sexta-feira, 4 de outubro de 2013

VISITA PASTORAL À CAPELANIA DE MUGULAMA



VISITA PASTORAL A MUGULAMA, CAPELANIA DA BEATA ANAURITE

De 28 de Setembro a  4 de Outubro de 2013, D. Francisco Lerma, acompanhado pelo Vigário Geral da Diocese, o Pe. Francisco Cunlela está a realizar a Visita Pastoral às Comunidades da recém criada Capelania (= Quase Paróquia) da Beata Anaurite,  de Mugulama, no Distrito de Ile. A sede da Capelania encontra-se na Localidade de Mugulama a uns 30 kms da divisão do Distrito de Ile com o Distrito do Alto Molócue, na Estrada Nacional Nº 1.

A Capelania está formada por 78 comunidades cristãs, 12 Zonas Pastorais e Três Centros Pastorais. Em 29.12.2012, foi desmembrada da Paróquia de N.S. de Fátima de Muliquela. O seu primeiro Capelão é o Pe. Inácio dos Santos do Clero diocesano. 

As comunidades estão organizadas ministerialmente com os seguintes ministérios:
Coordenador (Muholi); Responsáveis pela Catequese, normalmente um por cada um dos grupos do Catecumenadado (Grupo dos Ouvintes, 1ª Etapa; 2ª Etapa; Eleitos) e de preparação para os Sacramentos(1ª Comunhão, Crismas, Matrimónio) e da Formação Permanente dos Cristãos; Responsáveis pela Celebração da Liturgia Dominical (Presidente, animador da Palavra, Leitores, cantores,  batuqueiros e acólitos); Encarregado extraordinário da Eucaristia; animador da Cáritas; Animador das Famílias; Responsáveis do Grupo Juvenil; Animador da Justiça e Paz; Responsáveis pela Economia; Anciãos ou Conselheiros; Encarregados dos Hóspedes; Encarregados pela Limpeza; Secretários.


28.09.2013
O Sr. Bispo presidiu à reunião plenária do Conselho Pastoral da Capelania.

 30.09.2013.
Concentração na comunidade de  Naúme.
I.-Zona Pastoral de Naúme.
Comunidades: S. Judas Tadeu de Naúme;  S. José de Nanretete;  Santa úcia de Naipe; S. Carlos Lwanga de Mununu; e S. Miguel de Mukotoa.
II.-Zona Pastoral de Napúa.
Comunidades de S. Anselmo  de Napúa; S. António de Mualua; S. Maria Madalena de Namale; S. António de Muhateia; S. Lúcia de Natxequele.
As confirmações foram 103.

 30.09.2013.
 Concentração na comunidade – sede  Mugulama.
I.-Zona Pastoral de Mugulama         .
Comunidades de S. Miguel Arcanjo de Mugulama; Santa Maria Goretti de Naholosa; S. Agostinho de Nivavara; Musilosi; S. Estêvão de Mataravane; Milevane; S. Fortunato de Saquare.
II.-Zona Pastoral de Muatiua.
Comunidades . N. S. de Fátima de Muatiua; S. Tiago de Nahano; Muleviua; Nroenacue; Marrabone; S. Lúcia de Warabi; Santa Maria de Nakalaka.~Foram crismados 144 candidatos.

 01.10.2013.
Concentração na comunidade de Elope.
I.-Zona Pastoral ELOPE
Comunidades:  S. Sebastião de Elope; S. Carlos Lwanga de Matomane; S. António de Eropala; S. João Baptista de Nakuka; S. Agostinho de Namikonya; S. Isabel de Musakwane; S. Tiago de Murokola.
II.-Zona Pastoral JAGARA
Comunidades: S. Agostinho de Jagara; S. André de Suke; S. S. da Anunciação de Marrokane; S. Tiago de Natxetxi; S. João Baptista de Muelamassi; Malua; e Kutxeme.
Houve 140 confirmações.

02.10.2013.
Concentração na comunidade de Pareie.
I.-Zona Pastoral de  MUAZIUA.
Comunidades: S. Francisco Xavier de Muaziua; S. João Baptista de Asinyara; S. José de Munepo; S. Lucas de Nanuro; S. Miguel de Makukuni; Mulepuesse.
II.-Zona Pastoral LINGUANGA.
Comunidades: S. Estêvão de Linguanga; S. Isabel de Makareni; S. Carlos Lwanga de Nehava; S. André de Impuama; S. Paulo de Namaluku; S. Miguel de Pareie.
Houve 181 confirmações.

03.10.2013.                  
Concentração na comunidade de Murruma.
I.-Zona Pastoral MURRUMA.
Comunidades:  S. Mateus de Murruma; S. Lúcia de Tapateiro; S. Miguel Arcanjo de Munanara; Namassilo;Mutepua;S. Tiago de Marrevoni; . António de Murrela; S. Carlos Lwanga de Murrapokua;e o Centro de Catequese de Namikore.
Houve 86 confirmações.
Na parte da tarde, na sede da Capelania, comunidade de Mugulama, por volta das 15.00H, D. Francisco reuniu com o Conselho Pastoral da Capelania para dar as orientações finais da Visita Pastoral e tratar de alguns assuntos pontoais para a vida das comunidades.


04.10.2013.
Concentração na comunidade de Nbauane.
I.-Zona Pastoral HAMELA.
Comunidades: Mukore; Namalapa; Mutola; Muyeye; Nahetxe e Nakokolo.
II.-Zona Pastoral MUNYENYUA.
Comunidades: Munyenyua; Nipiole; Namureko; Nanyakani; Mugonyane; Napalavi; Nantepete e Centro Catequese de Natxere.
III.-Zona Pastoral NIBOIA
Comunidades: Niboia; Mapua; Nbauane; Makaruene e Nauauane.
As confirmações foram 126.