sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

O Bispo em viagem missionária por Europa


D. Francisco encontra-se em Europa desde o passado dia 13 de Janeiro 2012.

Na Espanha
Em Madrid o nosso Bispo está a fazer uma revisão médica de rotina com diversas consultas no Hospital São Francisco de Assis, das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria.
Ao mesmo tempo aproveita o tempo livre para um descanso com os seus parentes em Múrcia, sua terra natal e para contactar com diversas entidades em vista futura colaboração e partilha com a nossa Diocese.
Já contactou com "Manos Unidas" e com a Direcção de "África Directo" que tem colaborado e colaboram com algumas realidades da nossa Diocese, nomeadamente com o Lar Arco Íris e com as Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição.
Entro em contacto pela primeira vez com a OGN "Levant em Martxa" de Palma de Mallorca, das Ilhas Baleares.
Também em Madrid, D.  Francisco se encontrou com o Pe. Damião Chicote, diocesano da nossa Diocese, que está a frequentar o Curso de Direito Canónico na Faculdade de São Dâmaso; e com a Irmã Pepita Cordovillla, religiosa do Amor de Deus, que trabalhou em diversas paróquias da nossa Diocese e que actualmente trabalha num Colégio de Madrid.

Em Murcia se encontrou com o Bispo daquela Diocese, D. José Manuel Lorca Planes para lhe agradecer o apoio a nossa Diocese nos últimos tempos; com a Irmãs Apostólicas de Cristo Crucificado, para programar a abertura de uma comunidade em Namarrói; e com a Irmãs Franciscanas da Puríssima para lhe apresentar o pedido de uma comunidade na paróquia de Mualama.
D. Francisco celebrou  a Eucaristia na  Paróquia da Puríssima Conceição de El Palmar (Múrcia), aproveitando a oportunidade para  agradecer aos fiéis e, particularmente  à "Fundação Beato Fortunato" a colaboração directa na construção da Casa Diocesana;  celebrou Jornadas Missionárias nas Paróquias de Archena e de N.S. da Esperança em Cartagena.


Em Portugal
Durante a semana de 22 a 28 de Janeiro, D. Francisco visitou algumas comunidades da Consolata em Porto, Fátima e Lisboa, para agradecer a campanha realizada pela Revista "Fátima Missionária" durante todo o Ano de 2011em favor de um Centro de Acolhimento na Paróquia de Gurue.
Em Fátima nosso Bispo se encontrou com a Direcção do Santuário Mariano; com alguns benfeitores da Diocese; com vários missionários que trabalharam em Moçambique e com o Pe. Rito Alberto que tinha apenas concluído o seu mês de colaboração no Serviço das Confissões no Santuário de Fátima.
Em Lisboa contactou com a Direcção da Rádio Renascença para uma futura colaboração com o Projecto da nossa ´Rádio Diocesana de Gurúè".


Na Itália
No mês de Fevereiro D. Francisco irá até a Itália onde, entre outras coisas, se encontrará com o novo Prefeito de Propaganda Fide Mons. Fernando Filoni, e demais colaboradores desse Secretariado do Papa. Também em Roma, D. Francisco aproveitará a sua estadia para se encontrar com o nosso Pe. Agostinho Vasconcelos, que se encontra em Roma desde 2010 frequentando o Curso de Liturgia, numa das Universidades Romanas