sábado, 16 de junho de 2018

2º DIA DA VISITA PASTORAL Á PARÓQUIA DA PISTA VELHA - ALTO MOLÓCUÈ


No 2º Dia da Visita Pastoral à Paróquia N. S. Rainha da Paz, na Pista Velha, Alto Molócuè, no 16 de Junho do corrente ano,  na parte da manhã, os cristãos concentraram-se na comunidade de  NIPAIA, Zona Pastoral de Nipaia, Centro Pastoral do S. Coração de Jesus. Estiveram presentes as Zonas Pastorais de Nipaia e Inravane
Reuniram-se as seguintes  comunidades cristãs:
 ZONA PASTORAL NIPAIA. Comunidades cristãs:
Imaculada Conceição de Nipaia;  S. Tiago de Nikusako; N. S. de Fátima de Nipihi; Kuma-kuma; S. Josefina Bakhita de Txharane.
ZONA PASTORAL INRAVANE. Comunidades cristãs:
S. Pedro de Muturumele; S. Miguel de  Natxhere;  N. S. do Rosário de Naoako; S. Jose de Mutxhaiane.
Os crismados hoje foram 54.
 D. Francisco, na sua catequese, na sua catequese a toda   Diocese partiu dos problemas/assuntos apresentado num breve diálogo inicial, nomeadamente a falta de livros litúrgicos e de formação; a falta de Padres; e as dificuldades criadas pela falta de Padres.
O General Ossufo, falou da família como primeiro seminário; da necessidade de uma programação paroquial que tenha e conta a realidade actual das nossas comunidades; da colaboração de todos os membros da comunidade e da oração ao Dono da machamba para que envie agricultores à sua machamba.
As primeiras horas da tarde, na Casa da comunidade Dehonianos, “Centro Juvenil Leon Dehon” na Pista Velha, D. Francisco teve um encontro com as autoridades locais, com o Sr. Administrador do Distrito  e o Presidente do Município do Alto Molócuè.
As 16.30H. Dom Francisco, acompanhado pelo Pe. Francisco Cunlela, Vigário geral da Diocese, e o Pe. Carlitos, Pároco da Paróquia M. S. Rainha da Paz, da Pista Velha, mante um encontro com ao jovens das Paróquias Pista Velha e das comunidades das Paróquias circunvizinhas.  Durante o diálogo entre o Bispo e os jovens salientou-se os seguintes assuntos, entre outros:
- falta de livros de formação;
-as assembleias diocesanas dos jovens estão paralisadas desde 2014;
- Casamentos prematuros;
- o alcoolismo, as drogas, as doenças transmissíveis, HV/SIDA, os jovens pedidos;
- o abandono da Igreja,
À noite, a seguir ao jantar, por volta das 20.00H, o Pe. Francisco Cunlela presidiu a uma breve e intima celebração, durante a qual o candidato ao Diaconado, o finalista dehoniano Raimundo fez sua profissão prévia à sua ordenação diaconal prevista para o dia seguinte.

Sem comentários:

Enviar um comentário