sábado, 30 de junho de 2018

CRÓNICA DO ÚLTIMO DIA DO CURSO DE FORMAÇÃO DE ANIMADORES DAS COMUNIDADES


CRÓNICA DO ÚLTIMO DIA DO CURSO DE FORMAÇÃO DE ANIMADORES DAS COMUNIDADES  NA REGIÃO PASTORAL CENTRO B

 Os trabalhos do curso de formação dos agentes da Pastoral da Região Centro B, retomaram quando eram 14.30 hora do passado 22.06.18.

Após a oração, o Pe Tonito Muananoua, apresentou o tema da COORDENAÇÃO DOS MINISTÉRIOS na Igreja família.

Tendo presente o subsídio preparado para este Curso e que foi previamente distribuido aos particiantes, Pe Tonito Muananoua evidenciou a realidade da coordenação dos ministérios como uma caminhada de evangelização, de participação comunitária, de maturação e organização dos membros da Igreja família.

Mais adiante, Pe Muananoua apresentou a coordenação dos ministérios como meio para praticar e assumir a comunhão eclesial. Esta comunhão, sublinhou o orador, na Igreja família, deve desenvolver-se em torno do Bispo, que por sua vez espera de todos, um empenho efectivo de coordenação a todos os níveis da família diocesana.

Pe Tonito terminou a sua intervenção evidenciando a coordenação como uma concretização da colegialidade eclesial que revela-se cada vez mais como uma escola de comunhão.
Após a intervenção do Pe Tonito, seguiu-se um intervalo e os trabalhos retomaram quando eram 16.00 horas.

Na segunda parte da tarde, interviu o Pe Agostinho Vasconcelos com o tema dos MINISTÉRIOS ORDENADOS. 

Ao longo da sua intervenção, Pe Agostinho frisou que a nível da vida são os ministros ordenados que tornam possível o exercício do sacerdócio comum dos seus irmãos na fé para que possam gozar da sua dignidade baptismal. Assim, insistiu o Padre Agostinho, são os ministros ordenados que fazem nascer e crescer a vida divina dos membros da comunidade. Não só, a nível da organização, os ministros ordenados são coordenadores, divergindo dos não ordenados na dimensão e duração da coordenação..

A Igreja ministerial representa uma opção clara por uma Igreja povo de Deus com as seguintes consequências: uma fundamental igualdade; cada membro desempenha uma tarefa diferente na construção da mesma comunidade e, por fim, na concepção de uma Igreja ministerial todos os serviços são do Povo de Deus, exercidos pelo Povo de Deus para o Povo de Deus.

Padre Agostinho terminou apresentando o lugar dos ministros ordenados na Igreja local e a articulação daqueles com os não-ordenados.

As sessões da tarde terminaram às 17 horas. Às 18 horas teve lugar a celebração da Eucaristia com a comunidade, presidida pelo Pe Tonito Muananoua. Na Missa, colocou-se como intenção principal a vida do Pe Domingos da Cruz Agostinho Pauteia, por ocasião do 10º aniversário da sua passagem deste mundo para a Pátria celeste.

Pe Tonito Muananoua

Sem comentários:

Enviar um comentário