segunda-feira, 18 de junho de 2018

4º DIA DA VISITA PASTORAL À PARÓQUIA N. S. RAINHA DA PAZ DA PISTA VELHA – MOLÓCUÈ


4º DIA DA VISITA PASTORAL À PARÓQUIA N. S. RAINHA DA PAZ DA PISTA VELHA – MOLÓCUÈ

No 4º dia da Visita Pastoral de D. Francisco à Paróquia de N.S. Rainha da Paz, na Pista Velha – Alto Molócue, os fiéis cristãos das Zonas Pastorais de Nakuaka e de Namáluè, Centro Pastoral de Namáluè, concentraram-se na comunidade de Nakuaka.

ZONA PASTORAL DE NAKUAKA.
Comunidades cristãs: S.Marcos, de Nakuaka; S. Mateus de Ilokone; S. Pedro Claver de Natxhoko; Marrokane; S. Diniz de Murotxhoni; e (CC) N. S. da Consolata de Nikukuru.

ZONA PASTORAL DE NAMÁLUÈ
Comunidades cristãs: S. Lucas de Meheiane; S. José de Namáluè; S. António de Milikuini; S. Luis Gonzega de Nakuali; e (CC) S. Matias Mulemba de Napalavi.
As confirmações hoje foram 46.

Intervenção do Vigário Geral
Na sua intervenção, logo a seguir à Mensagem das comunidades, o Pe. Francisco Cunlela, Vigário Geral, falou sobre o sentido de ser cristão nos nossos dias e sobre a problemática juvenil, especialmente sobre os casamentos prematuros e sobre as vocações.

Catequese do Bispo
D. Francisco, na sua catequese, preliminar à celebração da Eucaristia, explicou o significado do Ano Jubilar dos 25 Anos da Criação da Diocese: Louvor a agradecimento, conversão e renovação dos nossos compromissos na evangelização e vida das nossas comunidades: testemunho e fidelidade ao mandato de Jesus: Ide pelo mundo inteiro, sede minhas testemunhas e anuncia o Evangelho.

VISITA AO NÚCLEO S. JOSÉ.
Na parte da tarde, D. Francisco visitou o Núcleo de oração S. José, pertencente à comunidade de S. Inês, na sede da Paróquia.
O Núcleo está composto por 83 cristãos e 28 catecúmenos. Está organizado segundo o esquema pastoral da Igreja ministerial: coordenador/responsável, conselheiros, secretário, encarregado da Eucaristia, responsável da Bíblia, caritas, vista aos doentes, economia, catequese, leitores, hóspedes, limpeza.

No diálogo o Bispo falou sobre os assuntos e inquietações que lhe apresentaram: várias situações matrimoniais, relacionamentos com os membros de outras Igrejas cristãs, educação dos filhos, funerais cristãos, cristãos que abandonam a Igreja, gratificações com motivo dos sacramentos  e sustentabilidade económica da Igreja.

No fim da tarde, o Vigário, por sua vez, manteve encontros com diversas pessoas que pediram para ser ouvidas, especialmente por situações matrimoniais.

Sem comentários:

Enviar um comentário