quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

2018: 25 ANOS DA CRIAÇÃO DA NOSSA DIOCESE



Caríssimos diocesanos

2018:  25 ANOS  DA CRIAÇÃO DA NOSSA DIOCESE

Caríssimos Diocesanos: É com imensa alegria que hoje vos escrevo para comunicar-vos esta grande notícia: durante o ano que agora começa – 2018- celebramos os 25 anos de vida da nossa família diocesana. De facto, aos 6 de Dezembro de 1993, o Papa São Paulo II assinou o documento com o qual criava a Diocese de Gurúè. E no ano seguinte, nomeou o seu 1º Bispo diocesano, D. Manuel Chuanguira Machado, hoje Bispo emérito.

Essa data foi precedida por um longo período  que abarca muitos anos na história da evangelização não só do território que hoje compões da Diocese de Gurúè, mas de todo o Pais e até de todo o mundo.

Esta grande percurso histórico começa em Jerusalém, há mais de dois anos, quando Jesus Cristo enviou os Apóstolos a anunciar a Boa Nova a todos os Povos: “Assim como o Pai me enviou, também Eu vos envio a vós”. “Ide pelo mundo inteiro e anuncia a Boa Nova a toda a humanidade” (Jo 20,21; Mc 16,15).
Desde então até ao dia de hoje o mandato de Jesus foi-se concretizando pouco a pouco através das vicissitudes históricas da multidão dos países do mundo. A Moçambique  chegaram os primeiros missionários no século XVI. Primeiro foram contactos esporádicos nos terras do litoral dos missionários que se dirigiam à Índia e escalavam a Ilha de Moçambique. De facto, o grande missionário de todos os tempos S. Francisco Xavier, aí esteve alguns meses.
 Mas tarde os missionários chegaram até às terras do interior. Foi a época do Sevo de Deus D. Gonçalo de Silveira e companheiros no Reino de Monomotapa.  Mas só a partir de 1940 é que começou a evangelização sistemática de todo o Pais, com a criação das Dioceses de Lourenço Marque (hoje Maputo), Beira e Nampula. Dessas Dioceses nasceram progressivamente as restantes dioceses que formam hoje a Conferência Episcopal de Moçambique, sendo a de Gurúè a última na sucessão histórica.
Muito temos que agradecer olhando para o passado: Os nossos antepassados na Fé. Milhares de pessoas, Padres, Religiosas e Religiosos, Catequista e demais leigos comprometidos com a causa do Evangelho que deram o melhor de si, trabalhando, física e espiritualmente. Anunciaram o Evangelho com o testemunho da própria vida, com  a transmissão da Palavra de Deus e a celebração dos Sacramentos, com a visita às aldeias onde habitava o povo, com a assistência sanitária, com a educação das crianças e jovens, com obras sociais e com a agricultura.

Também  construíram igrejas, grandes complexos escolares e residências, hospitais e obras sociais; estudaram a línguas locais e traduziram a Bíblia, livros de catequese e de liturgia; e elaboraram subsídios para a formação dos agentes da Pastoral.

Ao mesmo tempo cuidaram pela pastoral vocacional com os frutos que hoje conhecemos de centenas de Padres, Religiosos e Religiosas originários destas terras que evangelizaram. E abriram escolas de catequistas para a formação dos leigos encarregados dos vários ministérios nas comunidades.

Este é o grande legado que recebemos dos nossos antepassados na evangelização das terras que hoje formam a nossa Igreja local, a Diocese de Gurúè. Toca a nós, ao olharmos para eles, inspirar-nos no seu testemunho, não para repetir o que eles fizeram, mas para continuar a obra iniciada, consolidá-la e torna-la viva e eficaz para os homens do nosso tempo.

Quatro Palavras com o seu conteúdo evangélico e humano  nos devem acompanhar neste ano de 2018 como sinais característicos deste Jubileu Diocesano:

1º.- LOUVOR à Santíssima Trindade, pois é no Deus Pai, Filho e Espírito Santo que tem origem toda a obra da nossa salvação. A evangelização não é fruto de um projecto dos homens embora seja feita por homens. Ela tem origem em Deus e Ele é o seu protagonista. Os homens antes e gora hoje, somos apenas os enviados, isto é, seus colaboradores.

2º AGRADECIMENTO a Deus e aos nossos antepassados na fé, homens e mulheres que formam “uma grande multidão de obreiros do Evangelho” por tudo o que eles fizeram apesar das limitações de toda espécie que encontraram e que eles próprios tiveram. Deus serviu-se deles tal como eles eram e sabiam fazer na construção desta grande obra da evangelização dos nossos Povos da Zambézia.

