sábado, 7 de novembro de 2015

INFORME SOBRE OS DANOS CAUSADOS PELAS INUNDAÇÕES DE 3 E 4 DE NOVEMBRO NO GURUE

CEM. Maputo
Srs. Arcebispos e Bispos de Moçambique.
Nunciatura Apostólica. Maputo.
Cáritas de Moçambique. Maputo
Caritas Espanhola.Madrid.
Manos Unidas. Madrid.
Africa Directo. Madrid.
Kirche in Not. Alemanha. 
Missio. Alemanha.
Missereor. Alemanha.
Nunciatura Apostólica. Maputo
Secretariado Geral da Missão. Consolata. Roma.
Região IMC. Maputo.
Amigos.

Caríssimos irmãos e amigos: paz, bem e consolação.
O nosso apelo, o nosso SOS à vossa generosidade com os que nestes momentos mais sofrem: perdidas de vidas humanas e bens; estruturas sociais e eclesiais destruídas; meios de comunicação interrompidos (cortes de estradas, destruição de pontes, suspensão de fornecimento de energia e de água potável; isolamento de muitas populações e algumas paróquias, entre as quais Muliquela, Namarrói, Muiane e Moneia, etc.
No meu comunicado anterior apareceu misturado com mais outros textos (mensagens) que nada tinham que ver com as informações sobre os danos das enxurradas dos dias 3 e 4 de Novembro do corrente ano.
Em resumo o que é que aconteceu, segundo as primeiras informações recolhidas no terreno pelas autoridades civis e tradicionais do Distrito:
1. Casas destruídas: totalmente 6.594; parcialmente 4.599.
2. Famílias afectadas: 6.056. Pessoas: 30.280.
3. Escolas: 77; Alunos afectados 13.919.
4. igrejas/capelas: 20.
5. Pontes: 17; pontecas 17.
8.Campos de cultivo destruídos (machambas) 284.
9. Empresas do Chá: prejuízos enormes na destruição de plantas, toneladas de chá armazenado. Com um total aproximado de 7.000 trabalhadores.
8. Óbitos: 11 pessoas
9. Feridos 5.
Saudações fraternas
+ Francisco Lerma Martínez
   Bispo de Gurúè

"Para consolar a todos los que lloran" Is 61

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

S.O.S. DESTRUIÇÃO NA POPULAÇÃO DE GURÚÉ. FORTES VENTOS E ENCHURRADAS

O nosso S.O.S.
Na diocese de Gurúè já começamos com situações dramáticas por causa das enchurradas e fortes ventos de anteontem e de ontem (4 e 5 de Novembro, fortes chuvas e ventos durante todo o dia),com destruição de bens materiais e de infraestruturas sociais. Ainda não temos relatórios com detalhes do que realmente aconteceu no terreno. Mas já nos chegaram informações de destruição de telhados e muros até na mesma Casa Diocesana (Cúria Diocesana), alguma escola na mesma cidade de Gurúè (Escola de MOneia) e cortes na estrada entre Gurúè e Ile; a Paróquia de Mulikela ficou isolada com Ile e com Gurúè, como nas chuvas do mês de Janeiro;  também está isolada a Paróquia de Moneia (Alto Ligonha) ficou isolada.
 Por enquanto não tenho notícias de vítimas humanas,
Pedimos ajuda de urgência à Caritas de Moçambique (nacional) e às demais organizações e amigos.Quando tivermos mais informações, hei-de comunicar, pois agora mesmo me encontro em Maputo participando na Sessão Plenária da Conferência Episcopal, e as notícias que recebi foi via telefónica, do Vigário Geral.
Chamo a vossa solidariedade.
+ Francisco Lerma Martinez
   Bispo de Gurúè