sexta-feira, 22 de junho de 2018

CURSO DE FORMAÇÃO DOS AANIMADORES DAS PEQUENAS COMUNIDADES CRISTÃS

CURSO DE FORMAÇÃO DOS AANIMADORES DAS PEQUENAS COMUNIDADES CRISTÃS

Região Centro – B: Paróquias de S. Pedro Claver de Muiane, Nossa Senhora de Anunciação de Moneia e Santa Josefina Bakhita de Gilé.

No âmbito da celebração dos 25 anos da criação da Diocese de Gurúè e, fiéis às orientações da Comissão diocesana do Jubileu, está a decorrer desde a manhã de hoje (22.06) na Paróquia de Santa Josefina Bakhita – Gilé Sede, um curso de formação dos Agentes da Pastoral das Paróquias de S. Pedro Claver de Muiane, Nossa Senhora da Anunciação de Moneia e Santa Josefina Bakhita de Gilé-sede.

O curso está a ser orientado pelo Pe. Agostinho Martino Vasconcelos, Director do Secretariado da Coordenação Pastoral da Diocese de Gurúé, acompanhado pelo Pe Tonito José Francisco Xavier Muananoua, Chanceler e Moderador da Cúria diocesana e pela Irmã Eugénia Lopes das Filhas de Nossa de Visitação.

O curso arrancou com 59 participantes, dos quais 06 coordenadores e 04 “Muholis” (animadores/coordenadores  das comunidades)  de da Paróquia de S. Pedro Claver de Muiane, 13 coordenadores e 11 “muholis” da Paróquia de Nossa Senhora de Anunciação de Moneia e 13 coordenadores e 12 Muholis da Paróquia de Santa Josefina Bakhita de Gilé sede.

Após a oração inicial presidida pelo Padre Agostinho Vasconcelos, seguida da oração do JUBILEU DIOCESANO DOS 25 ANOS DA  CRIAÇÃO DA DIOCESE DE GURÚÈ, o Padre Agostinho deu as boas vindas aos participantes e esclareceu as linhas orientativas que se pretendem lograr com estes cursos: reflectir sobre o nosso ser família diocesana, a intensidade do nosso compromisso, agudizar o sentido de pertença à nossa família e, acima de tudo, como colaboradores e animadores das Comunidades da nossa família diocesana, reflectir sobre o nosso serviço na Igreja ministerial como família diocesana que se alegra pelos 25 anos da sua criação.

O curso está a decorrer tendo presente o seguinte horário:
·        06.30: Oração da Manhã – Pequeno Almoço
·        08-12 horas: trabalhos
·        10 - 10.30 horas: intervalo
·        12.30 horas: Almoço-recreio
·        14.00 horas: Re-início dos trabalhos
·        17.00 horas: fim dos trabalhos
·        18.00 horas: Eucaristia com a comunidade cristã
·        19.30 horas: Jantar – recreio – descanso.

Na primeira parte da manhã de hoje, foi apresentado o perfil histórico da nossa família diocesana pelo Padre Tonito Muananoua, tendo como base o texto apresentado na última reunião dos agentes da Pastoral sob o tema A Família cristã: a Igreja local como família.

Na sua intervenção, Pe Tonito falou da história da nossa família diocesana, dos primeiros contactos com a fé a partir das viagens das descobertas do século XV e terminou apresentado a criação das primeiras dioceses em Moçambique até chegar a falar da criação da Diocese de Gurúè, da nomeação do seu primeiro Bispo e do seu sucessor. No fim da sua intervenção, seguiu-se uma inter-acção dos participantes, pedindo esclarecimento sobre algumas realidades evidenciadas  na exposição.

Terminada a intervenção, seguiu-se um intervalo de 30 minutos. Às 10 horas, retomou o encontro com o tema da formação das comunidades cristãs, apresentado pelo Pe Agostinho Martinho Vasconcelos a partir de um subsídio previamente distribuído aos participantes, evidenciado a realidade indispensável da vida cristã, da centralidade da Palavra de Deus e da Oração, da Reunião dominical e do conselho da comunidade.

Nas próximas horas prometemos trazer-vos mais notícias sobre o dsenvolvimento deste Curso.

Desde a Paróquia de Santa Josefina Bakhita de Gilé-Sede,
Pe Tonito Muananoua.


Sem comentários:

Enviar um comentário