3º CONVERSÃO dos que hoje recebemos tão precioso legado. Levamos em mãos frágeis um tesouro inestimável. Somos também nós, apóstolos deste tempo, homens e mulheres frágeis inclinados ao mal, necessitados constantemente da graça e da misericórdia de Deus para uma obra de tal envergadura.

4ºEVANGELIZAÇÃO  renovada e actualizada para o tempo e para os homens de hoje. Não podemos repetir o que os outros fizeram. A Igreja hoje exige de nós uma NOVA EVANGELIZAÇÃO, no testemunho, na oração, no sacrifício, na dedicação, nos métodos, na linguagem, na inculturação da fé e na resposta aos desafios da hora presente. Com este objectivo, a nossa Diocese deve estar em “estado permanente de missão” e, como repete o Papa Francisco, uma “Igreja em saída”, isto é, não ficarmos encerrados e fechados nas questões da vida interna das nossas comunidades e sair  ao encontro das pessoas, dos mais necessitados, dos marginalizados, dos que nunca ouviram a Boa Nova de Jesus.

FELIZ  2018, ANO JUBILAR DIOCESANO!
Vosso Bispo
+ Francisco

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

NOMEAÇÕS DE NOVOS PÁROCOS E DE VIGÁRIOS PAROQUIAIS PARA 2018



COMUNICADO DO SR. BISPO
N. Ref. 18.12.2018
ASSUNTO: NOMEAÇÕES DE 2018

1.-Pe. Francisco Cunlela, Pároco da Paróquia de N. S. da Imaculada Conceição de Invinha, acumulando os cargos de Vigário Geral e de Capelão da Capelania S. Kizito do Monte Namuli.
2.-Pe. Tonito José F. Muananoua, Chanceler e Vigário Paroquial da Paróquia de Santo António da Sé Catedral. Gurúè.
3.-Pe. Gonçalves Niviremo, Pároco da Paróquia de S. José de Lioma. Guruè.
4.-Pe. Diogo Muanido Nampede, Pároco da Paróquia de S. Tiago Maior de Namarrói.
5.-Pe. Xadreque Gomes Daniel, Pároco da Paróquia de N. S. Rainha do Mundo de Malua. Alto Molócue.
6.-Pe. Francisco A. D.  Sigome, Pároco da Quase-Paróquia (Capelania) da Beata Anaurite de Mugulama. Ile.
7.-Pe. Xavier Jaquissone, Pároco da Paróquia do Bom Pastor de Pebane.
8.-Pe. Damião Chicote, Vigário Paroquial da Paróquia de N. S. da Conceição, de Invinha. Gurúè.
9.-Pe Ángelo Tavares, Vigário da Paróquia Santa Teresa do Menino Jesus.  Ile-Sede.
10.-Pe. Luís Dinis Macuinja, Vigário Paroquial da Paróquia de S. Tiago Maior de Namarrói.
11.-Pe. Manuel José Nassuruma, Vigário da Paróquia de Cristo Rei de Mualama. Pebane.
12.- Pe. Santos Víctor, Vigário da Paróquia de N. S. de Fátima de Muliquela. Ile.
13.-Pe. Tomás Junqueiro, Vigário Paroquial da Paróquia de N. S. Rainha do  Mundo. Malua. Alto Molócuè.
14.- Diácono Adelino Eduardo Mualicamo, experiência diaconal como Vigário Paroquial da Paróquia do Bom Pastor.

Cada interessado receberá a sua PROVISÃO para facilitar o que for necessário. Para a celebração das  Tomadas de Posses dos Párocos, os interessados devem pôr-se em contacto com o Vigário Geral para programarem as datas mais convenientes.
Na entrega de responsabilidades é necessário apresentar por quem de direito (o Pároco que deixa a Paróquia) ao novo Pároco e na presença do Bispo ou seu Delegado o INVENTÁRIO dos bens imóveis e móveis da Paróquia e a contabilidade actualizada.

Todas as destinações entram em vigor a partir do 1º de Janeiro de 2018, havendo um período de férias para permitir a mudança de lugar, a tramitação de documentação para quem o necessitar, a transição e a  entrega de responsabilidades, até aos meados de Fevereiro de 2014, com o início do Tempo Litúrgico da Quaresma.

