segunda-feira, 28 de dezembro de 2015


ORDENAÇÃO DIACONAL DE JOÃO ERNESTO TARUA

É com renovada alegria que a Diocese celebrou no passado dia 27 de Dezembro 2915, a Ordenação Diaconal do jovem JOÃO ERNESTO TARUA, na Catedral de Gurúè. A celebração foi presidida por D. Francisco Lerma Martínez, Bispo de Gurú`

O novo Diácono João Ernesto Tárua, é filho de Ernesto Tarua e de Maria Machado, natural de Alto Molócuè, nascido aos 25 de Abril de 1981, baptizado na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus de Nauela (Alto Molócuè) e crismado na Paróquia de N. S. do Livramento da Catedral de Quelimane.

 Depois da formação nos Seminários Propedêutico S. Agostinho de Quelimane, Filosófico S. Agostinho da Matola, e Teológico S. Pio X de Maputo, fez um período suficiente de experiência pastoral na Paróquia de S. Paulo Apóstolo de Naburi.

Na mesma celebração, D. Francisco abriu a Porta Santa da Misericórdia, dando início ao Jubileu Extraordinário da Misericórdia.

 

É conveniente que acompanhemos a ordenação do nosso jovem João Ernesto Tárua, reflectindo sobre o significado do diácono na Igreja.

Desde os primeiros tempos da Igreja, já na época dos Apóstolos, o Diácono tem por missão ajudar o Bispo e os Sacerdotes no serviço da Palavra e da Caridade, mostrando-se como servo de todos.

Com a ajuda de Deus deve em todo comportar-se de tal modo que sempre nele se reconheça um verdadeiro discípulo de Cristo, que não veio para ser servido mas para servir.

Caríssimo João, vê o exemplo que o Senhor te deixou, para que, como Ele procedeu, assim procedas tu também. Lembra o exemplo dos primeiros diáconos e, sobretudo, do diácono Santo Estêvão, cuja festa ontem celebrámos.

Adicionar legenda
Procura de todo o coração fazer com amor a vontade de Deus. Servindo ao Senhor, serve também aos homens, teus irmãos, com alegria. E como ninguém pode servir a dois senhores, considera toda a impureza e o apego ao dinheiro como servidão e idolatria.

Deves ser homem que dê, homem bom exemplo de bom testemunho e cheio de sabedoria e de Espírito Santo.

Exercerás o ministério constituído em celibato: este é ao mesmo tempo sinal e estímulo de amor pastoral e de bons frutos nas comunidades.

Unir-te-ás mais facilmente ao Senhor de coração indiviso; entregar-te-ás com maior generosidade e liberdade ao serviço de Deus e dos teus irmãos.

firme na Fé; apresenta-te irrepreensível e puro diante de Deus e dos homens, como convém a um ministro da Igreja.

Nunca te apartes do Evangelho; guarda o mistério da Fé no teu coração; mostra nas tuas obras a Palavra de Deus que pregas com os lábios.