domingo, 17 de junho de 2018

3º DIA DA VISITA PASTORAL Á PISTA VELHA: CONFIRMAÇÕES E ORDENAÇÃO DIACONAL DE RAIMUNDO ADRIANO MÁRIO


3º DIA DA VISITA PASTORAL Á PISTA VELHA: CONFIRMAÇÕES  E ORDENAÇÃO DIACONAL DE RAIMUNDO  ADRIANO MÁRIO

 No 3º Dia da Visita Pastoral, Domingo, 17 de Junho do corrente ano, à Paróquia de N. S. Rainha da Paz, na Pista Velha – Alto Molócuè, D. Francisco Lerma, Bispo da Diocese, acompanhado pelo Pe. Francisco Cunlela, Vigário Geral e pelo Pe. Agostinho Vasconcelos, Director do Secretariado Diocesano da Coordenação Pastoral, celebrou a Eucaristia na sede da Paróquia, concelebrada por diversos sacerdotes dehonianos das comunidades de Quelimane e Gurúè, com motivo da ordenação diaconal do seu confrade  Raimundo Adriano Mário e por outros sacerdotes do clero diocesano.

Reuniram  fieis do Centro Pastoral S. Coração de Jesus: Zonas Pastorais de S. Josefina Bakhita, Ekhula e Ravane. 

ZONA PASTORAL S. CORAÇÃO DE JESUS.
Comunidades cristãs: S. Inês, da Pista Velha; S. João Baptista de Navirabuene; S. João de Deus de Mutxhora; S. António de Murimone; S. Isabel de Mumahi; S. Miguel de Kirimeka; S. Lúcia de Mukupule.

ZONA PASTORAL EKHULA. 
Comunidades cristãs: S. Miguel de Rkhula; S. Maria de Kereni; S. Tiago de Intepe; S. Carlos Lwanga de Insakuane.

ZONA PASTORAL RAVANE. Comunidades cristãs: S. Pedro de Kinaiope; S. Filomena de Miníe; Ravane; Nakuia; e Inreleni.
Os crismados hoje foram 195.

BIOGRAFIA DE RAIMUNDO ADRIANO MÁRIO, NEO-DIÁCONO

Raimundo Adriano Mário, nasceu aos 21 de Outubro de 1981, no Distrito de Marromeu na Província de Sofala. Foi baptizado no dia 20 de Junho de 1982.
De 1994 a 2000 fez o Ensino Primário na Escola 25 de Junho em Nauela (Alto Molócuè). De 2001 a 2004, fez o Ensino do nível Básico na Escola Secundária Geral de Alto Molócuè; de 2005 a 2007, fez o nível médio no Seminário Inter-diocesano Santo Agostinho de Quelimane; de 2008 a 2010 fez os Estudos de Filosofia no Seminário Filosófico Santo Agostinho da Matola. E em 2010 fez o Postulantado na Matola-Fomento.
Em 2012 fez o Noviciado em Milevane (Alto Molócuè); em 2013 foi à África do Sul para aprender a língua inglesa, onde de 2014 a 2017, fez os Estudos de Teologia no Instituto Teológico São José –Cedara.
Em 25 de Maio de 2018, na Paróquia de S. Carlos Lwanga de Gurúè, fez a sua Profissão Perpétua.

