domingo, 21 de agosto de 2016

ORDENAÇÃO SACERDOTAL DE JOÃO TÁRUA E PEREGRINAÇÃO MARIANA DIOCESANA


ORDENAÇÃO SACERDOTAL E PEREGRINAÇÃO MARIANA

Este fim-de-semana, 20 e 21 de Agosto do corrente ano, a Diocese de Gurúè viveu dois acontecimentos eclesiais de máxima importância para vida desta jovem Diocese.

2ª PEREGRINAÇÃO MARIANA DIOCESANA  DE 2.016

Em primeiro lugar, foi a peregrinação diocesana ao Santuário de N. S. Rainha do Mundo, Malua, na Alta Zambézia. Desde as primeiras horas da tarde do Sábado, 20 de Agosto de 2016 milhares de peregrinos –uns cinco mil aproximadamente- concentraram-se na esplanada do cruzamento da Estrada Nacional Nº 1 coma Estrada que vai a Gilé. Dai partiu a procissão com a imagem de Nossa Senhora até ao Santuário de Malua, uma distância de 2,500 quilómetros, que os peregrinos percorreram em duas horas rezando e cantando os louvores de Maria, Rainha do Mundo e da Paz.

As motivações desta peregrinação mariana foram três: 1. Orar pela Paz em Moçambique e nos países hoje em guerra, pedindo a reconciliação entre os filhos da mesma terra; 2º Celebrar de uma maneira mais significativa o Ano Jubilar da Misericórdia: o nosso empenho em sermos misericordiosos como Deus, nosso Pai, é misericordioso; 3º Rezar, como os Apóstolos, com Maria no Cenáculo, na espera do Espirito Santo, pela ordenação sacerdotal do diácono João Tarua, que teria lugar no dia seguinte.

Às 18.30H. D. Francisco Lerma, Bispo da Diocese presidiu à Eucaristia dos Peregrinos, concelebrada por um vintena de sacerdotes da Diocese, diocesanos e religiosos, e por alguns sacerdotes de Nampula e de Quelimane. Na homilia D. Francisco frisou as intenções da Peregrinação à luz do Mistério de Maria, Mãe e Rainha do Mundo e da Paz.

A seguir à celebração da Eucaristia começou a adoração nocturno ao santíssimo Sacramento, por grupos de paróquias que durou até á madrugada do seguinte, Domingo 21 de Agosto.

ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO DIÁCONO JOÃO TARUA

Concluída a Adoração ao Santíssimo l encerou-se a peregrinação mariana.

Por volta das 8.00H do Domingo, 21 de Agosto, do corrente ano, no memso lugar da peregrinação, o Santuário de N. S. Rainha do Mundo, Malua, Alto Molócue, deu início a solene ceebração da Eucaristia também presidida pelo Bispo diocesano durante a qual foi ordenado sacerdote o diácono JOÃO TÁRUA, do clero diocesano de Gurúè.

JOÃO ERNESTO TÁRUA, filho de Ernesto Tarua e de Maria Machado, natural de Alto Molócue, nascido aos 25 de Abril de 1981, baptizado na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus de Nauela, Diocese de Gurúè e Província da Zambézia, crismado na Paróquia de N. S. do Livramento de Quelimane.

Fez o Ensino Primário de 1989 a 1998 na Escola Primária de Mucorro, Alto Molócuè e na Escola Primaria do Segundo Grau de Rababue.

Fez o Ensino Secundário de 1999 a 2002 na Escola Secundária Geral do Alto Molócuê.

Fez três anos de Formação vocacional.

Fez o Ensino Propedêutico no Seminário Santo Agostinho de Quelimane de 2003 a 2007. A partir de 2005 a 2007 interrompeu os estudos e foi cumprir o Serviço Militar Obrigatório (SMO) durante dois anos em Maputo. Cumprido o SMO, ingressou novamente no Seminário Propedêutico de Santo Agostinho de Quelimane para fazer o 3º Ano.

Fez os estudos da Filosofia no Seminário Interdiocesano Filosófico de Santo Agostinho da Matola de 2008 a 2010.

Fez os estudos da Teologia no Seminário Interdiocesano de São Pio X de Maputo, de 2011 a 2014.

Fez o estágio pastoral e diaconal na Paróquia de S. Paulo Apóstolo de Naburi, no Distrito de Pebane.

É membro do clero diocesano e Gurúè.