quinta-feira, 8 de julho de 2021

Regresso do Bispo à sede da Diocese

 Depois de um périplo de 15 dias, celebrando Missas de acção de graças na sua Diocese de oriegm, Dom Inácio Lucas regressou ontem  (07/07/2021) á sede da Diocese.

Celebração eucarística em Nacuxa

 No passado dia 05 de Julho, Dom Inácio presidiu a eucaristia em Nacuxa- Nacala. A Missa contou com a presença de Dom Atanásio Canira, Bispo de Lichinga e Dom Germano Grachane, Bispo emérito de Nacala.

Participaram na Missa estudantes do Instituto, Professores e alguns fiéis.

No final da Missa, Dom Inácio visitou o Seminário Diocesano.





segunda-feira, 5 de julho de 2021

Novos Presbíteros e Diáconos

 A Diocese de Quelimane ordenou no Domingo 04 de Julho, 5 novos Presbíteros  e 5 Diáconos.  As ordenações decorreram na Paróquia de Milange, Distrito do mesmo nome.



Da nossa página, queremos endereçar as nossas felicitações ao neo-ordenados em particular e à Diocese de Quelimane em geral, enquanto não cessamos de implorar ao Dono da Messe para que continue a enviar bons e dedicados obreiros.

Missa de acção de graças na Sé Catedral de Nacala

 04.07.2021

Às 09.30 horas de ontem (Domingo 04 de Julho), teve lugar na Sé Catedral de Nossa Senhora da Boa viagem uma solene celebração eucarística de acção de graças, pelo dom do ministério episcopal de Dom Inácio Lucas, 3º Bispo da Diocese de Gurúè.



Para além do anfitrião (Dom Alberto Vera Aréjula), a Missa contou com a presença de Dom Germano Grachane, Bispo emérito de Nacala, Dom Atanásio Amisse Canira, Bispo da Diocese de Lichinga. Estiveram presentes membros do Governo do Distrito de Nacala, com destaque para a Excelentíssima Senhora Administradora e o Edil do Município de Nacala.

Após o sinal da cruz, toda a assembleia sentou e o Reverendo Padre Pilale Muatresse, Pároco da Sé Catedral de Nacala endereçou palavras de boas vindas e contextualizou a celebração: acção de graças pelo dom da nomeação, consagração e tomada de Posse de Dom Inácio Lucas, 3º Bispo da Diocese de Gurúè.

Em sua homilia, Dom Inácio Lucas reviveu com os presentes o acontecimento da sua nomeação e ordenação episcopal. Não só, Dom Inácio disse que a Diocese de Gurúè para qual foi chamado a servir, é muito grande em extensão e número de cristãos. Partindo das leituras do XIV Domingo do Tempo Comum, Dom Lucas indicou a profecia como o caminho incontornável hoje para o testemunho do Evangelho.

Durante o cântico de acção de graças, a Comunidade paroquial expressou o seu carinho e afecto com o novo Bispo de Gurúè, oferecendo ao Bispo o fruto e suor do seu trabalho.

Antes da bênção final, teve lugar algumas intervenções: da família de Dom Inácio feita pela sua Irmã, da Senhora Administradora do Distrito de Nacala, Do Bispo de Lichinga, de Dom Alberto Vera , de Dom Germano Grachane, do Pe Tonito Muananoua e por fim Dom Inácio concedeu a bênção final.

Após a Missa foi servido um copo de água na Casa paroquial.

De lembrar que a Diocese de Nacala erigida em 1991, conta actualmente com 18 sacerdotes e 2 Bispos. Estes últimos, foram ordenados Diáconos, Presbíteros e Bispos, por Dom Germano Grachane, que em 2018, renunciou ao Governo pastoral da Diocese de Nacala por motivos de idade.


domingo, 4 de julho de 2021

Paróquia de São João Baptista de Nacala, acolhe Dom Inácio Lucas

 03.07.2020 Sábado

No dia 03 de Julho, a Igreja celebra a Festa do Apóstolo São Tomé. Na manhã de hoje Dom Inácio Lucas desde ontem na Cidade de Nacala, foi visitar algumas famílias, entre as quais não escaparam a atenção do novo Bispo de Gurúè aquelas provadas pela doença.


Às 18.00 horas, Dom Inácio foi presidir a Eucaristia na Paróquia suburbana da cidade de Nacala, sob o cuidado pastoral dos Padres Vicentinos- Paróquia de São João Baptista. A Missa contou com a presença de S.E.R. Dom Atanásio Amisse Canira e S.E.R. Dom Germano Grachane.

Em sua homilia, Dom Inácio agradeceu o acolhimento que lhe foi feito na Diocese de Nacala e partilhou a sua experiência de vida até à Sagração episcopal no dia 21 de Março do corrente no Gurúè. Partindo da Leituras do XIV Domingo do Tempo Comum, Dom Lucas apresentou o perfil exigido de um profeta e a confiança na graça divina que deve ter no exercício da sua missão.



Antes da bênção final duas intervenções mereceram destaque: a de Dom Atanásio Amisse Canira e de Dom Germano Grachane.

No fim da celebração, Dom Inácio e os concelebrantes, foram convidados a um momento de confraternização na casa das Irmãs Pilarinas.