sábado, 18 de março de 2017

O SEMINÁRIO DIOCESANO DE GURUE CELEBRA A FESTA DO SEU PADROEIRO: S. JOSÉ

Com a presença dos Bispos D. Francisco Lerma, Bispo de Gurúè e D. Manuel Chauguira, Bispo emérito da mesma Diocese, os seminaristas, formadores, professores e amigos celebraram com um dia de antecipação, a Festa do seu Padroeiro S. José.

Às 10.00H, celebrou-se a Eucaristia, presidida por D. Francisco e concelebrada por D. Manuel e os Sacerdotes Pe. Américo António, recentemente nomeado Reitor deste Seminário; Pe. Artur Bernardo, Vice - Reitor; Pe. Francisco Matias, Director Espiritual; Pe. ManuelNassuruma, colaborador e professor.

À seguir à celebração da Eucaristia, houve um convívio fraternos entre todos os participantes, animado com músicas y danças a cargo dos seminaristas.

Os alunos deste ano são 26, divididos por três turmas:
1º Ano: 9 seminaristas;
2º Ano: 10 seminaristas;
3º Ano: 7 seminaristas.

Dois dias antes, no passado dia 16 do correntes mês de Março, D. Francisco reuniu-se por separado com os Formadores e Professores e com todos os seminaristas, para um mútuo conhecimento e para traças as orientações que devem nortear a vida do Seminário, segundo a nova "Ratio Formationis": "O Dom da Vocação Presbiteral", preparada pela Congregação Romana do Clero, que vela pelos seminários de toda a Igreja.

Neste documento a Igreja propõe um sério caminho de formação para os candidatos ao sacerdócio ministerial.

O Caminho formativo dos sacerdotes desde os anos de formação do seminário é descrito na referida "Ratio Formationis" partindo de quatro caraterísticas distintivas da formação, apresentada como única, integral, comunitária e missionária.
Dentro desta única formação, distinguem-se duas fases: inicial e permanente.
Por sua vez, a formação inicial está articulada em quatro etapas: propedêutica, dos estudos filosóficos ou do discipulado; dos estudos teológicos ou de configuração; e pastoral ou de síntese vocacional.

No interior desta "Ratio Formationis", encontra-se o "Ordo Studiorum!, que compreende um elenco indicativo das matérias que devem constar no percurso de estudos dos seminaristas, nas suas diversas fases.
Também são apresentadas orientações de vários géneros e normas em sentido próprio.

domingo, 12 de março de 2017

D. JOÃO CARLOS HATOA NUNES, NOVO BISPO DE CHIMOIO


É com grande alegria que vos comunicamos que Dom JOÃO CARLOS HATOA NUNES, nomeado pelo Papa Francisco Bispo da Diocese de Chimoio, tomou posse da referida Diocese, hoje, 12 de Março de 2017, na solene celebração Eucarística na Catedral de Chimoio.

Concelebraram na Eucaristia, entre outros Bispos, D. Edgar Peña Parra, Núncio Apostólico em Moçambique; D. Francisco Chimoio, Arcebispo de Maputo e presidente da Conferência Episcopal de Moçambique; D. Cláudio dalla Zuanna, Arcebispo da Beira; D. Inácio Saúre, Bispo de Tete; D. Fernando Lisboa, Bispo de Pemba.

Destas páginas a Diocese de Gurúè agradece a Deus com coração cheio de reconhecimento, pelo ministério Episcopal de D. Francisco João Silota, M. d. Africa, e formulamos os melhores votos para que o Senhor Deus ilumine com a luz do Seu Espírito Santo a Dom João Carlos Hatoa Nunes, na nova missão eclesial que a Igreja lhe confia.