sábado, 27 de novembro de 2021

VISITA PASTORAL À PARÓQUIA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS DE NAUELA

 

De 23 a 26 de Novembro corrente, Dom Inácio Lucas, efectuou uma visita pastoral à Paróquia do Sagrado Coração de Jesus de Nauela, em Milevane . Trata-se da primeira visita pastoral que Dom Inácio efectua após a sua ordenação episcopal no pretérito 21 de Março do corrente.

Dom Inácio chegou a Milevane às 08 horas do dia 23 do corrente e foi acolhido na entrada para Milevane, junto do cemitério onde jazem muitos missionários Dehonianos, que desde 1947 trabalham nesta terra.

Logo a seguir, após a saudação e acolhimento, Dom Inácio celebrou a Eucaristia com crismas debaixo das árvores que ofereciam uma refrescante sombra.


Na manhã do dia seguinte, 24 de Novembro, Dom Inácio foi celebrar a Eucaristia e conferir crismas em Inago , onde estiveram concentradas muitas zonas pastorais todas as áreas.

No dia 25 de Novembro, debaixo de uma chuva miúda não muito simpática para as estradas em terra-batida, Dom Inácio deslocou-se para Conane, onde celebrou a Eucaristia e conferiu o sacramento do Crisma.


No dia 26 de Novembro - Sexta feira, foi o último da visita de Dom Inácio com a concentração em Mugema . A chuva que caia naquela manhã, impediu a realização de uma missa campal. Em Mugema, onde estiveram concentradas muitas zonas, Dom Inácio conferiu também o Sacramento do Crisma.

Em todas as concentrações, Dom Inácio logo após à chegada na Comunidade, depois da saudação e acolhimento, juntava-se ao Padres para atender aos fiés que se preparavam através do Sacramento da Reconciliação.

Nestes quatro dias, cerca de 1.122 fiéis receberam o crisma e tiveram a possibilidade de conhecer e receber as instruções do seu Pastor. Também é de reconhecer a grande generosidade dos fiéis da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, que manifestou a sua alegria, partilhando com o seu Bispo, os frutos da terra e do suor do seu trabalho, um gesto que o Bispo agradeceu imensamente. 

Actualmente, colaboram na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus o Pe Raimundo Adriano Mário (Pároco), o Pe Renato Comastri, o Pe Egas Mário e o minorista Tarcísio Pereira (Diocesano).

Na tarde do dia 26 de Novembro, Dom Inácio regressou à sede da Diocese.


segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Profissão perpétua da Irmã Janete Luís Faria

 


Aos vinte e um dias do mês de Novembro do corrente ano, Solenidade de Cristo Rei do Universo, na Paróquia do Bom Pastor de Pebane, emitiu os votos perpétuos na Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, a Irmã Janete Faria, de 33 anos de idade, natural de Nanjoca, Distrito de Pebane.

A Missa na qual a Irmã emitiu os votos foi presidida por Dom Inácio Lucas, Bispo do Gurúè, concelebrada por oito sacerdotes diocesanos, com a participação de autoridades do Governo do Distrito e líderes religiosos.


Em sua homilia, Dom Inácio explicou o significado da Solenidade e, evidenciou a realidade do serviço, falando do gesto da Irmã Janete com a Profissão perpétua.

No fim da celebração, teve lugar um momento de confraternização, seguido da parte recreativa.

Desde a nossa página, queremos manifestar a nossa proximidade à Irmã Janete com a nossa oração, pelo seu sim generoso a Deus e aos Irmãos na Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima.