da Casa Diocesana
 
Movimento de terras. No fundo a 2ª Fase de construção dos 15 Quartos

As obras da Casa Diocesana (vulgarmente "Paço e Cúria") encontram-se em estado avançado. Já foram concluídas as duas primeiras fases: salão polivalente (onde funciona o Secretariado, Sala de reuniões e Capela), refeitório e os primeiros 10 quartos.

A 1ª Fase da Casa Diocesana: refeitório e 10 Quartos já concluída
encontra-se muito avançada ( começou a cobertura) a construção dos 15 quartos. A última fase, isto é, os serviços gerais diocesanos (escritórios da Cúria e das Comissões) está a avançar, vendo-se surgir os muros. Brevemente teremos a colocação da viga de coroamento.
Casa Diocesana: Última fase já iniciada: Serviços gerais (Cúria e escritórios).