HOMILIA DE D. FRANCISCO

1.Somos uma assembleia cristã reunida, neste XI Domingo do Tempo Comum. Fazemo-lo envolvendo de alegria, de gratidão e de esperança este nosso irmão, vosso filho, parente e amigo, candidato ao diaconado  RAIMUNDO ADRIANO MÁRIO, membro da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos). Celebramos também o Sacramento da Confirmação de 200 candidatos de diversas comunidades desta Paróquia de N. S. Rainha da Paz, da Pista Velha – Alto Molócuè.
Queremos com esta celebração crescer como cristãos, como Igreja local e Igreja Missionária, neste ANO JUBILAR  DOS 25 ANOS DA CRIAÇÃO DA DIOCESE.
E tudo isto em comunhão com as vossas famílias, as vossas comunidades de origem e em gratidão convosco, com todos os que contribuíram para a vossa formação, e que vos acompanharam até nesta fase final os vossos catequistas e, especialmente para ti RAIMUNDO, os teus pais e os teus familiares, os teus Superiores e os teus confrades formadores;.
Neste tempo envolvido com tantas sombras  e dificuldades sociais e eclesiais, olhamos com esperança o nosso futuro como discípulos de Jesus, como nos ensina a Liturgia de hoje, especialmente as parábolas da 1ª Leitura e do Evangelho e como nos anima o Papa Francisco, nesta nova viragem que ele está a dar a toda a Igreja.
O REINO DE DEUS cresce no meio de nós, com uma força extraordinária, viva, mas oculta. Toca a nós manifesta-la através do testemunho da nossa vida com muita fé e confiança, pois Deus, o Agricultor que lança a semente, não nos abandona, não nos deixa sós. O Pequeno grão de trigo foi deitado em cada um de vós, candidatos à Confirmação, e candidato ao Diaconado. Ela foi crescendo interiormente até chegar a dar frutos abundantes respondendo com o vosso SIM a Deus.
Para ti RAIMUNDO, o Senhor te chama para seres sua testemunha,  ministro da sua Palavra e fel servidor do Altar e do Seu Povo.
Em nome da Igreja, te acolho no Prebitério da Igreja no 1º Grau do Sacramento da Ordem, formado por ambos os cleros secular e religioso, como nos ensinam os Documentos Conciliares (Lumen Gentium e Christus Dominus).
 És considerado pessoa amadurecida na fé, comprometida na vida e na missão da Igreja, a quem o Senhor vai desenhando e definindo caminhos de maior entrega e de necessário serviço à Igreja e ao mundo. Tens nas tuas mãos uma grande missão, caro RAIMUNDO.
 O rosto belo e a alma missionária da Igreja, precisam também de ti e dos traços delineados e criativos do teu ministério!  Todo o povo espera o teu testemunho, o teu serviço e a tua dedicação.
 3. Com esta celebração, manifestamos a PRESENÇA DO ESPÍRITO SANTO NO MEIO DE NÓS. Ele é o protagonista da Vida da Igreja e da sua Missão  Evangelizadora.
Neste Domingo de alegria e de esperança, ao celebrarmos os  Sacramentos da Confirmação e da Ordem diaconal, é o Espírito Santo, que descendo sobre ti e sobre os confirmandos, cria em nós a comunhão e a união profunda com Cristo, fundamento de toda consagração baptismal e ministerial.
Um Corpo assim, unido pela acção do Espírito Santo de Deus, é capaz de transmitir o Evangelho com mais alegria e dedicação, para que o nosso povo compreenda a Boa Nova de Jesus. Um Corpo que está no mundo para ser sinal de paz e de reconciliação. O teu serviço diaconal se resume nas três dimensões fundamentais: o serviço da Palavra, o serviço da Liturgia e o Serviço da Caridade.
Olha para os grandes exemplos que nos deixaram diáconos, entre tantos outros,  como S. Estêvão,  S. Lourenço e S. Francisco de Assis. Cristo nunca te faltará na caminhada da tua doação a Deus, à Igreja e ao mundo. As comunidades esperam por ti e confiam  na tua total disponibilidade para as acompanhares, para as evangelizares por meio da Palavra, ouvida, rezada, vivida e proclamada.
Te envio, caro Raimundo, e a todos vós, confirmandos, em missão de alegria, de entusiasmo e de serviço para com os vossos irmãos
Deveis ser fermento novo do evangelho no meio das nossas comunidade e no mundo de hoje; e sinal de renovação da nossa  Igreja!
Servir com generosidade e caridade os teus irmãos mais necessitados.
 Que Maria, que aqui honramos como RAINHA DA PAZ, E  nossa Mãe, E Santo António, Padroeiro da Diocese, vos iluminem, vos protejam e vos guiem
         + Francisco Lerma Martínez, IMC.   Bispo de Gurúè




Sem comentários:

Enviar um comentário