S. MARCOS, EVANGELISTA
25 ABRIL 2018
Marcos era filho de Maria de Jerusalém, em cuja casa
Pedro se refugiou depois de ser libertado do cárcere (cf. At 12, 12). Era primo
de Barnabé. Acompanhou o apóstolo Paulo na sua primeira viagem a Roma (cf. Col
4, 10) e esteve próximo dele durante a sua prisão em Roma (Fm 24). Depois,
tornou-se discípulo de Pedro, de cuja pregação se fez intérprete no Evangelho
que escreveu (cf. 1 Pe 5, 13). O seu evangelho é comummente reconhecido como o
mais antigo, utilizado e completado por Mateus e por Lucas. Parece que também
os grandes discursos da primeira parte do Actos dos Apóstolos são uma retomada
e desenvolvimento do evangelho de Marcos, a partir de Mc 1, 15. É-lhe atribuída
a fundação da Igreja de Alexandria.
Primeira Leitura: 1 Pedro 5, 5b-14
Primeira Leitura: 1 Pedro 5, 5b-14
A tradição, segundo a qual Marcos recolheu, no seu
evangelho, a pregação de Pedro, apoia-se nesta página, onde Pedro lhe chama “meu
filho” (v. 13). Mas as exortações do primeiro dos apóstolos dirigem-se a todos
quantos na Igreja têm responsabilidades de guias e mestres.
O verdadeiro pastor deve, antes de mais, ser
humilde e consciente de não ser dono de nada, mas ter recebido tudo de
Deus. E a humildade é verdade!.
Os pastores devem também ser sóbrios e vigilantes.
Nestas palavras ecoa o discurso escatológico de Jesus (cf. Mc 13, 1ss.).
Pedro dirige aos pastores humildes e fiéis, sóbrios e
vigilantes, a promessa de que Aquele Deus que os chamou à vida nova em Cristo
os confirmará na graça e os coroará de glória (v. 10).
Evangelho: Marcos 16, 15-20
Nesta conclusão do evangelho original de Marcos,
encontramos o chamado discurso missionário: Jesus envia os seus discípulos a
levar o evangelho a todas as criaturas (vv. 15ss.).
O missionário do Pai, Jesus, precisa de outros missionários. Aquele que é a Boa Nova confia a Boa Nova aos seus apóstolos: “Ide pelo
mundo inteiro, proclamai o Evangelho a toda a criatura.” (v. 15).
Depois do mandato missionário, Marcos alude, de modo
muito breve, e discreto à ascensão de Jesus ao céu: “O Senhor Jesus, depois de
lhes ter falado, foi arrebatado ao Céu e sentou-se à direita de Deus.” (v. 19).
E conclui afirmando: “Eles, partindo, foram pregar por
toda a parte” (v. 20). E assim mudou radicalmente a vida dos apóstolos e de
muitas outras pessoas ao longo dos séculos.
A primeira leitura da festa de S. Marcos foi escolhida
por causa da expressão “meu filho” usada por S. Pedro para se referir ao
segundo evangelista, mas também pelas palavras: “Resisti-lhe, firmes na fé,
sabendo que a vossa comunidade de irmãos, espalhada pelo mundo, suporta os
mesmos padecimentos.” (v. 9).
Marcos é, de modo especial, o evangelista da fé.
Insiste em que deve ser vivida mesmo no meio da obscuridade. O evangelista tem
um sentido muito vivo dessa experiência. Mais do que desenvolver os
ensinamentos do Mestre, preocupa-se em acentuar a manifestação do Messias
crucificado.
Apresenta-nos Jesus rodeado de pessoas que, depois de
um primeiro entusiasmo, O recusam. Os próprios Doze, escolhidos por Ele, não O
compreendem: têm o coração endurecido, fechado à Sua mensagem, à Sua Pessoa.
Mesmo Pedro, que reconhece Jesus como Messias, não quer aceitar o caminho que
Ele escolheu percorrer, o caminho da cruz.
O centro do evangelho de Marcos é o paradoxal
testemunho de fé do centurião, que reconhece em Jesus, que morre na cruz, o
Filho de Deus. Marcos compreende a realidade profunda do itinerário doloroso de
Jesus e apresenta-o à luz da fé, definitivamente consolidada na ressurreição.
O segundo evangelho ajuda-nos a viver na fé e a
alimentá-la no sofrimento e a apoiá-la unicamente em Cristo, sem procurar
provas humanas.
A reflexão de Marcos não é académica, mas existencial
e vital. O Evangelho é Deus (cf. Mc 1, 14); contém e manifesta o projeto
salvífico que o Pai quer realizar por meio do Filho em favor de toda a
humanidade.
É do coração de Deus que brota a “Boa Nova” capaz de
encher de alegria todos os corações humanos que estejam disponíveis a acolher o
dom da salvação. O “Evangelho é de Jesus Cristo” (cf. Mc 1, 1), quer dizer, é
Jesus o Cristo, o Filho de Deus.
Mas é também memorial de tudo quanto Jesus fez e
disse. Numa palavra: para Marcos, o Evangelho é tudo, e tudo é Evangelho.
Abre, Senhor, os meus ouvidos para que se encham do tesouro do teu Evangelho, porque a minha vida, iluminada e confortada pela tua Palavra, terá sentido pleno e duradoiro. Faz-me acolher o Verbo da verdade presente no teu Evangelho.
Abre, Senhor, os meus ouvidos para que se encham do tesouro do teu Evangelho, porque a minha vida, iluminada e confortada pela tua Palavra, terá sentido pleno e duradoiro. Faz-me acolher o Verbo da verdade presente no teu Evangelho.
Abre, Senhor, a minha boca para que a Boa Nova
acolhida, se torne proclamação da tua glória e mensagem de sentido e esperança
para os irmãos. Que a minha vida se abra a Ti, se encontre contigo, que vens ao
meu encontro todos os dias na Palavra que o teu Evangelho encerra e me dá.
Fonte: Resumo e adaptação local de um texto de:
“dehonianos.portal/liturgia/”
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