Secretaria da Diocese de Gurúè, 18 de Dezembro de 2018.
+ Francisco Lerma Martínez
Bispo de Gurúè.



domingo, 17 de dezembro de 2017

ORDENAÇÃO DIACONAL ADELINO EDUARDO MUALICAMO





  ORDENAÇÃO DIACONAL ADELINO  EDUARDO MUALICAMO

No Domingo 17 de Dezembro do corrente ano, na Sé Catedral de Gurúè, D. Francisco Lerma,  Bispo da Diocese ordenou diácono ao minorista ADELINO  EDUARDO MUALICAMO, numa solene Celebração da Eucaristia concelebrada por D. Manuel Chuanguira Machado, Bispo emérito de Gurúè e por numerosos sacerdotes da Diocese. Participaram numerosos fiéis, especialmente das Paróquias Santa Teresa do Menino Jesus de ILE, sua paróquia de origem, e de Cristo Rei de Mualama, onde o recém ordenado fez a sua experiência pastoral.
Antes do Rito da Ordenação diaconal, D. Francisco procedeu a Instituição de 4 Leitores e de 2 Acólitos:
Leitores: Amós Fernando, da Paróquia de N. S. da Imaculada Conceição de Invinha; Chaurito Maurício, da Paróquia de S. Bernardo de Gurúè; Suaze Lacerda Macaula José, da Paróquia de N. S. de Fátima do Alto Molócuè-Sede; e Timóteo Henriques Cristino, da Paróquia de S. António da Sé Catedral de Gurúè.
Acólitos: Adelino Germano, da Quase Paróquia do Beato Isidoro Bakhanja de Gurúè; e João Domingos Semente, da Paróquia de Samta Cruz de Molumbo
Adelino Eduardo Mualicamo é filho de Eduardo Mualicamo e de Joana Xavier, natural de Ile, Província da Zambézia, nascido aos 06 de Maio de 1982; foi baptizado na Paróquia de Santiago de Namarroí; no Seminários de S. Agostinho realizou os Estudos Propedêuticos, e no Seminário Interdiocesano de S. Agostinho da Matola fez os Estudos Filosófico. completou os estudos teológicos no Seminário Interdiocesano de S. Pio X, em Maputo, conseguindo o bacharelato em Sagrada Teologia.
Fez o seu estágio pastoral na Paróquia de Cristo Rei de Mualama, Distrito de Pebane.
Este acontecimento é motivo de alegria de todo o povo cristão; de crescimento das famílias na estima do sacerdócio; e de oração de toda a Diocese, pedindo a Deus pelo precioso dom da alegria e da fidelidade.
EIS OS TÓPICOS DA HOMILIA DE D. FRANCISCO
1.Somos uma assembleia cristã reunida, neste III Domingo do Advento.
Fazemo-lo envolvendo de alegria, de gratidão e de esperança (mensagem das Leituras deste Domingo do Advento) este  jovem candidato ao diaconado ADELINO MUALICAMO da Paróquia de Santa Teresa do Menino Jesus de ILE-sede.
Celebramos também a Instituição de 4 Leitores: Seminaristas do Terceiro Ano de Teologia:
1.      Amós Fernando, da Paróquia de N. S. da Imaculada Conceição de Invinha;
2.      Chaurito Maurício, de Gurúè, Paróquia S. Bernardo de Gurúè;
3.      Suaze Lacerda Macaula José, da Paróquia N. S. de Fátima de Alto Molócuè;
4.      Timóteo Henriques Cristino, da Paróquia de S. António, de Gurúè
 e 2 Acólitos: (Seminaristas do 4º Ano de Teologia):
1.Adelino Germano, da Capelania Btº Isidoro Bakhanja, de Muagiua;
2.João Domingos Semente, da Paróquia Santa Cruz de Molumbo;
Queremos com esta celebração crescer como Igreja, Igreja local e Igreja Missionária, neste ano que começamos as celebrações dos 25 Anos da Criação da Diocese.
E tudo isto em comunhão com as vossas famílias, as vossas comunidades de origem e em gratidão convosco, com todos os que contribuíram para a vossa formação, desde os vossos pais até os últimos que vos acompanharam nesta fase final, os vossos formadores;  e, especialmente para ti, Adelino Mualicamo, candidato para o Diaconado. Os Padres de Naburi e Mualama, que te acompanharam na experiência diaconal
 Olhamos com esperança o nosso futuro como discípulos de Jesus, como nos ensina a Liturgia de hoje e como nos anima o Papa Francisco, nesta nova viragem que ele está a dar a toda a Igreja.
E olhamos com esperança como Igreja, também a partir de vós e daqueles que o Senhor for chamando para estes ministérios.
E a ti, especialmente, ADELINO, te acolho na família da nossa Igreja local e no seu presbitério, formado por ambos os cleros secular e religiosos, como nos ensinam os Documentos Conciliares ( LG e Christus Dominus).
