quinta-feira, 20 de julho de 2017

VISITA PASTORAL A LIOMA (Continuação)



VISITA PASTORAL À PARÓQUIA DE S. JOSÉ DE LIOMA (Continuação)

1º DIA: 19.07.17. QUARTA FEIRA

A concentração dos fiéis procedentes das Zonas Pastorais  de Chilene e Tetete foi na comunidade cristã de S. Teresa de Chelene. Acompanharam  o Bispo neste 1º Dia da  VIsita Pastoral o Pe. Agostinho Vasconcelos,  Moderador da Cúria e Director do Secretariado Diocesano de Coordenação Pastoral, o Pe. Tomás Junqueiro, Pároco desta Paróquia e o seu Vigário Paroquial o Pe. Luís Dinis Macuinja

ZONA PASTORAL DE TETETE.

Comunidades cristãs  de S. Maria Mãe de Deus de Tetete; N. S. de Lurdes de Nahara; N. S. de Fátima de Nasare; S. Maria Madalena de Namiheia; e N. S. de Fátima de Mpasi.

ZONA PASTORAL DE CHELENE.

Comunidades cristãs de S. Teresa de Chelene; S. Pedro de Nsorupi com o Núcleo (Centro de Catequese) de Naphako; S. Carlos Lwanga de Namikonya; S. António de Mutokusi; e S. Miguel de Nakupe.

CATEQUESE DE D. FRANCISCO
 
Durante a sua Catequese antes da Celebração da Eucaristia , D. Francisco falou sobre:

1). o sentido da Visita Pastoral, os seus conteúdos, a sua pedagogia e o seu valor no conjunto das actividades pastorais do Bispo e de toda a Diocese;
2) O sentido da Igreja: o que é ser cristão hoje na sociedade actual;
3) Os problemas sociais do nosso tempo e no nosso País;
4) Os problemas internos da Igreja: a sua organização, a catequese, os ministérios, a formação dos animadores a o lugar e a responsabilidade de todos os baptizados dentro da Igreja.
O Padre Agostinho falou especialmente aos jovens sobre o próximo Sínodo sobre a Juventude (Roma 2018) e sobre a Jornada Mundial da Juventude no Panamá/ (2019)..
Interveio também a Irmã Alda Mate, da Congregação das Franciscanas de Nossa Senhora das VItórias, da comunidade local de Lioma, que falou sobre as vocações à vida sacerdoral e consagrada e sobre a família.

Participaram nesta Visitita as autoridades locais do Governo e das instituições da Eucação e da Saúde.
Os crismados hoje foram 110.

2º DIA. 20.07.2017. QUINTA FEIRA 
 
A concentração dos fiéis foi na comunidade cristã de Nakulutxo.

ZONA PASTORAL DE NAKULUTXO.
Comunudades cristãs: S. António de Nakulutxo; S. Miguel de Mavola; S. António de Miranda; S. Pexdro de Erala; S. Lucia de Mombene.

ZONA PASTORAL DE NAMOMBE
Comunidades cristãs: S. Maria Mãe de Deus de Namombe; S. Cruz de Serra; S. Paulo de Namitala; S. João Baptista de Enuli.

ZONA PASTORAL DE MUSSUSUKURU
Comunidades cristas: S. Agostinho de Mussusukuru; S. Tiago de Mulovola; S. Coração de Jesus de Txukutxa; e S. João de Muelamahi.

 INTERVENÇÕES

MENSAGEM

Na mensagem apresentada em nome das três Zonas Pastorais  indicaram-se vários problemas que afligem ás populações: baixos preço dos produtos da agricultura e os altos custos, preços elevados, dos géneros alimentícios de primeira necessidade; doenças; problemas na educação (desistências dos alunos…); péssimo estado das estradas; casamentos prematuros, divórcios, separações, polígamas, amiguismo.

IRMÃ ALDA
A Irmã Alda Mate falou sobre as nossas famílias, a juventude, as vocações e o estudo,

PE. AGOSTINHO.
O Pe. Agostinho, dirigindo-se especialmente aos jovens falou sobre o Sínodo sobre a Juventude a sobre a Jornada Mundial da Juventude 2019, no Panama.

D. FRANCISCO
A Catequese de D. Francisco versou sobre o Plano Diocesano Trienal de Pastoral: A Família e a comunidade cristã.
Os crismas hoje foram 144.

Sem comentários:

Enviar um comentário