domingo, 13 de maio de 2018

7ª PEREGRINAÇÃO DIOCESANA AO SANTUÁRIO DE . S. DE FÁTIMA DE MULIQUELA (ILE)


7ª PEREGRINAÇÃO DIOCESANA AO SANTUÁRIO DE . S. DE FÁTIMA DE MULIQUELA (ILE).

Nos dias 12 e 13 de Maio do correte ano, realizou-se  a 7ª Peregrinação Diocesana ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima de Muliquela, no Distrito de ILE. Esta Peregrinação assumiu mais uma característica, Peregrinação Jubilar dos 25 anos da criação da Diocese de Gurúè.

As cerimónias foram presididas por D. Francisco Lerma, Bispo de Gurúè, acompanhado por vário.s sacerdotes do clero diocesano e religioso. Participaram mais de três mil e quinhentos peregrinos procedentes de 12 Paróquias da Regiões Pastorais Norte e Centro B: Paróquias de S. José de Lioma, Santa Cruz de Molumbo,  Capelania Beato Isidoro Bakanja de  Muagiua, São Tiago Maior de Namarrói, S. António da Catedral, S. Carlos Lwanga de Gurúè, S. Bernardo de Gurúè, S. Kizito do Monte Namuli, N. S. da Imaculada Conceição de Invinha, Santa Teresa do Menino Jesus de ILE, Capelania  da Beata Anaurite de Mugulana e Paróquia de N. S. de Fátima de Muliquela.
A partir das 13.00H do Sábado 12 do corrente, os peregrinos foram concentrando-se no lugar escolhido , no recinto do antigo Professor José Álvaro, no caminho que parte da Estrada Nacional N. 1, na Entrada das Lojas  em direcção a Muliquela.

 Por volta das 16.30H, depois das Boas Vindas  aos peregrinos do Pe. Santos Víctor, Vigário Paroquial da Paróquia de Muliquela, Dom Francisco deu início à procissão. A Imagem de N. Senhora foi transportada um andor, adornado com belas flores e a ombros dos peregrinos. Durante o trajecto até ao Santuário, rezou-se o Terço e entoaram-se cânticos marianos de louvor e de penitência.
Já no Templo Paroquial do santuário, foram apresentados os vários grupos de peregrinos segundo as sus respectivas Paróquias . A seguir, D. Francisco presidiu à Solene Eucaristia em honra da Virgem Maria. Concelebraram os Párocos das Paróquias participantes na Peregrinação.
Na homilia, D. Framcisco exortou os peregrinos a viver este Ano Jubilar dos 25 anos da criação da Diocese. seguindo os passos de Maria, especialmente no louvor e agradecimento como ela fez, na Penitência e conversão e na renovação dos nossos compromissos como baptizados.

A partir das 20.00H começou a Adoração ao Santíssimo em grupos paroquiais até ao amanhecer do dia seguinte.
No Domingo, 12.05.18, às 06.00, houve Bênção do santíssimo e a respectiva reposição.
Por volta das 07.30H, D. Francisco presidiu a solene celebração da Eucaristia da Festa da Ascensão do Senhor, na qual concelebraram os sacerdotes presentes que acompanahram os peregrinos das suas paróquias.

Na Homilia D. Francisco falou aos presentes de três ensinamentos ou mensagens que poderíamos  recolher da Festa que celebramos hoje na Igreja: da 2ª Leitura de hoje, tirada da Carta aos Efésios a Esperança com que devemos viver no meio das dificuldades da vida, olhando para onde Cristo, a nossa Cabeça está e aonde nós, seu Corpo, onde também nós chegaremos;   em 2º lugar, da 1ª leitura tirada dos Actos dos Apóstolos, o testemunho que nós, seus seguidores, devemos dar com a nossa vida ; e a 3ª, tirada do Evangelho e S. João, o nosso compromisso com o anúncio do Evangelho no nosso meio.

Depois da celebração, os fiéis apresentaram ao Bispos as suas ofertas  como sinal de partilha de bens para com as necessidades da Igreja Diocesana.
Por volta das 10.00H,, depois da bênção dos Peregrinos e do envio, os peregrinos voltaram para as suas paróquias de origem.

Sem comentários:

Enviar um comentário