 És considerado pessoa amadurecida na fé, comprometida na vida e na missão da Igreja, a quem o Senhor vai desenhando e definindo caminhos de maior entrega e de necessário serviço à Igreja e ao mundo.
 2. Estamos em tempo de Advento. É neste espírito de Advento que tu, Adelino Mualicamo,  hoje recebes o Sacramento da Ordem no grau do Diaconado. É um tempo de escuta, de oração, de vigilância, de espera atenta ao Senhor que veio, que vem e que há-de vir.
Tens na tua mão uma grande missão, caro Adelino, candidato ao diaconado.
 O rosto belo e a alma missionária da nossa Igreja diocesana, precisam também de ti e dos traços delineados e criativos do teu ministério!
A Diocese, neste Ano do Jubileu pelos seus 25 Anos de vida que agora começa, vive em estado de Missão, renovando-se no seu empenho evangelizador, no zelo apostólico, na qualidade de vida do nosso povo  e no serviço dado a todo o Povo da Alta Zambézia, do Interior  e do Litoral, desde Molumbo até Pebane. Todo o povo desta grande área espera o teu testemunho, o teu serviço e a tua dedicação.
 3. Com esta celebração, manifestamos a presença do Espírito Santo no nosso meio. Ele é o protagonista da Missão e da Evangelização.
Neste Domingo de alegria e de espera pela Vinda do Senhor, é o Espírito Santo, que descendo sobre ti, torna o único Corpo de Cristo, na variedade dos seus membros e na diversidade dos seus ministérios e serviços. Ele cria em nós a comunhão, fundamento de toda consagração e de toda acção apostólica.
Um Corpo capaz de transmitir o Evangelho com mais alegria e dedicação, para que o nosso povo compreenda a Boa Nova de Jesus. Um Corpo que está no mundo para ser sinal de paz e de reconciliação. Conhecemos muito bem a importância deste serviço do diaconado <(serviço da Palavra, serviço da caridade, o serviço da Liturgia) hoje no nosso meio.
 Só o Espírito de Deus pode renovar todas as coisas. Jesus fez compreender e sentir aos discípulos que nunca lhes faltaria com a sua presença e com a sua graça e que lhes enviaria o Espírito Santo.
 4. A tua entrega radical a Deus e ao serviço fraterno dos irmãos alicerçam-se neste encontro com Jesus Cristo que dá beleza à tua vocação e sentido à tua missão. Uma das formas belas e necessárias deste amor a Deus e deste amor igual e por inteiro aos irmãos é o ministério diaconal e a disponibilidade dos diáconos para servir a Comunidade nas várias frentes de missão, privilegiando a sua atenção ao anúncio da Palavra e ao serviço do altar e ao exercício da caridade na verdade.
 Rezamos ao Senhor, por vós e pelas vossas famílias, caros candidatos ao Leitorado, ao Acolitado e ao Diaconado, para que continuem a surgir vocações para este ministério na nossa diocese de Gurúè e em toda a Igreja.
Não podeis imaginar o bem que está ao vosso alcance!
- Disponibilizai-vos para evangelizar pela palavra rezada, proclamada, vivida e testemunhada.
-Servi o altar com diligência, em dedicada colaboração dada ao bispo e aos presbíteros.
Testemunha sem medo nem cálculos a tua alegria de servir os mais pobres. Vai ao encontro dos marginalizados e dos que mais sofrem. Deves sentir-te presente com naturalidade nestes espaços de vida como algo  natural do teu próprio ministério.
E TU; ADELINO, CANDIDATO AO DIACONADO:
Não és chamado a ser diácono para fazer o que já está feito ou para fazer o que outros ministros ordenados já fazem. O teu ministério  e o teu serviço pastoral são necessários à Igreja! Deves ser fermento novo do evangelho no meio das nossas comunidade e no mundo de hoje; e sinal de renovação da nossa  Igreja!
Te envio, caro Adelino, candidato ao diaconado, em missão de alegria, de entusiasmo e de serviço para os nossos irmãos e para o  mundo.
Coloca ao serviço da Igreja a tua vida.
Acolhe a voz do Senhor pela oração mais intensa!
 Vive  alegria de evangelizar!
Serve com generosidade e caridade os teus irmãos mais necessitados.
 5.Que Nossa Senhora, Mãe da Igreja e nossa Mãe, te ilumine e te guie; e Santo António, Padroeiro da Diocese,  Santa Teresa do Menino Jesus, Padroeira da tua Paróquia de ILE-sede te abençoem e te protejam.
            + Francisco Lerma Martínez, IMC
             Bispo de Gurúè