quinta-feira, 13 de abril de 2017

REFLEXÃO PARA A QUINTA FEIRA SANTA



Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Quinta-feira – Semana Santa
A SANTA CEIA
 (Mt 26, ; Jo 13).
Enquanto comiam, tomou Jesus o pão e, depois de pronunciar a bênção, partiu-o e deu-o aos seus discípulos, dizendo: Tomai, comei. Isto é o meu corpo. Tomou, em seguida, um cálice, deu graças e entregou-lhes dizendo:
Este é o meu sangue, sangue da aliança, que vai ser derramado por muitos para a remissão dos pecados … Ora um dos discípulos, aquele que Jesus amava, estava à mesa junto do peito de Jesus (Mt 26, 26-28; Jo 13, 12).

As fontes do amor vão abrir-se para darem ao mundo a Eucaristia.

1.- P PRIMEIRO AMOR: A EUCARISTIA
 –Inaudito! O DOM SUPREMO. O Senhor  faz-se alimento da humanidade, alimento dos caminhantes
Enquanto comiam, nesta noite da última Ceia, Jesus estava sentado com os seus discípulos. – Ergue os olhos para o seu Pai e recolhe-se numa ardente oração. Consideremos  que a Eucaristia inflamará e santificará tantos corações! Acenderá no seio da Igreja uma tal fogueira de dedicação e de amor!… de temor também: a Eucaristia encontrará tantos ingratos! Será profanada pelos Judas de todos os séculos!

Temos exemplos também alguns casos de profanação na nossa Diocese e neste tempo: profanações materiais e profanações espirituais.

Escutemos as palavras de Jesus: «Tomai e comei, isto é o meu corpo; bebei, isto é o meu sangue … ». – Eu vos saúdo, ó verdadeiro corpo, nascido da Virgem Maria!
«Fazei isto em minha memória-, acrescenta Jesus, e os seus apóstolos são feitos sacerdotes para a eternidade. Unamo-nos ao seu acto de fé e de amor.
III.- O SEGUNDO AMOR: O SACERDÓCIO.
 O segundo amor: ontem o celebrámos e reflectimos com todos os nossos sacerdotes.

IV.- O TERCEIRO AMOR: O AMOR FRATERNO E O SERVIÇO

Escutamo-.lo no Evangelho e vamos lembrá-lo com o símbolo do lava-pes.

A Traiçaõ do AMOR: Judas! 
– A Paixão começa no Cenáculo, com a atitude de Judas tão cruelmente ofensiva para o Coração de Jesus. O traidor já vendeu o seu  Mestre. Entretanto assiste hipocritamente à Ceia e à instituição da Eucaristia.
Nosso Senhor experimenta abatimento e piedade. Tenta ainda salvá-lo. Adverte­-o: «Um de vós, diz, que estais comigo a esta mesa, trair-me-á-, Isto devia recordar ao traidor a lamentação de David: «Se um inimigo me tivesse ofendido, tê-lo-ia suportado, mas vós~ um amigo  … »
O Senhor deixa manifestar a sua tristeza, não por causa de si mesmo, Ele sabe que deve morrer:. Mas entristece-se por causa  do seu discípulo: «Ai daquele pelo qual o Filho do homem é entregue: (Lc 22,22). Mas, nada toca o pecador endurecido.

A nossa oração:”Senhor, vítima dos homens, peço-vos perdão pela traição de Judas, pela minha traição,  pelos crimes que vos afligem e humilham diariamente, e  até ao fim dos tempos ; perdão pelos cristãos indignos, perdão pelos sacerdotes, pelos animadores, pelas nossas comunidades !

Fonte: resumo e adaptação local  de “Dehonianos Portal litúrgico.

Sem comentários:

Enviar um comentário