sábado, 22 de julho de 2017

VISITA PASTORAL A LIOMA (Continuação 2)



VISITA PASTORAL A LIOMA (Continuação 2)
21.07.17. SEXTA FEIRA. 3º Dia da Visita Pastoral
Concentração na comunidade cristã de Pwela, localidade de Magige.
ZONA PASTORAL DE NAMUREKELE
Comunidades cristãs: S. Maria Mãe de Deus, de Namurekele; S. João Baptista de Pwela; S. Miguel de Mitovola 2º; S. Paulo de Nivava; S. Miguel de Nakhara; S. Francisco de Assis de Niwerime.
ZONA PASTORAL DE METOVOLA
Comunidades cristãs: S. José de Mitovola 1º; N. S. de Fátima de Namiepe; S. Vicente de Mukunua 1; S. Teresa de Mukunua 2; S. António de Muteklesi.
ZONA PASTORAL DE MULOSA
Comunidades cristãs: S. Pedro e S. Paulo de Mulosa; S. Bernardo de Ewarelo; S. João Baptista de Nihitxe; S. Pedro Claver de Nakuku (e Centro de Caquese = Núcleo); S. Francisco de Assis de Invirelo.
Estiveram presentes a chefe da Localidade da Magige e o Régulo da área.
INTERVENÇÕES
1.-Mensagem; foram apresentados vários problemas sociais e eclesiais: os baixos preços aplicados na compra dos produtos das machambas (milho, feijão puer, cebola, soja…); o elevado custo de vida (preços elevados nos géneros alimentícios de primeira necessidade; os casamentos prematuros, os divórcios, o alcoolismo, a droga; e os problemas na vida interna das comunidade (a catequese, a formação dos animadores e responsáveis pelos ministérios).
2. A Irmã Alda Mate falou sobre a família e a juventude; sobre a saúde; sobre o estudo.
3.O Pe. Agostinho animou os jovens para acompanharem o próximo Sínodo dos Bispos sobre a Juventude (Roma 2018), estudando os temas enviados pelo Secretariado da Coordenação Pastoral e a próxima Jornada Mundial da Juventude/Panamá 2019.
CATEQUESE DO BISPO
D. Francisco Lerma falou dobre o valor primário e fundamental da Catequese na nossa vida cristã e na vida das comunidades.
Os crismados hoje foram 290.
22.07.2017. SÁBADO. 4º Dia da Visita Pastoral
Concentração na comunidade cristã de N. S. de Fátima de Ruace.
ZONA PASTORAL DE N. S. DE FÁTIMA.
Comunidades cristãs: N. S. de Fátima de Ruace; S. Carlos lwanga de Mossa; S. Francisco de Assis de Mokita; S. Paulo de Muhela (+ um Centro de Catequese = Núcleo).
ZONA PASTORAL DE S. TERESA DE ÁVILA
Comunidades cristãs: S. Teresa de Ávila; Cristo Rei de Pici; S. António de Kapane; S. Maria de Txakai; e S. Coração de Jesus de Mussi.
INTERVENÇÕES
1.-MENSAGEM.
Foram apresentados problemas: a) sociais (baixo custo de venda/compra dos produtos das machambas –milho-feijão-; alto custo de vida (géneros de primeira necessidade);roubos; conflitos de machambas com as Empresas multinacionais no local; b) e problemas eclesiais (casamentos prematuros, divórcios, separações, amiguismo, poligamia; c) situação da catequese e da liturgia.
2.-A Irmã Alda Mate falou sobre a nossa vida concreta na sociedade e na Igreja e sobre a juventude (educação, estudo, vocações).
3.- O Pe. Agostinho dirigiu-se especialmente aos jovens para acompanharem os trabalhos de preparação para o Sínodo sobre os Jovens, estudando e respondendo ao questionário enviado pela Comissão Diocesana da pastoral juvenil. No mesmo sentido lembrou a participação na preparação da próxima Jornada Mundial da Juventude/Panamá 2019.
CATEQUESE DE D, FRANCISCO
D. Francisco apresentou a Carta da Conferência Episcopal de Moçambique sobre a terra (“À tua descendência darei esta terra”. Gn 12,7), com particular referência aos problemas concretos da Diocese e desta Paróquia.
Os crismados hoje foram: 187

Sem comentários:

Enviar um comentário