domingo, 18 de dezembro de 2011

Retiro anual dos Padres Diocesanos de Gurúè


Centro de Espiritualidade de Milevane
 De 12 a 17 de Dezembro de 2011, no Centro de Espiritualidade e Noviciado dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos), em Milevane, os Padres Diocesanos de Gurúè tiveram o seu Retiro Espiritual. Participaram 23 sacerdote dioecesanos, Dom Francisco Lerma, Bispo de Gurúè, e Dom Mamuel Chuanguira, Bispo emérito de Gurúè.


As montanhas de Milevane
O tema proposto pelo pregadore sob a orientação do Pe. Tonito Muanoua, formador no Seminário Interdiocesano Filosófico de Santo Agostinho da Matola  foi a "Identidade dos Presbíteros: configurados com Cristo para a propagação hoje do reino de Deus", à luz da Sagrada Escritura, dos Documentos mais recentes do Magistério Eclesiástico e da Tradição da Igreja.


Pe Tonito Muananoua, pregador do Retiro
Na parte da manhã do dia 13.12.11, o tema de reflexão foi "O Presbítero como dom de Deus na Igreja. Na tarde deste mesmo dia, o pregador apresentou o seguinte tema: "O Presbítero como uma entrega incondicional a Deus e aos irmãos".

No dia 14.12.11, na primeira parte, a atenção do pregador e dos participantes esteve centrada à volta do tema "O Presbítero como toma de consciência de ser perdoado para perdoar. E à tarde sobre "O sacerdote como propriedade de Cristo para a humanidade".


Particular da assembleia durante as reflexões
O tema "A dimensão da oração: O Presbítero como homem que fala com Deus antes de falar de Deus", foi a reflexão que o Pe. Tonito apresentou no dia 15.12.11. À tarde reflectiu-se sobre "O Presbítero mestre da comunhão e de amor".
E no dia 16.12.11 o pregador orientou a reflexão sobre o tema "O Presbítero um enviado de Deus com Cristo aos hoemens".

a primeira parte da manhã do dia 17.12.11Ja concluído o Retiro, , D. Francisco apresentou alguns temas de particular interesse sobre a vida da Diocese:
1. Visão pnorámica da vida da Diocese durante o ano 2011. Luzes e sombras.
2. Situação do pessoal.
3. Seminários a) Experiência pastoral durante as férias; b) Encontro diocesano anual; c) Limite de candidatos para o próximo ano.
4. Situação dos meios de transporte.
5. A divulgação das Conclusões da VI Assembleia Diocesana de Pastoral.
6. A Economia de comunhão e a Contribuição diocesana anual
7. O Ano de 2012: o Ano da Eucaristia. A comunhão Diocesana.
8. A preparação da Reunião Anual de Pastoral nos dias 28 a 30 de Dezembro 2011.